Decisão da expansão da cidade aeroportuária de Lisboa está para breve

Decisão da expansão da cidade aeroportuária de Lisboa está para breve

Esta é a garantia dada por Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, durante a III Cimeira do Turismo Português, que decorre durante o dia de hoje no Museu do Oriente. De acordo com o responsável, “estamos a trabalhar de uma forma muito clara com o Governo nessa matéria, de poder vir a ter uma decisão a breve prazo relativamente à expansão da cidade aeroportuária. Corremos riscos do ponto de vista de desenvolvimento turístico se não tomarmos nos próximos anos uma decisão consistente sobre uma expansão do aeroporto que já ultrapassou todas as expectativas”.

O autarca considerou também ser fundamental valorizar a qualidade da oferta e do produto turístico, que obriga a uma articulação entre os agentes públicos e privados, ou seja, na definição dos investimentos que se seguem.

Fernando Medina deixa ainda um aviso: “Lisboa é hoje uma cidade de turismo elevado, quem tiver medo desta transformação não conseguirá enfrentar os desafios futuros. Esta é uma realidade nova. Harmonia entre população e nova realidade turística da cidade, é o desafio futuro”.

Para o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, “o debate sobre o turismo veio para ficar”, sendo que “queremos crescer mais em números, em valor, ultrapassando os desafios necessários para tal”.

A cimeira é promovida pela Confederação do Turismo de Portugal e realiza-se em paralelo com as comemorações do Dia Mundial do Turismo (27 de Setembro).

Pedro Chenrim