MSC Cruises anuncia encomenda de dois novos navios-cruzeiro

MSC Cruises anuncia encomenda de dois novos navios-cruzeiro

Categoria Business, Home, Transportes

O diretor executivo do MSC Cruises confirmou a encomenda dos MSC Seaside EVO, dois novos navios-cruzeiro a serem entregues em 2021 e 2023. Pierfrancesco Vago falava na inauguração do novo MSC Seaside, que decorreu no passado dia 30 de novembro em Trieste, uma cidade do nordeste de Itália.

O responsável aproveitou a ocasião para voltar a sublinhar o montante de investimento, sem precedentes na indústria: foram investidos 10.5 mil milhões até 2026, que correspondem à construção de 12 novos navios. Ao passo que para os dois Seaside EVO agora anunciados as despesas irão cifrar-se em 1.8 mil milhões de euros.

Os navio Seaside EVO, resultantes de um acordo entre a MSC Cruises e a Fincantieri, são “a evolução da classe Seaside”, salientou Pierfrancesco Vago. Para além de oferecerem ainda mais espaço para os cerca de 5,646 passageiros, irão ter maiores dimensões e mais camarotes.

Entre as principais caraterísticas, está previsto integrar tecnologia ambiental avançada nestes dois navios, que irão assumir a limpeza de gás de escape e tratamento de águas, gestão de resíduos ou ainda a recuperação de calor. Também vão estar equipados com aparelhos de poupança de energia e todas as áreas serão iluminadas com luz LED.

Estima-se que, graças aos motores, cascos, hélices e lemes dos navios, combinados com tinta anti-vegetativa, venha a ser possível reduzir a resistência das ondas, ao mesmo tempo que se consegue maior eficiência de combustível. Além disso, os Seaside EVO vão dispor de um sistema avançado de controle de emissões ativas – Selective Catalytic Reduction -, que reduz substancialmente o óxido de nitrogénio, transformando-o em nitrogénio e água.

Os navios MSC Meraviglia e MSC Seaside foram entregues este ano. Seguem-se o MSC Seaview (2018), MSC Bellissima e o MSC Grandiosa (2019), em construção, o MSC Meraviglia Plus (2020), o primeiro MSC Seaside EVO (2021), o primeiro World Class (2022), o segundo MSC Seaside Evo (2023) e outros três World Class (2024, 2025 e 2026).

*A Ambitur esteve presente na inauguração do MSC Seaside, em Trieste, Itália,  a convite da MSC Cruises.