“O turismo tem que estar aberto aos demais sectores, tem que estar& aberto sobre a economia, sobre outros sectores sociais e tem que envolver outros& parceiros”. Na visão de Cristina Siza Vieira, presidente da direcção executiva& da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), é esta abertura, “desde a comunicação a quem está na operação” que é& fundamentalparaosector. Primeiro porque “é essencial que o turismo seja& tocadopelastendências. E para que essas outras tendências percebam que há&mercado,negócio e necessidades que permitem puxar por outras virtudese&capacidades que outras indústrias não têm”. No fundo é um trabalhoem redecomo& a hotelaria o faz “há muito tempo” com diversosparceiros, serviçose& fornecedores. Esta& é a tambémabase do 25ºcongressoda AHP, evoca a responsável à Ambitur. A&iniciativa, adecorrer noAlgarve, no Hotel Real Santa Eulália, de 20 a 22de&Outubro, recebe logono seuprimeiro painel, um debate dedicadoaotema:“Como& promover a marcaPortugal em rede?”. Estarão emanáliseas ideiasde Alberto da& Ponte,Presidente – RTP; AndréJordan,Presidente –AndréJordan Group; Luís&Onofre, Presidente -Fábricade Calçado LuísOnofree o arquitectoEduardoSouto Moura.Para& a presidenteda direcçãoexecutivada AHP é amarca Portugal que estará em evidêncianestepainel,porque“ninguém aquitem capacidade de se promoversozinho, de factoa marcaPortugal é vendidapelos desportistas,arquitectos, produtores devinho,pelaRTP, pelo turismo”.Aresponsável reitera que aAHP queragregar em todos ospainéis do&congresso o sector da indústriahoteleiracom outrossectores: “não nosfechamos& sobre nós, todos osprogramas queestãoacorrer, sãoefectivamente vincados e&vocacionadospara envolveroutrasindústrias,outros sectores, outros interesses&que puxemrealmentenãoapenas osparticipantes hoteleiros”.Paramaisinformações consulte: www.congressoahp.pt por Rute Elias