Açores investem 27,8 milhões no Plano Estratégico e de Marketing do Turismo a implementar em 2016

Açores investem 27,8 milhões no Plano Estratégico e de Marketing do Turismo a implementar em 2016

Categoria Advisor, Política

O Secretário Regional do Turismo e Transportes afirmou ontem, na Horta, que o Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores será implementado no próximo ano.

“A implementação do Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores com o Horizonte 2020 resulta do trabalho mais abrangente alguma vez feito na nossa Região, em que todos foram convidados a participar e que está em fase final de validação”, afirmou Vítor Fraga numa intervenção na Assembleia Legislativa durante a discussão das propostas de Plano e de Orçamento para 2016.

“A nossa atuação assentará num conjunto de prioridades que deverão guiar a organização dos produtos turísticos e a tomada de decisão ao nível da abordagem aos mercados, da alocação de recursos e das escolhas dos canais de distribuição mais adequados”, acrescentou.

Refletindo a prioridade do setor para a Região, o Plano e o Orçamento para 2016 inscrevem 27,8 milhões de euros destinados ao desenvolvimento do turismo, que representam um reforço de 10% face a 2015 e onde a ‘Qualificação e Valorização da Oferta’ é reforçada em mais 1,2 milhões de euros.

O plano perseguirá os objetivos de alavancar a notoriedade dos Açores junto dos potenciais visitantes, posicionar a Região como um destino exclusivo de natureza exuberante, promover a cooperação permanente entre os intervenientes públicos e privados, melhorar a competitividade do destino, aumentando os fluxos turísticos, e salvaguardar a sustentabilidade económica, ambiental e sociocultural do território.

“É preciso ter sempre presente que os recursos não são infinitos, por isso temos que ser cada vez mais eficientes”, frisou Vítor Fraga.

Mais 15 milhões de euros para as infra-estruturas aeroportuárias

No setor dos transportes, o Secretário Regional afirmou que esta área “é uma das que possivelmente dá maior visibilidade ao espírito reformista que tem marcado a atuação deste Governo”, frisando “a profunda reforma que tem vindo a ser desenvolvida na Região”, no âmbito do Plano Integrado de Transportes.

“O próximo ano será marcado pela plena execução da maior reforma de sempre efetuada ao nível das acessibilidades e mobilidade na Região”, afirmou o Vítor Fraga, garantindo ainda que o Governo dos Açores estará “ao lado da companhia aérea regional, na concretização do seu plano de negócios, com vista a ultrapassar com sucesso todos os desafios com que esta se depara”.

Ao nível das infra-estruturas portuárias e aeroportuárias será alocado um investimento superior a 38,5 milhões de euros, o que representa um reforço de cerca de 15 milhões de euros, para melhoramento das condições de operacionalidade.

Com vista à expansão do transporte marítimo de passageiros, viaturas e carga rodada a todo o arquipélago, será também dada continuidade ao processo de aquisição de dois novos navios de 115 metros.

Vítor Fraga anunciou ainda que, no que se refere ao transporte de carga, o Governo dos Açores, “atento às especificidades e aos constrangimentos que as empresas por vezes têm para exportar os seus produtos, dada a nossa localização geográfica e a sua dimensão, irá disponibilizar, numa medida sem precedentes, um serviço para facilitar a expedição de produtos frescos e congelados, de uma determinada ilha”.