A Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) partilha em nota de imprensa os dados provisórios referentes à performance do Turismo do Algarve durante o mês de março de 2020.
Relativamente a 2019, o mês de março de 2020 apresentou as seguintes variações nas unidades de alojamento do Algarve:
- A taxa de ocupação global média por quarto foi de 28,6%, 45,8% abaixo do valor verificado em 2018, sendo de longe o registo mais baixo desde sempre para o mês de março.
- Os mercados que mais contribuíram para a descida verificada foram o nacional (-54,5%), o alemão (-51,7%) e o britânico (-48,9%).
- O volume de vendas diminuiu 29,8%.
- Desde o início do ano a taxa de ocupação quarto regista uma descida média de 13,8% e o volume de vendas uma descida de 1,4%, impulsionada
Ao longo do mesmo mês, cerca de 60% da oferta disponível encerrou devido à pandemia do COVID-19. Cerca de 10% encerrou em 1 de abril, enquanto a generalidade da restante oferta preparava-se para o fazer.