A AHETA divulgou hoje, dia 6 de dezembro, os dados provisórios relativos às unidades de alojamento do Algarve no mês de novembro de 2021. A análise revela que a taxa de ocupação global média/quarto foi de 41,3%, -5,8% do que o valor registado em 2019. Comparativamente a 2020, a ocupação média subiu 225%.
O mercado nacional aumentou 6,8% e o externo diminuiu -13,3% face a novembro de 2019.
Em termos acumulados, desde o início do ano, a ocupação quarto regista uma descida média de 47,1% e o volume de vendas uma descida de -40,1% face ao mesmo período de 2019.
Por zonas geográficas, face a novembro de 2019, as maiores descidas verificaram-se em Monte Gordo / VRSA (-57,4%), Albufeira (-23,0%), e Carvoeiro / Armação de Pêra (-16,3).
O volume de vendas aumentou 1,3% face a novembro de 2019 e 248% face ao mesmo mês de 2020.
As vendas efetuadas através de plataformas online não incluem o pagamento das respetivas comissões, o que influencia o aumento homólogo do volume de vendas e, por essa via, os preços praticados.
Em novembro de 2021, 28,5% das vendas foram efetuadas através de operadores turísticos tradicionais, valor que compara com os 43,7% de 2019.
As médias não se refletem de igual modo em todos os estabelecimentos, havendo discrepâncias em função das categorias e zonas geográficas.