A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) e a Online Birds lançam o Hotel Digital Score no mercado português. Esta plataforma de rating é a primeira automatizada do mundo a analisar a performance online dos hotéis.
Como está a performance do meu hotel em marketing digital?
Com o Hotel Digital Score, a Online Birds em colaboração com a Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) responde a esta questão. Uma novidade no setor, o Hotel Digital Score é um portal de análise que mede a performance online de um hotel de forma neutra, rápida, simples, gratuita e que pode ser utilizado por qualquer profissional. A partir de agora, todos os hotéis de Portugal podem ser analisados e avaliados. Basta indicar o hotel desejado no site www.hoteldigitalscore.pt, registar-se com o seu e-mail e recebe a avaliação em poucos minutos. A pontuação varia entre zero e 100, e inclui uma análise inicial das cinco principais áreas de marketing online, um relatório detalhado, assim como algumas dicas importantes para ultrapassar a crise no setor, provocada pela Covid-19.
Para Cristina Siza Vieira, CEO da AHP, “esta ferramenta vem permitir que as unidades hoteleiras consigam fazer uma análise da sua estratégia e posicionamento online de forma mais simples e eficaz e, pela primeira vez, de uma forma imediata e autónoma. Reflete também o trabalho, que tem vindo a ser desenvolvido pela AHP ao longo dos últimos anos, de capacitação da Hotelaria para o Digital, nomeadamente com soluções validadas a nível internacional”. E acrescenta a responsável: “No momento que atravessamos, estar de forma correta online, com um bom site, é uma mais valia para futuramente, melhor permitir aos hotéis converter a procura numa reserva. E a Online Birds é um parceiro de referência com provas dadas a nível internacional.”
Sucesso comprovado em vários países
No ano passado, o Hotel Digital Score foi lançado na Alemanha, Áustria e Suíça e premiado como Inovação do Ano 2019 pela Associação de Hotéis da Alemanha. Agora, graças à parceria com a Associação da Hotelaria de Portugal, o portal de análise gratuita está também disponível para os hotéis portugueses.
“O marketing online tornou-se uma ferramenta fundamental para ganhar independência em relação às grandes OTA’s, especialmente em tempos de crise de coronavírus”, explica Philipp Ingenillem, parceiro da Online Birds e um dos impulsionadores do Hotel Digital Score. “Isto inclui a relevância do site como ponto central de contacto, assim como a lealdade dos consumidores que é medida através de email e redes sociais e a aquisição de novos clientes através de performance marketing e search engine optimization. Neste momento, vários profissionais de hotelaria já se questionaram sobre a qualidade da sua performance em marketing digital – e como esta poderia ser melhorada”, acrescenta.
Análise automática com 19 parâmetros diferentes de marketing online
O Hotel Digital Score avalia 19 parâmetros diferentes nas áreas de social media marketing, search engine optimization (SEO), search engine advertising (SEA), email marketing, conversões no site e otimização da usabilidade. A pontuação final do hotel em questão é formulada através de uma análise automatizada que pesa os vários parâmetros individuais. Isto ajuda o profissional a entender melhor os resultados, a comparar com a concorrência e a descobrir o que influencia os seus potenciais hóspedes. Além disso, a plataforma fornece recomendações individuais para ações em várias áreas de marketing online. Isto permite que os profissionais de hotelaria comecem a dar os primeiros passos no sentido de melhorar a sua presença digital e fortalecer as vendas diretas em tempos de crise.
De agora em diante, esta ferramenta de análise pode ser utilizada para avaliar todos os websites de hotéis individuais em Portugal e nos países de língua alemã. O objetivo de desenvolver continuamente esta ferramenta no futuro, é o de se tornar uma figura central na utilização do potencial de marketing digital na indústria hoteleira em todo o mundo.
A Online Birds oferece soluções individuais para grupos hoteleiros, para os websites que estão subordinados a uma marca geral. O Hotel Digital Score foi financiado e é desenvolvido pela empresa de marketing digital Online Birds e adaptada para os hotéis portugueses com a colaboração da Associação da Hotelaria de Portugal. A Online Birds representa várias centenas de clientes em todo o mundo como uma equipa de mais de 50 profissionais em Munique, Berlim e Lisboa. Com uma combinação bem-sucedida de conhecimento em online marketing, muitos anos de experiência em consultoria na área hoteleira, know-how operacional e expertise, a Online Birds está preparada para responder a todas as necessidades da indústria hoteleira.
Obter mais informações e testar em: www.hoteldigitalscore.pt