AHRESP debate setor da hotelaria e restauração em conselho consultivo nos Açores

Categoria Advisor, Associativismo

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) reuniu o Conselho Consultivo hoje dia 5, na cidade da Horta, Açores. Fiscalidade, acesso ao financiamento, qualificação, formação e informação às empresas, os prémios AHRESP e o Dia Nacional da Gastronomia, que se assinala no dia 29 deste mês, são os temas que constam da agenda desta reunião. Destacam-se ainda as alterações fiscais que Orçamento de Estado para 2016 vai introduzir, repondo a taxa de 9% a partir de 1 de julho, ao IVA nos Serviços de Alimentação e Bebidas, e o impacto que terá esta justa decisão do Governo, na atividade das nossas empresas, as linhas de financiamento disponíveis para a qualificação do setor, bem como um conjunto de iniciativas da AHRESP em conjunto com o Governo Regional dos Açores.

Para a Região Autónoma, com os significativos aumentos de procura que se têm vindo a registar desde a introdução dos voos low-cost em março de 2015, importa dotar as empresas de restauração e alojamento de ferramentas, e meios, para garantir a qualidade da oferta e do serviço. Por esse motivo, a AHRESP, em conjunto com o Governo Regional, vão iniciar a segunda fase do Programa de Qualificação e Valorização do Património Gastronómico e Enológico, em todo o arquipélago, promovendo a qualificação dos nossos estabelecimentos.

Ainda durante este mês de maio, também terá inicio o Programa de Formação para os Empresários da Restauração & Hotelaria dos Açores, com a realização de ações prévias, inaugurais nas ilhas de S. Miguel (17 maio) e Terceira (23 de maio), com 3 módulos de formação: “Tecnologias de Informação e Comunicação”, “Marketing e Comercialização” e “Economia e Gestão”.