António Costa: novo Centro de Congressos de Lisboa já tem “vontades alinhadas” e irá avançar

António Costa: novo Centro de Congressos de Lisboa já tem “vontades alinhadas” e irá avançar

A Confederação do Turismo de Portugal (CTP) convidou o primeiro-ministro, António Costa, para um almoço-debate no âmbito das Legislativas 2019. O líder do PS revelou que o Centro de Congressos de Lisboa irá avançar, junto à nova FIL, no Parque das Nações, e que o anúncio deverá ser feito ainda este ano pelo presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina.

António Costa considera que “o turismo de congressos é crucial para o nosso país” e indica que, muito em breve, a cidade de Lisboa terá todas as condições para “concretizar um projeto há muito ambicionado” que, finalmente, “tem as vontades todas alinhadas”. Momentos mais tarde, o primeiro-ministro confirmou tratar-se do novo Centro de Congressos, junto à FIL, e que falta apenas negociar o investimento com a Fundação AIP.

“Não há plano B” em relação ao Aeroporto do Montijo 

O secretário-geral do PS congratulou a aprovação do novo Programa Nacional de Infraestruturas, para os próximos 10 anos, e foi peremptório ao afirmar que “hoje em dia já não há plano B” em relação ao Aeroporto do Montijo e há que avançar rapidamente com essa solução. “Qualquer outra solução comprometeria muito fortemente a dinâmica de crescimento do turismo e a dinâmica económica em todo este setor”, defendeu.

António Costa foi mais longe e deixou duras críticas ao PSD: “Não posso deixar de manifestar muita apreensão quando vejo que o principal partido da oposição, que ainda agora votou favoravelmente esse Programa Nacional de Infraestruturas, veio não só ter novas dúvidas existenciais sobre os projetos de alta velocidade como, sobretudo, veio pôr em causa a opção já tomada para que o desenvolvimento da capacidade aeroportuária na cidade de Lisboa seja complementada pelo desenvolvimento do aeroporto do Montijo.”

Rita Inácio