Aproximação a Marte com a Airbnb e visita ao maior telescópio ótico e infravermelho do mundo

Categoria Alojamento, Business

No seguimento da crescente popularidade do astroturismo, a plataforma Airbnb anuncia uma experiência que aproximará hóspedes de todo o mundo ao Planeta Vermelho e que permitirá visitar o Gran Telescopio Canarias (GTC), localizado no município de Garafía (La Palma, Espanha). O GTC é atualmente o maior telescópio ótico e infravermelho do mundo.

A experiência possibilitará contemplar dois fenómenos astronómicos únicos este verão: a maior aproximação de Marte à Terra dos últimos 15 anos e o eclipse de lua mais longo do século XXI, que a “pintará” de vermelho.

Esta experiência tem finalidade solidária, é liderada por dois anfitriões das Ilhas Canárias e permitirá a seis viajantes apaixonados por estrelas visitar o maior telescópio ótico e infravermelho do mundo. Dada a elevada potência deste telescópio gigante, os hóspedes desta noite utilizarão pequenos telescópios para ver Marte em todo o seu esplendor, num dos melhores lugares do planeta para contemplar o firmamento.

Antonio González, guia local de astronomia e profissional de fotografia, assim como Antonio Luis Cabrera, responsável de operações científicas do GTC, serão os mestres de cerimónia de uma noite especial no Gran Telescopio Canarias. Para além de visitar a cúpula do telescópio, os participantes terão a possibilidade de conhecer o dia-a-dia da investigação no GTC e descobrirão a importância de preservar o céu noturno. Após a meia-noite, deslocar-se-ão ao exterior para desfrutar de uma experiência planetária singular: ser-lhes-á dada a oportunidade de observar as calotas polares do Planeta Vermelho, bem como detalhes da sua superfície e tempestades de areia, para além de contemplar o eclipse lunar mais longo do século XXI (que “pintará” a Lua de vermelho), usando o melhor equipamento para observar este tipo de fenómenos.

Esta experiência está disponível para seis hóspedes e terá uma duração de oito horas. A reserva das entradas poderá ser feita através da plataforma Airbnb, por ordem de compra, pelo valor de 40€. As receitas desta experiência destinam-se integralmente para a ONG de conservação da natureza, WWF Espanha.

Romano Corradi, diretor do GTC, destacou que “estamos muito satisfeitos por poder partilhar esta experiência com os hóspedes utilizadores da plataforma Airbnb, dado que este ano ocorrerá a maior aproximação entre a Terra e Marte desde agosto de 2003. A 27 de julho sucederá uma oposição entre Marte e a Terra, fazendo com que o planeta vermelho comece a brilhar em todo o seu esplendor, para além de originar um eclipse lunar único: uma oportunidade perfeita para observar o firmamento e sensibilizar o público para a importância da astronomia. A 31 de julho ocorrerá a maior aproximação entre Marte e a Terra, momento em que estarão a 57,6 milhões de quilómetros de distância”.

Para destacar a importância do astroturismo, a plataforma Airbnb associou-se ao Instituto de Astrofísica das Canárias, ao Gran Telescopio Canarias e à Fundação Starlight. O principal objetivo desta colaboração será promover o astroturismo como uma forma de turismo sustentável que pode trazer benefícios económicos às regiões rurais longe dos principais destinos turísticos, para além de potenciar experiências relacionadas com esta atividade e estimular vocações STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics).

Joe Zadeh, responsável pelas Experiências na Airbnb comenta, “esta experiência no GTC é a oportunidade perfeita para os viajantes se maravilhem com a beleza do céu noturno e para sensibilizar a população para a importância de preservá-lo. O astroturismo é uma forma de viajar autêntica, sustentável e respeitadora do ambiente, que pode beneficiar economicamente as regiões rurais menos conhecidas. Estamos orgulhosos de instigar este fenómeno, graças aos anfitriões que partilham o seu lar ou a sua paixão pela astronomia através da plataforma”.

Alguns dos principais lugares destinados à observação das estrelas, identificados pela Fundação Starlight estão a converter-se em destinos trendy, entre os hóspedes na Airbnb. O distrito de Évora, que alberga a região do Alqueva, um dos destinos certificados pela Fundação Starlight pela qualidade da observação do céu, registou um crescimento anual de 64% no número de visitantes alojados em casas anunciadas na plataforma Airbnb. Antofagasta (crescimento de +327%), uma cidade chilena situada junto ao deserto de Atacama – casa de alguns dos telescópios mais importantes do mundo e um lugar privilegiado para observar as estrelas também se encontra entre os principais destinos. Outros destinos de astroturismo que estão a registar um grande crescimento são La Palma, España (+90%) – lar do GTC -, Kiruna, Suecia (+134%) ou Yarmouth, Canadá (+221%).

O astroturismo é considerado um fenómeno na plataforma Airbnb, na qual quase 3.000 de anúncios de alojamentos incluem telescópios e anfitriões de todo o mundo oferecem experiências astronómicas.