Numa aposta contínua de promoção externa, Braga marcou novamente presença no ‘Salon Mondiale du Tourisme’, em Paris. Uma das maiores mostras turísticas a nível europeu, na qual estiveram reunidos cerca 400 destinos e mais de 400 profissionais, entre agências de viagens, operadores turísticos, unidades de alojamento e atividades de lazer, tendo contado com uma participação massiva de visitantes, após dois anos de pandemia.
“O sector do turismo tem-se difundido por todo o mundo, ganhando importância para as economias nacionais e regionais. Num mundo global, a competitividade entre os destinos turísticos rege-se pela capacidade de atrair o maior número de turistas, satisfazer as suas necessidades, desenvolver-se de um modo sustentável sem entrar em desequilíbrio com o estilo de vida da população residente. Identificámos várias motivações que são importantes para os franceses na escolha do destino Portugal e apresentámos todas as potencialidades e atrativos turísticos de Braga”, refere António Barroso, adjunto do presidente da Câmara Municipal de Braga.
A imagem positiva do destino Portugal, particularmente de Braga e do Minho, como espaço convidativo e de grande beleza, com um povo simpático e hospitaleiro, foram um dos focos da promoção efetuada. A dinâmica cultural, a fantástica gastronomia, os vinhos verdes de excelência, os eventos da Cidade, as provas desportivas de todas as modalidades e a autenticidade, foram valores bastantes apreciados pelos franceses e fatores de atratividade.
“Antes da pandemia já sentíamos um forte crescimento do mercado francês em Braga, por isso, considerando a relevância e forte adesão popular a este salão de turismo, foram ingredientes primordiais para este certame estar no nosso plano de ações anual. Pretendemos em futuras edições conseguir alargar mais a nossa presença com operadores turísticos locais que nos possam acompanhar, bem como alargar a promoção ao território da CIM Cávado ou até de todo o Minho”, frisou António Barroso, que marcou presença neste certame, em Paris.
A participação de Braga neste Salão Mundial de Turismo, teve como objetivo principal cativar e apaixonar os franceses, mas também convidar a elevada diáspora portuguesa que há muito tempo não visita Braga ou desconhece os mais recentes desenvolvimentos a nível de atividades e estruturas para serem também os embaixadores de Braga além-fronteiras.
“Apostamos ainda no denominado ‘mercado da saudade’, onde a ligação aos nossos emigrantes que hoje, até por fruto da aposentação, têm outra disponibilidade para conhecerem o país e mostrar todas as riquezas que Braga oferece é fundamental para atrair mais turismo”, concluiu António Barroso.