O Centro de Portugal é o Destino Nacional Convidado da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2023, um convite que traz uma “responsabilidade acrescida” à região. A edição deste ano foi inaugurada esta quarta-feira, 1 de março, e está a decorrer na FIL – Feira Internacional de Lisboa.
Aos jornalistas, Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal considera que esta presença é usar “aquilo que são os pergaminhos do Centro de Portugal”, além de “lembrar que vimos para a BTL com a responsabilidade acrescida de, em setembro de 2022, termos sido eleitos a melhor região nacional de Turismo”.
O responsável acrescenta que a estruturação do stand da região assentou “num conceito de sustentabilidade. Todo o stand está construído nesta linguagem e dinâmica de podermos revisitar tradições” como as da Serra da Estrela ou o Borel, além de uma ligação com empresas e entidades locais, divulgando as Aldeias de Xisto ou a CVR (Comissão Vitivinícola da Região).
Outra das novidades é a presença da região no Pavilhão 3 da BTL: “Pela primeira vez, um destino regional do Centro de Portugal apresenta-se com toda uma área dedicada à inovação e ao empreendedorismo”, afirma Pedro Machado, acrescentando que estão representadas muitas empresas e startups que estão presentes pela primeira vez num evento deste género.
A presença na BTL servirá de mote para a assinatura do manifesto do Plano de Ação do Turismo Centro de Portugal com as 8 Comunidades Intermunicipais da Região e de um Protocolo que permitirá dinamização da Estrada Nacional 17: “(As Estradas Nacionais 16 e 17) são duas vias transversais ao território do Centro de Portugal unem-se no coração da Serra da Estrela”, explica Pedro Machado, acrescentando que as duas estradas são “lendárias e com património histórico”.
A BTL será também palco para a apresentação do “Roteiro do Turismo Industrial” na sexta-feira, 3 de março, assim como a apresentação da Rede Sudoeste, uma rede de corredores turísticos do sudoeste ibérico, algo que permitirá o “desenvolvimento e potencialidade que temos na relação com o nosso mercado espanhol”, assim como a Brochura que inclui as propostas de short break na região: “Estamos aqui a reforçar a nossa aptidão para o turismo náutico com a apresentação das nossas estações náuticas”, frisa o dirigente.
Para Pedro Machado, a presença no certame é assim um motivo de satisfação: “Estamos muito orgulhosos e duplamente responsáveis por sermos o destino nacional convidado. É com essa responsabilidade que nos apresentamos na BTL2023”, remata.
A 33.ª edição da BTL decorre entre os dias 1 e 5 de março de 2023.
Por Cristiana Macedo, na BTL.