Casa da Trigueira – Um cantinho no Douro à sua espera

Casa da Trigueira – Um cantinho no Douro à sua espera

Na margem direita do rio Tinhela, dentro do Parque Natural do Vale do Tua e da Região Demarcada do Douro, na freguesia de Santa Eugénia, uma antiga casa de lavrador de 1742, nas mãos da família Figueira há pelo menos cinco gerações, funciona hoje como unidade de agroturismo e alojamento Natural.PT. No projeto de reabilitação mantiveram-se os traços do tempo, que foram atravessados por linhas de modernidade e dotados de todo o conforto que se exige nos dias de hoje, dando lugar à Casa da Trigueira que, desde 2015, é um estabelecimento Chave Verde.

A unidade dispõe de sete quartos, todos com casa de banho privativa e um deles com banheira de hidromassagem. Oferece ainda um salão com TV, sala de jogos, cozinha partilhada, barbecue e espaço para eventos e reuniões.

Na Casa da Trigueira, as manhãs começam com um saboroso e variado pequeno-almoço, onde se destacam os produtos da casa e da região. Mas o que mais atrai quem por lá passa é o conhecimento profundo que os seus proprietários detêm sobre região. De braços abertos, recebem os seus hóspedes, convidando-os a conhecer o património histórico, material e imaterial, a riqueza natural e as potencialidades para turismo náutico que o Douro apresenta. O contacto com o campo e o trabalho agrícola também fazem parte da oferta da Casa da Trigueira, que procura ainda aproveitar os novos recursos turísticos da região, como a ligação por comboio entre Brunheda e Mirandela, e o passeio de barco na albufeira do Tua.

Os percursos pedestres pela biodiversidade do Parque Natural do Vale do Tua são também uma importante atração para os amantes das caminhadas. Destacamos o recém-inaugurado percurso PR4 ALJ, que liga as freguesias de Santa Eugénia e Carlão.

Reservas: www.casadatrigueira.pt / 917 247 055/ aamartinho@gmail.com

Este artigo foi publicado na edição 323 da Ambitur.