As Casas Açorianas – Associação de Turismo em Espaço Rural, que aglomera cerca de meia centena de unidades nos Açores, associa-se, desde há longa data, às comemorações do Dia Mundial do Turismo, uma efeméride que valoriza a atividade à escala global e, com particular incidência, nos temas que são escolhidos, ano após ano.
A associação assume convictamente que o turismo deve ser uma atividade económica, cultural, de intransigente defesa do ambiente e socialmente responsável, valores que abraçou entusiasticamente desde o início. Essa postura, ecologista e cultural, vai em linha com um dado maioritariamente aceite, pelo menos desde que, em 1970, precisamente a 27 de setembro, foi lançada a primeira carta de atividade e responsabilidade no setor. Isso mesmo está também destacado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. A responsabilidade de cumprir esses objetivos é contínua e adaptada a novos fatores que vão surgindo, mas convocando sempre visão e boas vontades para a sua concretização.
O Dia Mundial do Turismo é assinalado como um momento de reflexão e ação dentro dos parâmetros anteriormente enunciados. Foi com extrema satisfação que a associação soube que, este ano, o tema escolhido para as comemorações da efeméride é “Turismo e Desenvolvimento Rural“. Nada mais apropriado, pelo papel que esse nicho do mercado turístico desempenha a nível económico, social e de intercâmbio cultural em comunidades pequenas, ao mesmo tempo que combate o desânimo e potencial desertificação, em realidades comunitárias de enorme interesse.
Dentro das suas características específicas e da sua dimensão, as unidades associadas das Casas Açorianas – Associação de Turismo em Espaço Rural são um ponto-chave para responder ao desígnio de oferecer algo único, extremamente atrativo e de potenciação de tudo que o mundo rural tem a partilhar e a ganhar com isso, no seu processo de desenvolvimento.
Em suma, as Casas Açorianas congratulam-se por ver que, depois de muitos anos de trabalho em prol de uma causa, tanto nos Açores, como, certamente, em outros nichos a nível mundial, a Organização Mundial de Turismo (OMT) traz à ribalta o tema pelo qual se luta há tanto tempo. Um feliz Dia Mundial do Turismo para todos, especialmente para quem trabalha no setor, e para quem usufrui desta escolha de turismo sustentável e autêntico.