Castelo Branco: Um destino para explorar ao ritmo da natureza

Castelo Branco: Um destino para explorar ao ritmo da natureza

Percorrer a pé a Rota da Gardunha a partir de Louriçal do Campo, apreciar as paisagens naturais únicas das Praias Fluviais de Almaceda ou do Sesmo são algumas das sugestões desta região cheia de charme e encanto natural onde é possível passar uns dias ao ritmo da natureza.

Numa região cheia de encantadoras aldeias, colinas verdejantes e nascentes de água pura, convidamo-lo a aproveitar cada momento ao ritmo que a própria natureza impõe. No Parque Natural do Tejo Internacional reina o silêncio dos animais e plantas que ali coabitam. A Reserva Natural da Serra da Malcata leva-o ao encontro de alguns animais mais raros e o Geopark Naturtejo da Meseta Meridional permite-lhe explorar geomonumentos por entre vales e montes à beira do rio Tejo, só para lhe abrir o apetite…

A própria cidade de Castelo Branco é hoje dominada pela natureza e espaços verdes. A piscina-praia é já uma referência, oferecendo aos banhistas condições excelentes, na época de verão. Com 3.950 m2 de água, zonas de relvado, e com capacidade para mil pessoas, este equipamento proporciona ainda, nos meses de julho e agosto, muitas atividades de animação.

Caso queira sair da sede de concelho e quiser um espaço para se refrescar, pode usufruir das piscinas existentes nas freguesias de Alcains, de Louriçal do Campo, Tinalhas, Santo André das Tojeiras, Lardosa, São Vicente da Beira, Salgueiro do Campo e Ninho do Açor, que lhe oferecem excelentes espaços para se refrescar nas tardes quentes do verão da Beira Baixa.

As Praias fluviais são outro atrativo neste concelho e aqui destacamos as Praias Fluviais de Almaceda e Sesmo. Dois espaços ímpares onde pode usufruir da beleza e pureza dos cursos de água e de toda a sua envolvente.

Para quem gosta de aliar o desporto à natureza, a rede de percursos pedestres disponibiliza a oportunidade de conhecerem património único e apreciarem a natureza circundante. São oito as rotas pedestres disponíveis, e dois Centros de BTT localizados nas freguesias de Sarzedas e Louriçal do Campo e que dão suporte aos praticantes deste desporto.

Os amantes das caminhadas não podem deixar de conhecer a Rota da Gardunha, que se estende por 17,4 Km durante cinco horas, começando à entrada de Louriçal do Campo, a 470 m de altitude. Pelo caminho encontrará parques de merendas/miradouros, sendo que um dos mais famosos surge no cruzamento para Castelo Novo, com uma panorâmica sobre o anfiteatro de Castelo Novo. Aproveite para apreciar as paisagens de serra, formas graníticas, nascentes e piscinas naturais de águas cristalinas separadas por quedas de água fresca.

Castelo Branco está à sua espera para uns dias sem pressas de verdadeira comunhão com a Natureza.

 

Mais informações: www.cm-castelobranco.pt /turismo@cm-castelobranco.pt/ 351272330339

Este artigo foi publicado na edição 313 da Ambitur.