Lídia Monteiro, do Turismo de Portugal, foi uma das oradoras do painel “Impacto do Evento-Marca para o destino”, que se realizou no dia 21 de março, em Aveiro, durante o XX Congresso da ADHP (Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal).
Na sua intervenção, defendeu que os eventos “têm uma capacidade de transformar o destino” e podem eles próprios tornar-se numa marca. Mas também há eventos que são impulsionados pela associação a uma marca, como é o exemplo da Gala Michelin.
”Desde logo, sendo eventos associados a marcas, estão associados a uma percepção – a percepção que vem da própria marca, que tem um conjunto de valores que também estão associados ao destino turístico, e isso pode ser realmente muito impactante para a própria reputação do destino”, frisou Lídia Monteiro.
Assim, destacou o trabalho que o Turismo de Portugal tem vindo a desenvolver com as restantes entidades, fazendo com que “o destino deva escolher uma estratégia que tenha adesão à sua realidade”. Além disso, confirmou a importância de “envolver as comunidades” nos eventos na receita para o “sucesso” do destino.
Os eventos podem, desta forma, ajudar a transformar o destino por via da criação do produto turístico e pela alavancagem dos fluxos turísticos, sejam eles aproveitamento de algum produto da sua região ou a origem de algo disruptivo.
Por Diana Fonseca, no XX Congresso da ADHP, em Aveiro
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