A empresa italiana Costa Cruzeiros apresenta um conjunto de novidades para as férias em cruzeiro, remodelando completamente a sua oferta.
O novo conceito da Costa baseia-se em permitir que os passageiros explorem destinos através de experiências únicas, tanto a bordo como em terra. Para construir estas experiências, a empresa apostou em três áreas chave – cozinha, excursões e sustentabilidade – com uma nova identidade visual para as comunicar, em consonância com os princípios do seu “Manifesto pelo turismo de valor, sustentável e inclusivo”, o decálogo que inclui o compromisso da empresa de crescer em conjunto com as comunidades locais.
“Agora que os nossos navios voltaram a navegar, decidimos renovar totalmente a nossa gama. As inovações são tão significativas que podemos falar de uma forma totalmente nova de viajar com a Costa Cruzeiros. Queremos que todos os que viajam connosco tenham experiências únicas e enriquecedoras, descobrindo destinos de forma mais autêntica, perspicaz e sustentável possível”, comentou Mario Zanetti, presidente da Costa Cruzeiros. “Há mais de 70 anos que a Costa é sinónimo de viagens de cruzeiros. Neste momento tão importante para a recuperação do turismo, quisemos reescrever o futuro dos cruzeiros de uma forma mais responsável e atenta às pessoas e ao planeta, com o objetivo de redirecionar o setor para o crescimento constante que tinha antes de 2020”.
Relativamente à gastronomia, a Costa Cruzeiros conta com a experiência de três dos melhores chefs do mundo: Bruno Barbieri, Hélène Darroze e Ángel León. O excecional trio de chefs de renome tem explorado as autênticas receitas locais dos destinos que os navios da Costa visitam, reelaborando-as com os seus próprios conhecimentos. Para os passageiros desfrutarem ao máximo da sua experiência gastronómica, permitindo-lhes descobrir os destinos a bordo antes mesmo de lá chegarem, a Costa Cruzeiros criou duas novidades importantes: o restaurante Archipiélago e os Pratos de Destino.
Os Pratos de Destino são receitas individuais elaboradas pelos três chefs, que interpretam as tradições e sabores locais que os passageiros irão visitar no dia seguinte. Estão disponíveis nos principais restaurantes de todos os navios da Costa, incluídos no preço do cruzeiro.
O novo restaurante Archipiélago, disponível no Costa Smeralda e, brevemente, noutros navios da frota, oferece aos passageiros uma experiência gastronómica única, com três menus à escolha, um de cada chef. Os menus incluem 5 pratos requintados criados para explorar cada parte do percurso marítimo através da gastronomia. Tanto o conceito como o design do restaurante são igualmente inovadores. O restaurante dispõe de mesas “ilha” para uma experiência mais intimista, rodeadas por uma escultura de cobre que contém peças únicas de madeira flutuante e instalações produzidas com madeira recuperada da Costa, dando uma ênfase especial à sustentabilidade. Os cardápios dos chefs, assim como os pratos de destino, foram elaborados com a máxima atenção aos ingredientes, a maioria dos quais são provenientes de produtores locais, bem como à forma como são preparados, para evitar o desperdício de alimentos. Mas não é tudo. A madeira flutuante que decora as “ilhas” foi resgatada no âmbito da iniciativa “Guardiões da Costa”, o programa de educação ambiental para a proteção do litoral italiano lançado pela Fundação Costa Cruzeiros. Por cada jantar no restaurante Archipiélago, a Costa doará parte dos lucros à Fundação Costa Cruzeiros para apoiar projetos ambientais e sociais.
No que diz respeito às excursões, a empresa repensou toda a sua gama para que os passageiros possam explorar locais escondidos e pouco visitados. Os itinerários também foram redesenhados para acomodar escalas em portos mais longos, dando aos passageiros dias inteiros para explorar os seus destinos sem pressa e aproveitar ao máximo todo o cruzeiro. Assim, as viagens da Costa tornam-se experiências autênticas que descobrem a essência de cada local, permitindo aos passageiros absorver todas as tradições, sabores e cores mais genuínas e criando valor para as comunidades locais.
A transformação da Costa é tão profunda que a empresa decidiu transformar também o seu signo distintivo, com uma nova identidade visual. A maior inovação está no logotipo da empresa, especialmente no seu elemento mais reconhecível: o icónico “C”, que acompanha a Costa nos mares do mundo há mais de 70 anos. O novo “C” reúne dois motivos distintos num abraço sinuoso e envolvente: o terreno, que se vê a amarelo na parte inferior do logotipo, e o mar, a azul na parte superior, unidos na mesma experiência devido aos cruzeiros com a Costa.
As últimas inovações da Costa estão agora disponíveis nos navios que se encontram atualmente em funcionamento: Costa Smeralda, o navio movido a GNL (gás natural liquefeito) pioneiro em inovação sustentável; Costa Firenze, que oferece cruzeiros de uma semana no Mediterrâneo Ocidental; Costa Luminosa e Costa Deliziosa, com cruzeiros de uma semana no Mediterrâneo oriental; e o Costa Diadema, que realiza cruzeiros de 10 dias por Espanha e Portugal. As inovações serão alargadas a outros navios que retornarão gradualmente as suas operações, incluindo o novo navio Costa Toscana, o segundo navio movido a GNL da frota, que entrará em serviço a partir de março de 2022.