A Mabrian analisou as oportunidades turística de época baixa para a Croácia e concluiu que o destino terá melhorias durante o outono e o inverno. Quando comparados com o contexto e os seus concorrentes mais próximos, os dados indicam que a região do Sudeste Mediterrâneo é 9% mais dependente da época alta do que a média do vizinho Mediterrâneo, enquanto a Croácia é 16% mais dependente.
Mesmo assim, a Croácia prevê um aumento de 10% no turismo de setembro a 24 de março, em relação ao ano passado, e, assim, em termos de crescimento, deverá superar a Itália e a Turquia durante estes meses, embora ainda não tenha atingido os níveis observados na Grécia. Em alguns meses específicos, o crescimento da atividade turística poderá ser mais de 20%.
A análise dos sentimentos e preferências dos viajantes, baseada em mais de 400 milhões de interações nas redes sociais, revela que os interesses em experiências Ativas, Naturais, de Bem-Estar e Gastronomia estão a ganhar importância em detrimento de Banhos de Sol, Viagens em Família, Compras e Vida Noturna. Isto posiciona a Croácia com uma grande oportunidade para solidificar a sua liderança em produtos de turismo de natureza e ativo durante a época baixa, em comparação com os concorrentes mediterrânicos. Além disso, existe uma oportunidade interessante para desenvolver ainda mais atividades relacionadas com a Gastronomia e a Cultura, que estiveram entre os principais interesses dos viajantes de outubro a março durante a temporada outono-inverno 2022-2023.