Viagem, ver, visitar, vibrar, viver. Estas são apenas algumas palavras por detrás do conceito da VPorto – Guia Oficial da Cidade do Porto, uma aplicação gratuita para dispositivos móveis, que fornece informação acerca da cidade da Invicta. Desde as mais emblemáticas atracções turísticas, às mais escondidas, dos lugares mais turísticos, aos mais sossegados, dos restaurantes de luxo, às tascas, o “Porto desvenda-se, nesta aplicação, através de múltiplas facetas”. “A base de dados da VPorto é muito completa, e portanto o utilizador tanto pode encontrar percursos para conhecer melhor a cidade, como pode construir o seu próprio percurso, seleccionando os pontos que quer visitar. Pode simplesmente, ver o que está a acontecer hoje na cidade, ao nível da restauração, espetáculos e museus”, explicou ao Ambitur.pt, Paulo Ponte, responsável pela criação do conceito e design da aplicação, acrescentando que, esta é uma ferramenta que se distingue de outras por ser “a única aplicação que disponibiliza informação relativa ao Porto Card”. “O utilizador tendo esse cartão, que dá acesso gratuito à maior parte dos museus municipais, pode na VPorto, verificar quais são os espaços Porto Card que estão próximos da sua localização”, afirma. Segundo conta Paulo Ponte, formado em Design de Comunicação Visual, este é um projecto que nasce do gosto pela promoção do Porto. “Eu estava noutro projecto no centro da cidade, onde era diariamente confrontado com a pergunta daqueles que chegavam à cidade, “do que é que poderiam fazer” e “o que é que poderiam visitar”. Eu comecei a desenhar percursos, consoante o gosto das pessoas e comecei a ver que, promover a cidade, era uma área que eu gostava bastante”. Nasce daí a vontade de criar uma plataforma para divulgar tantas sugestões. Hoje, quase dois anos após o primeiro download, Paulo Ponte, dedica-se “100% a este projecto”. A aplicação, que está disponível desde Junho de 2012, tem sido um desafio que tem valido a pena. “É um balanço positivo no aspecto em que a aplicação está a crescer, está a ter cada vez mais downloads, e uma coisa que me deixa muito contente é que estamos a ter seguidores fiéis, principalmente na área da agenda cultural”, “uma área bastante forte na aplicação” que exige “um trabalho diário e rigoroso” que sugere o que podem os turistas fazer em cada dia na cidade, explica o responsável. Com divulgação em vários pontos da Invicta, desde flyers nos postos de turismo, a stand ups em hotéis e pontos de restauração e lazer, e cartazes na Metro do Porto e nos comboios regionais, a VPorto tem o apoio da Câmara Municipal do Porto, Turismo do Porto, Porto Digital, Metro do Porto e CP Comboios de Portugal.Por Raquel Pedrosa Loureiro