Durante o 4.º trimestre, a easyJet transportou mais de nove milhões de clientes, com medidas de biossegurança reforçadas, em vigor em toda a sua operação, o que, conjuntamente com a pontualidade de 94%, levou a uma alta satisfação dos clientes durante este período.
A easyJet operou um programa disciplinado de voos durante o verão, em simultâneo com o lançamento de um grande programa de reestruturação. A companhia continua focada em gerar receita durante o inverno, a fim de minimizar as perdas de tesouraria durante a primeira metade do ano fiscal 2021 (outubro a março). A easyJet reuniu mais de 2,4 mil milhões de libras em dinheiro desde o início da pandemia Covid-19 e está bem posicionada para enfrentar o ambiente desafiador em curso e capitalizar com a recuperação, assim que as restrições sobre as viagens, por parte dos governos, forem atenuadas.
Johan Lundgren, CEO da easyJet, afirma: “No início deste ano, ninguém poderia imaginar o impacto que a pandemia iria ter no setor. A easyJet adaptou-se e enfrentou os desafios apresentados, tomando medidas decisivas para minimizar os prejuízos, aumentar a liquidez e reduzir as perdas de tesouraria, ao mesmo tempo que lançou um grande programa de reestruturação, tendo já concluído o processo de consulta no Reino Unido e iniciado os processo de consulta em vários outros países.”
“Durante este período, adotamos uma abordagem muito prudente e conservadora em relação à capacidade e este procedimento disciplinado veio a revelar-se melhor do que o esperado no quarto trimestre e mantém-nos focados em operar voos lucrativos durante a época de inverno, a fim de minimizar perdas e cash burn durante o primeiro semestre de 2021.”
“Com base nas atuais restrições de viagens, esperamos voar cerca de 25% da capacidade programada para o primeiro trimestre do ano fiscal de 2021, (outubro a dezembro), mas mantemos a flexibilidade para aumentar a mesma rapidamente se perspetivarmos que o regresso da procura e os níveis de reservas antecipadas para o verão ’21 estão em linha com os dos anos anteriores.”
“A aviação continua a enfrentar a ameaça mais severa de sua história e o governo do Reino Unido precisa urgentemente adotar um pacote personalizado de medidas para garantir que as companhias aéreas são capazes de apoiar a recuperação económica quando ela chegar.”
“A easyJet entrou nesta crise com uma posição muito forte, graças ao seu robusto balanço e rentabilidade consistente. Este ano será a primeira vez na sua história que a easyJet apresentará um resultado anual negativo. Gostaria de agradecer a todos na easyJet que trabalharam incansavelmente para gerir este período.
Acredito que, como resultado, e devido à nossa resposta decisiva à pandemia, estamos bem posicionados
para a recuperação.”