Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre promove contacto direto entre estudantes e mercado de trabalho

Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre promove contacto direto entre estudantes e mercado de trabalho

Categoria Advisor, Formação

O 3.º Fórum Carreiras e Estágios promovido pela Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre (EHTP) reuniu várias empresas do setor do turismo que apresentaram as suas ofertas profissionais à comunidade escolar. “Mais de 150 alunos tiveram oportunidade de conhecer alguns dos grupos hoteleiros que, nesta iniciativa, mostraram as oportunidades que oferecem”, refere a instituição em comunicado. De acordo com a EHTP, “existem várias centenas de possibilidades de estágio que os futuros profissionais de turismo podem realizar e começar as suas carreiras no setor”.

A coordenadora de Projetos de Empreendedorismo e Inovação da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, Fernanda Silva afirma que “a escola pretende sempre que, para além da componente letiva, em que damos todas as ferramentas, os alunos conheçam o mercado de trabalho. Por isso, este fórum procura fazer uma simbiose entre o mundo hoteleiro e os estudantes com o objetivo de contribuir para a sua formação como profissionais”.

A participação dos docentes neste Fórum são de enorme importância: “Temos a possibilidade de ver o que as entidades oferecem em termos profissionais e que abre oportunidades para o futuro”, diz Rui Severino, aluno de primeiro ano do curso de Técnicas de Cozinha e Pastelaria.

Para as empresas de turismo, este Fórum é muito positivo na medida em que aproxima as empresas dos futuros profissionais. “É fundamental haver essa proximidade entre as entidades e os jovens”, explicou Francisca Albuquerque, do Grupo Pestana. Por sua vez, Rui Parada, do Grupo Vila Galé, enaltece que “esta é uma das melhores formas de chegar aos jovens que querem ingressar no mercado de trabalho”. Tal realidade não é exclusiva desta empresa, pois Paulo Gomes, do Vila Vita Parc, explica: “muitos dos nossos colaboradores, dos talentos que estão na empresa, são oriundos das escolas de hotelaria” e começaram com um estágio.

Ricardo Dias, responsável pelo Programa de Estágios da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, enaltece a proximidade existente entre a instituição educativa e o mercado de  trabalho. “O fórum abre horizontes aos nossos alunos que, depois deste primeiro contacto, têm uma ideia mais concreta do que querem fazer nos estágios. Quando chegam às empresas, já conhecem algumas pessoas, têm expectativas mais concretas do que os espera nesta primeira experiência e, posteriormente, na sua vida profissional”, sublinhou.

Na edição deste ano do Fórum Carreiras e Estágios, a Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre recebeu quase 20 empresas. A maioria são hotéis ou grupos de hotelaria que operam em Portugal e no estrangeiro e representam cerca de uma centena de unidades.

Foto creditada pelo site da EHTP