O Governo Regional da Madeira e a Associação de Promoção da Madeira (AP Madeira) têm levado a cabo um conjunto de medidas de apoio destinadas a todo o setor do turismo. Além disso, a preocupação em “restaurar” a confiança de quem visita o arquipélago tem sido, desde o início, uma prioridade. O “Covid Safe Tourism” é um bom exemplo de como a região se está a preparar para a tão desejada retoma da atividade. Mas os esforços não se ficam por aqui e as ações de comunicação são uma aposta fortíssima do Governo.
À Ambitur.pt, o secretário Regional de Turismo e Cultura da Madeira, Eduardo Jesus, afirma que, no que diz respeito à posição do destino, a aposta da AP Madeira passa pelo mercado nacional: “Somos o destino preferido para 2020 da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) e vamos tirar proveito desta distinção”. Em contacto permanente com os “operadores nacionais”, o governante refere que estão a ser desenvolvidas um “conjunto de iniciativas comerciais”, de forma a colocar o arquipélago e Porto Santo no “mapa deste verão”, acreditando que será o mercado nacional que terá “maior capacidade de resposta”.
No entanto, os mercados tradicionais não ficaram esquecidos: “Trabalhamos com a mesma intensidade com os mercados alemão e inglês”, diz, acreditando que a “abertura do setor propõe claramente que ambas as partes (origem e destino) estejam em conformidade e não tenham registo de contaminação ativo”. Para o governante, manter a comunicação ativa é fundamental, assim como o contacto com os parceiros internacionais, transmitindo às pessoas que “estamos preparados para arrancar”.
As “preocupações” do arquipélago vão mais longe, sendo que a posição que assumiu junto da União Europeia e do Governo da República assentam no “controlo do bem-estar” que deve ser centrado no “momento de embarque”, certificando que o passageiro “se encontra bem” quando entra no avião, assim como no “momento da saída”, repetindo o mesmo processo.
“Já temos operações montadas de Inglaterra para este verão”
Questionado sobre a procura que já é sentida pelo mercado nacional, Eduardo Jesus refere que, através dos operadores nacionais com quem estão em permanente contacto, “sentimos que existe vontade e procura”, sendo esta uma realidade que “nos dá bastante alento”. Já sobre a visita de turistas estrangeiros este verão, o governante acredita que “será possível” e os contactos que mantêm com os mercados alemão, inglês, espanhol ou francês transmitem esse positivismo: “Logo que seja possível retomar, já temos operações montadas de Inglaterra para este verão”. Além disso, o responsável acredita que há um aspeto que tem sido muito valorizado pelos mercados internacionais: “O combate está a ser tido com um exemplo”, referindo que “nunca tivemos nem temos contágio ativo”, distanciando-se assim de toda a “realidade europeia”. Eduardo Jesus acredita que a forma como o arquipélago tem reagido é um “ativo” forte para que as “pessoas acreditem que há capacidade de intervenção e que foram tomadas as devidas medidas”.
A mensagem que Eduardo Jesus deixa é de otimismo: a Madeira é um “destino que se foi afirmando. Está preparada para receber todos os turistas e entusiasmada para que essa visita seja uma grande experiência”.