A Fábrica de Startups, em parceria com o Turismo de Portugal, acaba de lançar o Tourism adVenture, um programa que pretende contribuir para a inovação do Turismo, ao colocar as empresas deste setor em contacto com as startups, com o objetivo de dar resposta a desafios concretos do mesmo.
“Programas como o Tourism adVenture são cruciais, no momento em que vivemos”, diz o fundador e CEO da Fábrica de Startups, António Lucena de Faria. “Em primeiro lugar, porque permitem unir grandes empresas do Turismo a startups com grandes soluções inovadoras e, em segundo lugar, porque ajudam a dar resposta a desafios, concretos, que este setor enfrenta”, explica. “O Turismo continua a ser uma indústria absolutamente fundamental para o futuro do nosso país e, por isso, precisamos de novos negócios, de novos empreendedores, que, em conjunto com o tecido empresarial deste setor, desenvolvam novas experiências para os turistas”, termina.
Para Sérgio Guerreiro, diretor coordenador da Direção de Gestão do Conhecimento do Turismo de Portugal, indica que “os programas de inovação aberta aceleram a adoção da inovação, permitindo aos empreendedores aplicar e adaptar as soluções ao mercado, enquanto que as empresas têm a oportunidade de testar soluções para otimizar as operações de negócio, seja na gestão ou na comercialização”. E acrescenta, ainda, que “todos ganham – as startups testam em ambiente real e as empresas reforçam a sua rentabilidade e competitividade, introduzindo inovação nos seus processos”. “A adoção de inovação por parte das empresas é uma condição necessária para que possam superar os desafios da transição digital e de manter a sua competitividade no mercado”, conclui.
Com candidaturas abertas até dia 1 de maio, aqui, este programa é dirigido a todas as startups de Turismo ou de outras áreas, que tenham uma solução que possa ser aplicada a este setor e que dê resposta a pelo menos um dos desafio propostos no programa.
O Tourism adVenture está dividido em três principais momentos: o primeiro é um Workshop de Matchmaking, que assegura que a solução proposta pela startup vai ao encontro daquilo que é o desafio real da empresa, o segundo é um conjunto de 6 Bootcamps de validação da solução face à realidade dos clientes da empresa parceira e, por último, um Demo Day, onde as startups apresentam as suas soluções às empresas parceiras.
Este programa vai decorrer em formato 100% digital e os participantes vão poder contar com:
• Rapidez na validação do negócio;
• Feedback sobre o potencial dos seus produtos e serviços;
• Validação em ambiente real;
• Acesso a novos mercados;
• Acesso a mentores especialistas no setor;
• Acesso a workshops e bootcamps FabStart;
• Visibilidade no ecossistema do Turismo;
• Desenvolvimento de piloto;
• Oportunidade de fazer scale-up.
Para além de todos estes benefícios, no Demo Day as empresas parceiras poderão, ainda, selecionar as startups com as quais têm interesse em desenvolver um piloto. Cada startup selecionada receberá um incentivo de 5.000€, para o desenvolvimento desse mesmo piloto.
TIMELINE:
• Período de Candidaturas – até 1 de maio
• Workshop de Matchmaking – 18 e 20 de maio
• Bootcamps – de 25 de maio a 9 de junho
• Demo Day – 15 de junho