Festival de Caminhadas TransAlentejo integra percurso pedestre em Reguengos de Monsaraz

Festival de Caminhadas TransAlentejo integra percurso pedestre em Reguengos de Monsaraz

Categoria Eventos, Explore

O percurso pedestre “Escritas de Pedra e Cal”, na zona de Monsaraz, vai receber uma caminhada no dia 27 de novembro, a partir das 10h, no âmbito do Festival de Caminhadas TransAlentejo. Este evento de lançamento da Rede de Percursos Pedestres TransAlentejo é uma iniciativa da Turismo do Alentejo ERT com o apoio do Turismo de Portugal e organização do Portugal Walking Festival – SAL Sistemas de Ar Livre.

Esta rede de percursos pedestres é o único produto turístico que está presente em todo o território do Alentejo e tem como mote a “Sua Pegada – Your Footprint”, que é a pegada que vale a pena deixar pelos campos. Durante os fins de semana do mês de novembro estão a ser realizadas 50 caminhadas nos percursos pedestres da região.

O percurso “Escritas de Pedra e Cal” tem cerca de 12 quilómetros de extensão e um grau de dificuldade fácil. O ponto de partida é na Ermida de São João Batista, em Monsaraz, seguindo depois os participantes em direção à Ermida de São Bento e às ladeiras históricas, construídas em pedra e com uma visão privilegiada para as paisagens circundantes.

O trajeto demora entre três a quatro horas a ser percorrido e passa junto ao Convento da Orada, ao Cromeleque do Xerez e à Ponte Romana da Pêga. O passeio continua depois pela aldeia do Outeiro com os participantes a passarem pelo Menir do Outeiro, antes de chegarem à aldeia da Barrada. A parte final do percurso “Escritas de Pedra e Cal” permite conhecer o Menir da Belhoa, a Fonte de Telheiro construída em 1422 e por fim a subida da ladeira histórica até Monsaraz para uma visita guiada à vila medieval.

As inscrições para o percurso “Escritas de Pedra e Cal” são gratuitas e poderão ser efetuadas até ao dia 25 de novembro no site ou através do e-mail: desporto@cm-reguengos-monsaraz.pt.