Gavião Nature Village promove património e cultura da região

Gavião Nature Village promove património e cultura da região

Categoria Destinos, Explore

O Gavião Nature Village, localizado no lugar de São Domingos, no Alto Alentejo, está a promover o património e a cultura de Gavião este verão, oferecendo aos hóspedes com estadia mínima de duas noites, durante o mês de agosto, um bilhete turístico para conhecer as atrações da região.

A cultura e o património têm características únicas que resultam dos acontecimentos históricos e da maneira de ser de um povo que foi aprendendo com o resto do mundo. No Gavião Nature Village, um empreendimento que assenta no conceito de gampling, acredita-se que a cultura enriquece a nossas vidas e que o património é identidade e, por isso, assume-os como parte integrante do conceito deste empreendimento
.
A unidade convida assim a conhecer:

  • Castelo de Belver, datado do século XIII considerado um dos mais completos da arquitetura portuguesa militar medieval. Com uma apaixonante envolvência paisagística, um dos mais perfeitos castelos românicos de Portugal e um dos cinco monumentos notáveis dos cavaleiros da Ordem de Malta (do Hospital) no território nacional.
  • O Museu do Sabão. No Mundo existem, apenas, quatro Museus de Sabão e Portugal tem o seu situado no Concelho de Gavião, em Belver. Pela tradição e cultura de saboeiro, existente na Terra, a aposta recai na mostra da arte do saboeiro.
  • O Núcleo Museológico das Mantas e Tapeçarias Natália Nunes de Belver. A história desta unidade está intimamente ligada ao empreendedorismo feminino através e à figura da mestra. O núcleo museológico visa preservar a memória desta unidade de produção de tecelagem artesanal e salvaguardar um saber único. É o regresso a uma época em que o tear de pedal fazia parte do quotidiano e cultura das populações rurais. Aqui é possível reviver os costumes antigos e ter contacto com os teares, as matérias-primas e os instrumentos de
    trabalho.