A Google tem disponibilizado, desde há vários anos, links de reserva de hotel através do Hotel Ads, que mostram o preço e a disponibilidade em tempo real para as datas específicas da viagem. E garante ter observado que os utilizadores consideram estes links de reserva de hotel “altamente úteis e os parceiros consideram-nos uma fonte valiosa para potenciais clientes”.
Em nota enviada à imprensa, a Google indica que “as pessoas estão ansiosas para saber quando poderão viajar novamente, e as agências de viagens questionam como podem responder da melhor forma às necessidades dos consumidores assim que a pandemia diminuir”. E que, para ajudar a responder a algumas dessas perguntas, além das ferramentas baseadas em dados para utilizadores e a indústria de viagens, a Google acaba de anunciar que está a melhorar esta experiência, tornando-a gratuita para hotéis e agências de viagens de todo o mundo para aparecerem nos links de reserva de hotéis, a partir desta semana, em google.com/travel. Com acesso total a uma ampla gama de preços de hotel, os utilizadores terão um conjunto mais abrangente de opções à medida que pesquisam a sua viagem e decidem onde reservar.
Os parceiros que já participam na API do Hotel Prices e Hotel Ads não precisam de realizar nenhuma ação adicional para aparecerem nos links de reserva gratuita, e qualquer hotel ou agência de viagens está qualificado para participar através da sua conta no Hotel Center. Nos próximos meses, a Google adianta que irá continuar a melhorar o processo de integração para novos parceiros no Hotel Center e apresentar ferramentas que permitem que hotéis individuais forneçam as suas tarifas e disponibilidade diretamente, sem requisitos técnicos complexos.
“A atualização de hoje é parte do nosso grande esforço para garantir que as pessoas têm acesso a todas as ofertas disponíveis, disponibilizando maneiras gratuitas e fáceis para as empresas se conectarem com as pessoas no Google”, explica na mesma nota. Recorde-se que a empresa tornou gratuita a participação dos parceiros no Google Flights no início do ano passado e, em abril, abriu o separador Shopping para apresentar listas gratuitas para o retalho online. Ao longo do tempo, frisa que irá continuar a desenvolver esta plataforma aberta, para que todos os parceiros tenham ainda mais oportunidades de destacar as suas informações e ajudar as pessoas a reservar um voo, encontrar um lugar para ficar ou explorar um novo destino.