Hilton Vilamoura recebe galardão internacional Green Key pelo 9.º ano consecutivo

Hilton Vilamoura recebe galardão internacional Green Key pelo 9.º ano consecutivo

Categoria Alojamento, Business

O Hilton Vilamoura recebeu, pelo nono ano consecutivo, o galardão Green Key em reconhecimento das boas práticas ambientais e sociais implementadas no resort.

“É uma enorme honra receber esta distinção pelo nono ano consecutivo. Para nós, o Green Key tanto é um reconhecimento do trabalho que ano após ano temos vindo a implementar ao nível das boas práticas de gestão sustentável e de responsabilidade social, como uma motivação para nos mantermos na vanguarda do turismo responsável e amigo do ambiente”, explica Nuno Braga Lopes, diretor geral do Hilton Vilamoura.

A cerimónia de entrega do galardão Green Key 2022 teve lugar no dia 21 de junho, no Centro de Investigação e Monitorização das Furnas, na Povoação, Açores.

O programa Green Key visa promover o turismo sustentável e responsável através do reconhecimento de empreendimentos turísticos, alojamentos locais, parques de campismo, restaurantes e centros de conferência que adotem boas práticas ambientais e sociais. O programa Green Key é desenvolvido pela Foundation for Environmental Education, está presente em 65 países e conta com uma rede de cerca de 3200 estabelecimentos.

Para obter a distinção Green Key, os empreendimentos turísticos devem reunir uma série de critérios, entre os quais a gestão ambiental e de resíduos, a formação dos profissionais, a consciencialização dos clientes, a responsabilidade social e a poupança de recursos.

O Hilton Vilamoura tem adotado um conjunto de medidas que visa colmatar o impacto ambiental da unidade e promover um turismo sustentável. O resort algarvio leva a cabo a estratégia Travel with Purpose do grupo Hilton, que incide sobre duas grandes áreas de impacto: o impacto ambiental (a nível do consumo de energia e de água e do desperdício) e o impacto social (que abrange serviço comunitário, oportunidades para os jovens, auxílio humanitário e desenvolvimento inclusivo). No horizonte está o objetivo de reduzir para metade a pegada ecológica do grupo Hilton até 2030.

Entre as medidas implementadas no Hilton Vilamoura contam-se a formação ecológica da equipa; a reciclagem na totalidade do resort; a redução do consumo de plásticos de utilização única e a substituição por produtos biodegradáveis; a utilização de detergentes ecológicos, bem como papel e recipientes amigos do ambiente; a redução do desperdício através da contribuição para programas alimentares locais; a poupança energética por via da regulação da iluminação; e as medições das emissões de CO2 anuais.

À semelhança das outras unidades do grupo, o Hilton Vilamoura recorre ao sistema LightStay, através do qual monitoriza o seu desempenho ao nível da sustentabilidade. Esta ferramenta permite ao resort estabelecer objetivos concretos para a redução de custos com energia, água e resíduos, bem como controlar a extensão das medidas que implementa. O Hilton Vilamoura colabora também com organizações internacionais como a World Wildlife Fund.

O grupo Hilton foi uma das primeiras organizações mundiais a dotar toda a sua cadeia de hotéis – incluindo o Hilton Vilamoura – com certificações ISO para gestão ambiental, gestão de qualidade e gestão de energia.