• Últimas edições
  • Ambiente Magazine
11/07/2025
Ambitur
Sem resultado
Ver todos os resultados
  
  • Business
    • Todos
    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot's Av's
    • Restauração
    • Transportes
    • Xénios 2025
    “É essa a ambição do Porto Bay: posicionar-nos entre as marcas de referência da hotelaria europeia”

    “É essa a ambição do Porto Bay: posicionar-nos entre as marcas de referência da hotelaria europeia”

    Cláudio Santos, novo CEO, assume a liderança executiva do Grupo PortoBay

    Cláudio Santos, novo CEO, assume a liderança executiva do Grupo PortoBay

    Conheça a XS4 One S: a solução de fechoeletrónico da Salto para o quotidiano moderno

    Conheça a XS4 One S: a solução de fechoeletrónico da Salto para o quotidiano moderno

    Independente investe na GuestCentric para gerar mais reservas diretas

    Independente investe na GuestCentric para gerar mais reservas diretas

    D-EDGE: Pandemia com impactos profundos na distribuição hoteleira em todo o mundo

    D-EDGE lança solução tecnológica para a hotelaria

    Vila Vita Parc distinguido com selo Save Water pelo exemplo na poupança de água

    Vila Vita Parc renova certificação Green Key

    4 unidades Dorisol Hotels distinguidas com Green Key 2025

    4 unidades Dorisol Hotels distinguidas com Green Key 2025

    Todas as unidades portuguesas Hoti Hoteis distinguidas com o Green Key

    Todas as unidades portuguesas Hoti Hoteis distinguidas com o Green Key

    Hotéis portugueses IHG distinguidos com Green Key 2025

    Hotéis portugueses IHG distinguidos com Green Key 2025

    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot’s Av’s
    • Restauração
    • Transportes
  • Advisor
    • Todos
    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
    “O sucesso e o insucesso dos destinos são determinados pela dinâmica do cliente em escrutinar”

    “O sucesso e o insucesso dos destinos são determinados pela dinâmica do cliente em escrutinar”

    AHP abre novos cursos de formação dirigidos à hotelaria em quatro regiões de Portugal

    AHP obtém certificação da DGERT como entidade formadora

    Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo integra Federação Europeia do Caminho de Santiago

    Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo integra Federação Europeia do Caminho de Santiago

    Luís Montenegro confirma que será privatizado 49,9% do capital social da TAP

    Luís Montenegro confirma que será privatizado 49,9% do capital social da TAP

    WTTC: contributo do setor do turismo no PIB português caiu 21 mil milhões de euros em 2020

    INE: Atividade turística manteve trajetória de crescimento em 2024

    36% dos colaboradores esperam que a sua empresa ofereça a opção de fazer viagens mais sustentáveis

    SAP Concur: Há turbulência nas viagens empresariais (incluindo no mercado nacional)

    INE: Dormidas em maio de 2023 superam em 9% registo da pré-pandemia

    AHP: Mercado nacional contrabalança ligeira queda dos mercados internacionais no 1.ºT 2025

    Airbnb: em Portugal viagens em família aumentam 40% após a pandemia

    eDreams: Clima já levou um terço dos portugueses a alterar planos de férias

    ESHTE reforça aposta nas pós-graduações em Turismo Literário e Cultural (com propinas reembolsáveis)

    ESHTE reforça aposta nas pós-graduações em Turismo Literário e Cultural (com propinas reembolsáveis)

    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
  • Inside
    • Todos
    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Geração RH
    • Inside Hospitality by Clan
    • Quem é Quem
    • Smart and Green Tourism
    • Volta à Imprensa
    Alentejo destaca-se no enoturismo internacional ao receber o GWTO Global Summit 2026

    Alentejo destaca-se no enoturismo internacional ao receber o GWTO Global Summit 2026

    PHC Hotels reforça equipa comercial e de eventos

    PHC Hotels reforça equipa comercial e de eventos

    Emirates organiza Open Days no mês de maio

    Emirates prepara ronda de recrutamento em Portugal durante o mês de julho

    Summit Go4Travel 2025 ruma à ilha Terceira em novembro

    Summit Go4Travel 2025 ruma à ilha Terceira em novembro

    Tivoli Avenida da Liberdade anuncia novo diretor de Food & Beverage

    Tivoli Avenida da Liberdade anuncia novo diretor de Food & Beverage

    HOST Douro debate hospitalidade da região (e não só) nos dias 14 e 15 de setembro

    HOST Douro debate hospitalidade da região (e não só) nos dias 14 e 15 de setembro

    Quem é… Daniela Domingues?

    Quem é… Daniela Domingues?

    BTL entrega prémios de 2025 e lança novidades para a edição de 2026

    BTL entrega prémios de 2025 e lança novidades para a edição de 2026

    Algarve é o Destino Nacional Convidado da BTL 2026

    Algarve é o Destino Nacional Convidado da BTL 2026

    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Quem é Quem
  • Explore
    • Todos
    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
    Algarve reforça liderança como destino balnear ao somar 238 distinções 

    Algarve reforça liderança como destino balnear ao somar 238 distinções 

    Monte Prado Minho Hotel & Spa: Refúgio de tranquilidade e bem-estar

    Monte Prado Minho Hotel & Spa: Refúgio de tranquilidade e bem-estar

    Hotel Concha: Umas férias tranquilas em família

    Hotel Concha: Umas férias tranquilas em família

    Argentina com Lusanova & Air Europa (V): Cachi, o regresso ao século XVIII

    Argentina com Lusanova & Air Europa (V): Cachi, o regresso ao século XVIII

    Região do Algarve tem 65 unidades turística distinguidas com o Green Key 2025

    Região do Algarve tem 65 unidades turística distinguidas com o Green Key 2025

    Santa Maria: Um tesouro inexplorado

    Santa Maria: Um tesouro inexplorado

    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
  • LifeStyle
    • Todos
    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de...
    • Escapadas
    • Tendências
    HousesinPico: Casas rurais nos Açores

    HousesinPico: Casas rurais nos Açores

    Royal Caribbean abre as portas do seu primeiro Royal Beach Club em dezembro

    Royal Caribbean abre as portas do seu primeiro Royal Beach Club em dezembro

    Family Golf Park: O ponto de encontro para toda a família

    Family Golf Park: O ponto de encontro para toda a família

    Dream Wave: Há 20 anos a criar memórias inesquecíveis

    Dream Wave Algarve: Mais de um milhão de visitantes felizes

    Rooftop do Hotel Baía reabre após renovação e promete ser spot imperdível neste verão

    Rooftop do Hotel Baía reabre após renovação e promete ser spot imperdível neste verão

    Penamacor: Uma terra que convida a estar

    Penamacor: Uma terra que convida a estar

    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de…
    • Escapadas
Ambitur
  • Business
    • Todos
    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot's Av's
    • Restauração
    • Transportes
    • Xénios 2025
    “É essa a ambição do Porto Bay: posicionar-nos entre as marcas de referência da hotelaria europeia”

    “É essa a ambição do Porto Bay: posicionar-nos entre as marcas de referência da hotelaria europeia”

    Cláudio Santos, novo CEO, assume a liderança executiva do Grupo PortoBay

    Cláudio Santos, novo CEO, assume a liderança executiva do Grupo PortoBay

    Conheça a XS4 One S: a solução de fechoeletrónico da Salto para o quotidiano moderno

    Conheça a XS4 One S: a solução de fechoeletrónico da Salto para o quotidiano moderno

    Independente investe na GuestCentric para gerar mais reservas diretas

    Independente investe na GuestCentric para gerar mais reservas diretas

    D-EDGE: Pandemia com impactos profundos na distribuição hoteleira em todo o mundo

    D-EDGE lança solução tecnológica para a hotelaria

    Vila Vita Parc distinguido com selo Save Water pelo exemplo na poupança de água

    Vila Vita Parc renova certificação Green Key

    4 unidades Dorisol Hotels distinguidas com Green Key 2025

    4 unidades Dorisol Hotels distinguidas com Green Key 2025

    Todas as unidades portuguesas Hoti Hoteis distinguidas com o Green Key

    Todas as unidades portuguesas Hoti Hoteis distinguidas com o Green Key

    Hotéis portugueses IHG distinguidos com Green Key 2025

    Hotéis portugueses IHG distinguidos com Green Key 2025

    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot’s Av’s
    • Restauração
    • Transportes
  • Advisor
    • Todos
    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
    “O sucesso e o insucesso dos destinos são determinados pela dinâmica do cliente em escrutinar”

    “O sucesso e o insucesso dos destinos são determinados pela dinâmica do cliente em escrutinar”

    AHP abre novos cursos de formação dirigidos à hotelaria em quatro regiões de Portugal

    AHP obtém certificação da DGERT como entidade formadora

    Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo integra Federação Europeia do Caminho de Santiago

    Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo integra Federação Europeia do Caminho de Santiago

    Luís Montenegro confirma que será privatizado 49,9% do capital social da TAP

    Luís Montenegro confirma que será privatizado 49,9% do capital social da TAP

    WTTC: contributo do setor do turismo no PIB português caiu 21 mil milhões de euros em 2020

    INE: Atividade turística manteve trajetória de crescimento em 2024

    36% dos colaboradores esperam que a sua empresa ofereça a opção de fazer viagens mais sustentáveis

    SAP Concur: Há turbulência nas viagens empresariais (incluindo no mercado nacional)

    INE: Dormidas em maio de 2023 superam em 9% registo da pré-pandemia

    AHP: Mercado nacional contrabalança ligeira queda dos mercados internacionais no 1.ºT 2025

    Airbnb: em Portugal viagens em família aumentam 40% após a pandemia

    eDreams: Clima já levou um terço dos portugueses a alterar planos de férias

    ESHTE reforça aposta nas pós-graduações em Turismo Literário e Cultural (com propinas reembolsáveis)

    ESHTE reforça aposta nas pós-graduações em Turismo Literário e Cultural (com propinas reembolsáveis)

    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
  • Inside
    • Todos
    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Geração RH
    • Inside Hospitality by Clan
    • Quem é Quem
    • Smart and Green Tourism
    • Volta à Imprensa
    Alentejo destaca-se no enoturismo internacional ao receber o GWTO Global Summit 2026

    Alentejo destaca-se no enoturismo internacional ao receber o GWTO Global Summit 2026

    PHC Hotels reforça equipa comercial e de eventos

    PHC Hotels reforça equipa comercial e de eventos

    Emirates organiza Open Days no mês de maio

    Emirates prepara ronda de recrutamento em Portugal durante o mês de julho

    Summit Go4Travel 2025 ruma à ilha Terceira em novembro

    Summit Go4Travel 2025 ruma à ilha Terceira em novembro

    Tivoli Avenida da Liberdade anuncia novo diretor de Food & Beverage

    Tivoli Avenida da Liberdade anuncia novo diretor de Food & Beverage

    HOST Douro debate hospitalidade da região (e não só) nos dias 14 e 15 de setembro

    HOST Douro debate hospitalidade da região (e não só) nos dias 14 e 15 de setembro

    Quem é… Daniela Domingues?

    Quem é… Daniela Domingues?

    BTL entrega prémios de 2025 e lança novidades para a edição de 2026

    BTL entrega prémios de 2025 e lança novidades para a edição de 2026

    Algarve é o Destino Nacional Convidado da BTL 2026

    Algarve é o Destino Nacional Convidado da BTL 2026

    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Quem é Quem
  • Explore
    • Todos
    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
    Algarve reforça liderança como destino balnear ao somar 238 distinções 

    Algarve reforça liderança como destino balnear ao somar 238 distinções 

    Monte Prado Minho Hotel & Spa: Refúgio de tranquilidade e bem-estar

    Monte Prado Minho Hotel & Spa: Refúgio de tranquilidade e bem-estar

    Hotel Concha: Umas férias tranquilas em família

    Hotel Concha: Umas férias tranquilas em família

    Argentina com Lusanova & Air Europa (V): Cachi, o regresso ao século XVIII

    Argentina com Lusanova & Air Europa (V): Cachi, o regresso ao século XVIII

    Região do Algarve tem 65 unidades turística distinguidas com o Green Key 2025

    Região do Algarve tem 65 unidades turística distinguidas com o Green Key 2025

    Santa Maria: Um tesouro inexplorado

    Santa Maria: Um tesouro inexplorado

    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
  • LifeStyle
    • Todos
    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de...
    • Escapadas
    • Tendências
    HousesinPico: Casas rurais nos Açores

    HousesinPico: Casas rurais nos Açores

    Royal Caribbean abre as portas do seu primeiro Royal Beach Club em dezembro

    Royal Caribbean abre as portas do seu primeiro Royal Beach Club em dezembro

    Family Golf Park: O ponto de encontro para toda a família

    Family Golf Park: O ponto de encontro para toda a família

    Dream Wave: Há 20 anos a criar memórias inesquecíveis

    Dream Wave Algarve: Mais de um milhão de visitantes felizes

    Rooftop do Hotel Baía reabre após renovação e promete ser spot imperdível neste verão

    Rooftop do Hotel Baía reabre após renovação e promete ser spot imperdível neste verão

    Penamacor: Uma terra que convida a estar

    Penamacor: Uma terra que convida a estar

    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de…
    • Escapadas
Sem resultado
Ver todos os resultados
Ambitur
Sem resultado
Ver todos os resultados

Hotelaria preparada para trabalhar a 100%

24/05/2021
em Alojamento, Business, Destaque_Newsletter
Tempo de leitura: 8 minutos
Home Business Alojamento
0
PARTILHAS
22
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on TwitterLinkedinWhatsapp
Guardar PDFImprimir

A pandemia provocou uma paragem forçada da atividade hoteleira que, vendo-se sem clientes, por motivos de restrições à mobilidade (nacional e internacional), optou por se manter em funcionamento com os serviços e as equipas reduzidas ao mínimo ou preferiu mesmo fechar portas à espera de melhores dias. Mas isso não significa que os hotéis nacionais tenham deixado de investir na sua requalificação e procurado reinventar-se para responder à altura assim que a retoma se confirmar. Ambitur falou com alguns grupos hoteleiros que explicam de que forma têm ultrapassado este ano de pandemia e como esperam voltar a trabalhar em pleno.

Francisco Moser

Na DHM, a aposta na constante melhoria dos seus ativos para assegurar a excelência dos equipamentos já faz parte do ADN do grupo. O investimento de 21 milhões de euros na requalificação de algumas unidades tinha começado ainda no final de 2019 e estendeu-se durante todo o ano de 2020. Francisco Moser, managing director da DHM, destaca as intervenções no Palácio da Lousã Boutique Hotel, onde as áreas comuns, quartos e jardins foram totalmente renovados; no Monte Real Hotel, Termas & Spa, com remodelação de áreas comuns, salas de reunião e quartos; no Eden Resort, através da criação do Aqua Fun Park, a pensar nos mais pequenos, e de uma melhoria dos restaurantes, bares, receção, lobby e minimercado; no Praia Verde Boutique Hotel, que renovou os 40 quartos; ou ainda no Vila Monte Farm House, que passou a oferecer a Villa Indigo, uma moradia com três suites e piscina, capaz de conferir a tão desejada privacidade que os clientes procuram.

Évora Farm Hotel, DHM

Mas as novidades não se ficam por aqui e a DHM irá abrir, ainda no primeiro semestre deste ano, inserido na categoria Design Collection, o Évora Farm Hotel & Spa, a segunda unidade no Alentejo, com 57 quartos num espaço com 11 hectares, e cinco vilas V3, ideais para famílias numerosas ou grupos de amigos. Já na categoria Hotels & Resorts, o grupo inaugurará o The Patio Suite Hotel, próximo da praia da Falésia, no Algarve.

 

Na Hoti Hoteis, a melhoria mais visível é a remodelação do atual TrypOriente com vista à mudança de marca para Meliá mas Miguel Caldeira Proença, CEO do grupo, confirma que os restantes hotéis também têm revisto algumas infraestruturas e a realizar trabalhos de manutenção, tudo para “estar melhor preparados para a retoma gradual da atividade”. Por outro lado, e conscientes de que a maximização da interação digital com os serviços do hotel veio para ficar, a Hoti Hoteis avançou com uma Webapp que integra um vasto conjunto de serviços internos dos hotéis, juntando ainda a inventariação de pontos de interesse da região circundante, tudo para “incentivarmos a interação dos clientes com os ativos relevantes a conhecer nas regiões onde se encontram os hotéis”, explica Miguel Proença.

André Ferreira

Também nos hotéis Moov, que pertencem ao Grupo Endutex, a aposta foi dirigida ao hardware: “apostámos numa migração tecnológica dos serviços de atendimento e, durante o primeiro confinamento, desenvolvemos um sistema tecnológico de apoio às reservas e check-in que torna o processo mais autónomo e seguro”, garante André Ferreira, administrador do grupo espanhol. Com a nova App Moov Hotels o cliente pode contactar o hotel sem necessidade de interação pessoal, incluindo recomendações sobre o que fazer e visitar na cidade, e acesso exclusivo a campanhas e ofertas. Já ao nível das infraestruturas, o grupo não sentiu necessidade de fazer remodelações já que as unidades são ainda bastante modernas e recentes.

Jupiter Marina Hotel

Algo que se verifica igualmente no Jupiter Hotel Group, cujo portfólio é “muito recente e moderno”, e composto por “unidades novas que foram lançadas no mercado nos últimos anos e/ou profundamente requalificadas nos anos mais recentes”. Mas Maribel Sequeira, administradora deste grupo, recorda que o grupo adotou uma política de “melhoria contínua que nos faz reinvestir todos os anos algo como 8% dos meios libertos operacionais do ano” no sentido de “garantir que os padrões de qualidade oferecidos pela nossa cadeia são estáveis e elevados, de forma consistente”.

Gonçalo Rebelo de Almeida

 

A Vila Galé, por sua vez, ao longo do período pandémico, não só investiu em renovações como também na abertura de unidades. Foi o caso dos novos hotéis Vila Galé Serra da Estrela, Vila Galé Collection Alter Real e Vila Galé Paulista (Brasil), ou da expansão do Vila Galé Douro Vineyards. A paragem foi aproveitada para efetuar algumas melhorias em hotéis, explica Gonçalo Rebelo de Almeida, administrador do grupo. O Vila Galé Ericeira ganhou um novo espaço lounge e piscina interior; o Vila Galé Ópera tem um novo rooftop; os hotéis Vila Galé Cascais e Vila Galé Évora passaram a ter clubes NEP para crianças; o Vila Galé Náutico conta já com quartos temáticos dedicados ao NEP e com uma nova pizzaria Massa Fina; e os mais pequenos passaram a poder desfrutar de um novo espaço com piscina e escorregas aquáticos no Vila Galé Collection Palácio dos Arcos. Por outro lado, relembra o empresário, a cadeia portuguesa investiu nos recursos humanos, intensificando a formação em línguas e outras áreas operacionais, e acelerando os processos de digitalização a nível interno.

Vila Galé Collection Palácio dos Arcos

A reinvenção que se tornou uma oportunidade
Com a pandemia, os hotéis foram obrigados a limitar o uso de alguns serviços. Gonçalo Rebelo de Almeida acredita que “para funcionar bem e corresponder às expectativas dos clientes, os hotéis precisam de ter todos esses serviços em pleno funcionamento”. Perante o contexto pandémico, a Vila Galé procurou reinventar-se, de alguma forma, investindo em novas ofertas de serviços como os serviços de take away e delivery de refeições, serviços esses que poderão manter-se ultrapassada esta questão sanitária. O grupo lançou também uma loja online para comercializar produtos iguais aos que tem nos hotéis, como colchões, almofadas, mobiliário ou aparelhos de ginástica, a qual irá igualmente continuar a funcionar.

Por outro lado, foram várias as unidades hoteleiras que passaram a oferecer produtos que permitissem o uso dos quartos para trabalho. A Vila Galé também agarrou esta oportunidade e lançou uma proposta por um valor de 59 euros por dia, que inclui a utilização entre as 8H00 e as 18H00 do quarto preparado para trabalhar e com internet wi-fi de alta velocidade, pequeno-almoço e almoço executivo servidos no quarto, garagem e ainda 20% de desconto em massagens e tratamentos nos Satsnaga Spa & Wellness. Há packs de cinco dias ,cujo preço diário desce para 57€, e para quem opte pelo pack de 10 dias o valor é de 55€.

A reinvenção também fez parte do vocabulário da DHM durante estes tempos difíceis. “Se é verdade que foram impostas condições para a operação dos Spa, restaurantes, piscinas e centros de reuniões, também é verdade que os hotéis puderam olhar mais aprofundadamente para a sua oferta de atividades”, admite Francisco Moser. O grupo decidiu investir fortemente nas experiências que envolvem atividades ao ar livre, desde passeios por trilhos na natureza, piqueniques na praia, ioga ou meditação nos jardins, ou ainda visitas e workshops relacionados com as hortas dos hotéis. “A oportunidade para aliarmos o lazer ao bem-estar, principalmente numa época em que a saúde é o destaque, ajudou a que nos pudéssemos destacar e continuar a atrair clientes”, assegura o responsável.

A DHM também apostou no chamado “coworking”. O Villa C Boutique Hotel, em Vila do Conde, dispõe mesmo de uma sala para este efeito, com pacotes diários, semanais e mensais, adaptados às necessidades dos hóspedes e clientes exteriores. No Azor Hotel, em Ponta Delgada, o grupo está a planear o reaproveitamento das salas de reunião de que dispõe, seja para efeitos de “coworking” ou para eventos de natureza cultural.

Miguel Proença

Miguel Proença, da Hoti Hoteis, reconhece que as restrições aplicadas a vários serviços dos hotéis complicam a vida dos mesmos. “Faz sentido que o tempo mude o tipo de facilidades que os hóspedes valorizam mas não temos dúvidas sobre a insuficiência da nossa prestação de serviços se parte relevante das nossas facilidades não estiverem em operação, principalmente quando falamos de clientes de lazer”, admite. No grupo, a pandemia fez surgir novos produtos, preparando os hotéis para estadias longas ou providenciando serviço de takeaway através das estruturas existentes de F&B. Mas o empresário diz que os resultados “são marginais para a hotelaria generalista e de maior capacidade, onde o peso do alojamento se impõe de forma evidente na composição da receita total”.

Também nos Hotéis Moov, do Grupo Endutex, a pandemia permitiu identificar novas oportunidades de mercado, pelo aumento da tendência do “slow tourism” (estadias mais prolongadas, maioritariamente de lazer, mas também de trabalho). André Ferreira afirma que estão, por isso, a desenvolver um novo produto associado ao conceito de aparthotel, no Porto. “Poderemos reforçar a nossa resposta às novas exigências dos nossos clientes, que procuram as facilidades e benefícios da hospedagem em hotel, mas com maior conforto, privacidade, segurança e autonomia”, garante.

Procura nacional no comando
À medida que as restrições de mobilidade vão sendo levantadas, a hotelaria prepara-se para mais uma fase de trabalho que, espera, ser melhor do que depois do primeiro confinamento em 2020. Miguel Caldeira Proença acredita que, este ano, “será o movimento de lazer a despontar mais rapidamente e de forma mais visível” e que, mais uma vez, será “a procura nacional a comandar a procura de lazer”. O CEO da Hoti Hotéis também prevê que a distribuição do produto seja muito similar a 2020, com predomínio das reservas de última hora, do online e direto, não se esperando grupos ou eventos, nem movimentação e grandes contas ou GDS.

Maribel Sequeira

Também no Jupiter Hotel Group tudo aponta para que, no curto espaço, haja um aumento do online já que os operadores internacionais apenas começarão as suas operações com algum relevo a partir de junho. Maribel Sequeira, não prevê grandes alterações de atividade nos meses de abril e maio, aumentando as expectativas a partir de junho, e esperando que os meses de agosto, setembro e outubro atinjam “níveis de procura interna e externa bastante mais satisfatórios”. A administradora crê que os mercados de proximidade serão determinantes e está otimista quanto a alguma “ajuda internacional” a partir de junho.

Também na Vila Galé a esperança de que “de forma muito gradual e lenta” a procura internacional possa ressurgir a partir do segundo semestre do ano, apontando para que o mercado nacional comece a retomar em maio/junho. Gonçalo Rebelo de Almeida admite que a tendência pré-pandémica do aumento das reservas diretas e da distribuição online veio intensificar-se com o atual contexto.

Já a DHM confirma que mantém os parceiros habituais de distribuição, apesar de assistir a um crescimento de vendas através dos motores de reservas, que resulta da aposta do grupo neste canal. Francisco Moser está expectante de que abril e maio marquem já o início da retoma, dependendo da evolução da pandemia. “Sabemos que as pessoas estão a fazer a marcação das suas reservas com menor antecedência e, por isso, o real impacto só será sentido mais para a frente”, lembra o managing director do grupo. E admite que o mercado nacional possa continuar a ser aquele que mais negócio gerará, acrescentando contudo que, se o processo de vacinação nos países europeus se verificar mais acelerado, poderemos assistir a um aumento da procura externa ainda este ano.

Moov Oeiras

Finalmente, o Grupo Endutex já está a sentir os primeiros sinais positivos da retoma da atividade económica. André Ferreira destaca que no que diz respeito ao target dos Hotéis Moov, o turismo de negócios, já se sentem algumas alterações nos comportamentos e hábitos dos clientes e há a perceção de que “ainda que as viagens a trabalho se mantenham, percebemos que são cada vez mais feitas individualmente e que o preço já não é o fator determinante no momento de reserva”. O administrador acredita que o turismo doméstico continuará a dominar as preferências dos portugueses e o grupo que dirige está preparado para “um fluxo muito instável de reservas, seja por cancelamentos ou por chegadas last minute”. Os Hotéis Moov vão aderir ao GDS, por enquanto apenas no Moov Oeiras, e estão otimistas de que tal “irá reforçar o reconhecimento mundial da marca, além de permitir identificar novos segmentos de mercado-alvo que podem estar interessados no nosso estabelecimento hoteleiro”, conclui André Ferreira.

Tags: Covid-19DHMEndutexhotelariajupiter algarve hotelJupiter Hotel Groupmoovretomavila galé
Artigo anterior

OMT e Google lançam aliança mundial para liderar recuperação do turismo

Próximo artigo

Solférias com oferta inovadora para as Maldivas

Artigos Relacionados

“É essa a ambição do Porto Bay: posicionar-nos entre as marcas de referência da hotelaria europeia”
Alojamento

“É essa a ambição do Porto Bay: posicionar-nos entre as marcas de referência da hotelaria europeia”

11 de Julho, 2025
56
Cláudio Santos, novo CEO, assume a liderança executiva do Grupo PortoBay
Alojamento

Cláudio Santos, novo CEO, assume a liderança executiva do Grupo PortoBay

11 de Julho, 2025
97
Conheça a XS4 One S: a solução de fechoeletrónico da Salto para o quotidiano moderno
Empresas

Conheça a XS4 One S: a solução de fechoeletrónico da Salto para o quotidiano moderno

11 de Julho, 2025
30
Independente investe na GuestCentric para gerar mais reservas diretas
Alojamento

Independente investe na GuestCentric para gerar mais reservas diretas

11 de Julho, 2025
24
Próximo artigo
Solférias com oferta inovadora para as Maldivas

Solférias com oferta inovadora para as Maldivas

Subscrever a nossa newsletter

Enviámos-lhe um e-mail! Veja na sua caixa de correio ou na pasta de spam como confirmar a sua subscrição.

Notícias Populares

  • A Solférias apresenta São Tomé com… Solviagem

    A Solférias apresenta São Tomé com… Solviagem

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • Cláudio Santos, novo CEO, assume a liderança executiva do Grupo PortoBay

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • “O sucesso e o insucesso dos destinos são determinados pela dinâmica do cliente em escrutinar”

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • “É essa a ambição do Porto Bay: posicionar-nos entre as marcas de referência da hotelaria europeia”

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • PHC Hotels reforça equipa comercial e de eventos

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0

Noticias by Ambiente Magazine

INDAQUA disponibiliza novos equipamentos para melhorar qualidade de água em Angola
INDAQUA disponibiliza novos equipamentos para melhorar qualidade de água em Angola

Novos equipamentos de tratamento de água fornecidos e instalados pela INDAQUA, com a colaboração da Vista Water, subsidiária angolana do mesmo grupo, vão permitir melhorar a qualidade da água distribuída [...]

Opinião: A Saúde Não é um Luxo – O papel das empresas | ODS 3
Opinião: A Saúde Não é um Luxo – O papel das empresas | ODS 3

Por Filipa Oliveira, Sandrina Tralhão e Vanessa Biel, LEAP Consulting “Só há liberdade a sério quando houver A paz, o pão habitação saúde, educação”, Liberdade, Sérgio Godinho Falar de saúde, [...]

Óleos Lubrificantes Usados: Um Compromisso com a Sustentabilidade e a Economia Circular
Óleos Lubrificantes Usados: Um Compromisso com a Sustentabilidade e a Economia Circular

Os óleos usados representam o maior volume de resíduos líquidos perigosos a nível mundial. A sua recolha e reciclagem adequadas são essenciais para proteger o Ambiente. Há mais de 40 [...]

Últimas Edições

Ambitur

© 2015 - 2025 Ambitur | Todos os direitos reservados. Powered by DCC

 

  • Publicidade
  • Estatuto editorial
  • RGPD
  • Contactos

Siga-nos

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Usamos cookies para lhe oferecer uma experiência mais relevante, lembrando as suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar “Aceito”, consente a utilização de todos os Cookies. Pode, no entanto, visitar "Preferências de Cookies" para um consentimento mais controlado.
Preferências de CookiesAceitar todos

Preferências de Cookies

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. Os cookies, categorizados conforme necessário, são armazenados no seu browser pois são essenciais para a utilização das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como usa / navega no nosso site. Esses cookies serão armazenados no seu navegador apenas com o seu consentimento. Tem também a opção de desativar esses cookies. Mas a desactivação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Necessárias
Sempre activado
Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o bom funcionamento do site. Esses cookies garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site, anonimamente.
Funcionais
Os cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site nas redes sociais, receber feedbacks e outros recursos de terceiros.
Desempenho
Os cookies de desempenho são usados ​​para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência aos visitantes.
CookieDuraçãoDescrição
_gat1 minuteCookie instalado pelo Google Universal Analytics para restringir a taxa de solicitação e, assim, limitar a coleta de dados em sites de alto tráfego.
Analíticos
Os cookies analíticos são usados ​​para entender como os visitantes interagem com o site. Teste cookies ajudam a fornecer informações sobre o número de visitantes, taxa de rejeição, origem de tráfego, etc.
CookieDuraçãoDescrição
_ga2 yearsO cookie _ga, instalado pelo Google Analytics, calcula os dados do visitante, da sessão e das campanhas. Também acompanha o uso do site para o relatórios de análises. O cookie armazena informações anonimamente e atribui um número gerado aleatoriamente para reconhecer visitantes únicos.
_gid1 dayInstalado pelo Google Analytics, o cookie _gid armazena informações sobre como os visitantes usam o site. Cria um relatório de análise do desempenho do site. Alguns dos dados coletados incluem o número de visitantes, a sua fonte e as páginas que eles visitam anonimamente.
Youtube2 yearsO YouTube define este cookie para registo dados estatísticos de videos incorporados de forma anónima.
Publicidade
Os cookies de publicidade são usados ​​para fornecer aos visitantes anúncios e campanhas de marketing relevantes. Esses cookies rastreiam os visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
CookieDuraçãoDescrição
VISITOR_INFO1_LIVE5 months 27 daysUm cookie definido pelo YouTube para medir a largura de banda que determina se o utilizador obtém a interface do player nova ou antiga.
YSCsessionO cookie YSC é definido pelo Youtube e é usado para rastrear as visualizações de vídeos incorporados nas páginas.
yt-remote-connected-devicesneverO YouTube define este cookie para armazenar as preferências do utilizado para vídeos incorporado do YouTube.
yt-remote-device-idneverO YouTube define este cookie para armazenar as preferências de vídeo do utilizado, usando o vídeo incorporado do YouTube.
Outros
Outros cookies não categorizados são aqueles que estão sendo analisados ​​e ainda não foram classificados em uma categoria.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-necessarias1 yearSem descrição. Associado a Cookie law info
elementorneverEste cookie é usado pelo site e permite que o proprietário do site implemente ou altere o conteúdo em tempo real.
jnews_view_counter_visits[0]pastCookie que permite efectuar a contagem de visitas a uma determinada notícia sem efectuar duplicações.
GUARDAR E ACEITAR
Desenvolvido por CookieYes Logo

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Business
    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot’s Av’s
    • Restauração
    • Transportes
  • Advisor
    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
  • Inside
    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Quem é Quem
  • Explore
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
  • LifeStyle
    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de…
    • Escapadas

© 2015 - 2025 Ambitur | Todos os direitos reservados. Powered by DCC