A Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal (ADHP) tem vindo a manifestar apreensão junto das entidades competentes, desde o primeiro momento em que foram apresentadas as novas diretrizes relativamente à realização obrigatória de testes nas unidades hoteleiras.
A Associação demonstra, em comunicado divulgado à imprensa, a sua preocupação, não pela medida em si, mas pela forma repentina como foi implementada, com a ausência da informação complementar e sem tempo para que as unidades hoteleiras preparassem a sua implementação (que teria que acontecer em menos de 48 horas).
Na sequência das novas normas, a ADHP teve conhecimento que estão a ser realizadas inspeções por parte da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) para verificação do seu cumprimento no momento de checkin, em conformidade com a Resolução do Conselho de Ministros (RCM).
Para a ADHP é importante que “certas questões sejam clarificadas, verificando que algumas que continuam sem resposta”, sendo que “os dados a registar” são apenas um exemplo. “Registar dados pessoais de hóspedes é um tema delicado, sendo que esse procedimento deve obedecer a certas normas”, atenta a associação, dando nota que “as inspeções estão a ser efetuadas seis dias depois da data definida pelas autoridades, e muitos esclarecimentos continuam pendentes”.