A completar quase 40 anos ao serviço do ensino superior politécnico, o ISAG – European Business School (ISAG – EBS) acaba de apresentar o seu mais recente projeto: a criação de uma Escola-Hotel, reforçando a aposta no conceito que alia a formação académica às competências profissionais. O check-in foi feito no passado dia 21 de abril, data em que foi inaugurada oficialmente a Escola-Hotel, pela secretária de Estado da Indústria, Ana Teresa Lehmann, que considerou o ISAG “um parceiro decisivo e com provas de inovação com condições ímpares para a criação de maior e melhor emprego”.
Após uma obra de requalificação das infraestruturas já existentes, com um investimento a rondar os 800 mil euros, a Escola-Hotel do ISAG – EBS tem dois objetivos: possibilitar aulas laboratoriais e proporcionar alojamento aos alunos nacionais e internacionais, assim como de professores e oradores convidados. No total, a nova unidade é composta por 20 suítes juniores duplas e uma suíte master, totalmente equipadas. Numa segunda fase, vai ser criado um ginásio e spa, lavandaria self-service 24 horas e outras facilidades.
Por outro lado, a nova Escola-Hotel do ISAG possibilita novas aulas laboratoriais incluídas no plano curricular das licenciaturas em turismo, no curso técnico superior professional de restauração e bebidas e na pós-graduação em hotel management. Nas instalações já são lecionadas aulas práticas, em ambiente real, de gestão de alojamento, housekeeping/gestão e técnicas de limpeza, gestão de operações hoteleiras, sistemas de informação aplicadas à hotelaria e ao restaurante, enogastronomia, gestão e controlo de food & beverage, revenue management, kitchen management, gestão de equipamentos e da produção, entre outras.
Apesar da recente inauguração, a Escola-Hotel encontra-se já com uma ocupação a rondar os 80%, sobretudo por estudantes em mobilidade no âmbito do programa Erasmus+. Destacam-se as nacionalidades búlgara, espanhola, italiana e croata.
De acordo com a Elvira Vieira, diretora geral do ISAG, “a internacionalização é um dos principais objetivos estratégicos do ISAG – EBS e, como tal, os estudantes estrangeiros representam, cada vez mais, uma importante comunidade na instituição”. “Quando nos contactam, mostram uma certa preocupação pela procura de alojamento, resultado da escassa oferta existente no Porto, pelo que veem em nós uma porta segura para se instalarem na cidade”, afirma em comunicado.
Por esse motivo, o ISAG- EBS pretende ser a primeira escolha dos alunos estrangeiros, garantindo uma “opção fiável de estadia”, refere Elvira Vieira. O alojamento tem um custo mensal desde de 190 euros, com todos os serviços incluídos.