Numa fase marcada pela incerteza, as prioridades das empresas são muito semelhantes: pensar em novos modelos de negócio, manter postos de trabalho garantindo a segurança e saúde dos colaboradores e a sustentabilidade das operações, proteger fornecedores ou distribuidores e reforçar a comunicação com os clientes são alguns dos exemplos. Nos dias de hoje, há uma certeza: “Inovar é a palavra de ordem”. Em busca de “soluções diferenciadoras”, a Ambitur.pt desvenda o que as empresas têm feito no sentido de dar continuidade ao negócio.
Ainda dentro do digital, há espaço para inovar. E reforçar os conteúdos digitais é o caminho em que muitas empresas têm apostado. Desde a partilha de newsletters ao reforço nas redes sociais, são muitas as sugestões porque o mais importante é estar presente, mesmo estando longe…
Em matéria de conteúdos, a Vila Galé está na linha da frente e apresenta, diariamente, conteúdos novos nas redes sociais. “Partilha de conteúdos vocacionados para as famílias, atividades lúdicas, tutoriais para preparar cocktails, receitas culinárias, dicas de spa para relaxar em casa e sugestões de exercício físico”, são algumas das propostas apresentadas por Catarina Pádua, diretora de marketing da Vila Galé. Desta diversidade, a responsável refere que há sempre espaço para uma “mensagem de esperança”. Este reforço na comunicação tem como objetivo “manter a comunicação com os clientes”, levando a Vila Galé para “casa” de cada um, indica.
Para além do site, a Torre de Palma está também a investir fortemente em conteúdos nas redes sociais – Facebook e Instagram – e, também, no envio de newsletters, onde vai apresentando todas as novidades. “Esta é uma forma de mantermos a comunicação com o Clube Amigos de Torre de Palma”, afirma Isabel Rebelo, proprietária do Torre de Palma Wine Hotel, realçando que, no foco de toda a comunicação, está aquilo que melhor caracteriza o produtor: “natureza, sustentabilidade e produtos exclusivos artesanais e locais”.
Em tempos de “quarentena”, há mais tempo para “criar” e “aproveitar conteúdos”. É assim que o coordenador geral da CVIP Pico Wines, Pedro Cavaleiro, refere que, além da loja online, a empresa quer “fazer chegar novidades” e permitir que os clientes e visitantes consigam “acompanhar o desenrolar dos trabalhos internos” ou “observar a fantástica paisagem das vinhas protegidas da Criação Velha”. Este é o momento de “manter as pessoas próximas de uma realidade diferente daquela que muitas se vêem obrigadas a experimentar todos os dias”, diz o responsável.
No que se refere à forma de comunicar e promover as marcas, a Aveleda alterou também a sua estratégia,
dedicando assim grande parte do tempo aos canais digitais. Nas redes sociais, Francisca Van Zeller, PR manager da empresa, explica que a marca possibilita uma “visita guiada” pelos jardins: “São uma série de 10 episódios: cada um retrata uma parte do jardim e conta a história do edifício e das plantas que ali se encontram”. Estas visitas acontecem às terças e quintas-feiras às 16:00. Além disso, a Aveleda está a desenvolver um “programa de comunicação” por via de meios digitais, onde vai reforçar os contactos com os clientes e mercados externos. Através deste programa, serão realizadas “entrevistas com os nossos enólogos, sessões de workshops e provas via skype”, exemplifica a responsável.
De forma a dar “resposta às novas necessidades do negócio e dos clientes”, os Hotéis da Sonae Capital têm procurado “criar novos conteúdos”, através de uma newsletter dedicada com “contributos e sugestões” de toda a equipa. Isabel Tavares, directora de Marketing para a Hotelaria da Sonae Capital refere que a newsletter tem como objetivo a recolha de “ideias originais e diversificadas”, além de contribuir “para manter a motivação da equipa em diferentes departamentos” e, acima de tudo, permite uma “aproximação aos nossos clientes” em tempo de distanciamento social. “Acreditamos que podemos contribuir com conteúdos positivos que lhes alimente a esperança no futuro, que os faça sonhar com férias depois desta nuvem passar”, afirma a responsável. Neste momento, a prioridade do grupo é “não parar de trabalhar para o futuro”, sustenta Isabel Tavares.
A era digital nunca foi tão precisa como está a ser agora: “permite estar perto, mesmo estando longe”. Ao Belmond Reid´s Palace cabe “continuar a alimentar o sonho e a esperança”, afirma Ciriaco Campus, general manager do Belmond Reid’s Palace, referindo que as “férias na Ilha da Madeira voltarão a ser possíveis”. Mas, para já, “vamos desvendar alguns segredos da ilha”. A ideia passa assim por “inspirar os seguidores” nas redes sociais, levando-os até aos “locais mais impressionantes” como o “Pico do Arieiro, a Fajã dos Padres e a Ponta de São Lourenço”, explica o responsável. Já para aqueles que visitaram a unidade, Ciriaco Campus afirma que “faremos chegar às suas casas os nossos sabores e os nossos aromas”. Para quem conhece, o “chá da tarde” é um clássico no Reid´s e os scones são adorados por muitos. “Em breve, e pela primeira vez na história, vamos revelar na íntegra esta receita”, afirma o responsável, destacando que é um “segredo que está guardado há uma centena de anos”: após desafiarem o Chef de Partie do William Restaurant, será partilhada, através de um vídeo no Instagram, a versão passo a passo de “caldo verde” do chef Ricardino. Também os segredos dos cocktails serão desvendados e, sendo a poncha uma das bebidas mais adoradas na Madeira, faz todo o sentido lançar o desafio: “A nossa versão é diferente mas mais fácil de preparar”, pelo que “acreditamos que muitos dos nossos seguidores irão aceitar o desafio e aventurar-se-ão na arte dos cocktails”, afirma.
Quem se adaptou à nova realidade foi igualmente o Grupo Amorim Luxury. O “JNcQUOI at Home” oferece um serviço que assenta na “exclusividade” e na “personalização”, sublinha Nuno Borralho, diretor de operações do grupo, referindo ser “caraterísticas” da marca. Desde o dia 3 de abril que “os nossos clientes podem saborear, no conforto de casa, os pratos mais icónicos do JNcQUOI Avenida e do JNcQUOI Asia” assinados pelos chefs António Bóia e Mário Esteves, indica o responsável. Todas as refeições são entregues em embalagens desenvolvidas especificamente para o JNcQUOI at Home em vácuo e personalizadas pelo chef com identificação do nome do prato e indicações para a preparação. Além disso, Nuno Borralho refere que o serviço disponibiliza também a “entrega de produtos da mercearia gourmet” do JNcQUOI e uma “seleção de vinhos escolhidos pela equipa de sommeliers”. No pós-isolamento social e reabertura dos restaurantes, o diretor de operações do grupo garante que o “JNcQUOI at Home” é um serviço que se irá manter.