O primeiro ano do Mama Shelter em Lisboa mostrou exatamente ao que a marca veio quando se lançou na aventura portuguesa: revolucionar a hotelaria nacional através de um conceito único, assente no melhor do lifestyle urbano e numa personalidade irreverente, sem descurar a excelência que é regra em cada detalhe da oferta.
Fundada em Paris, em 2008, pela família Trigano (cofundadores do Club Med), a marca Mama Shelter tem, desde então, levado a sua abordagem excêntrica, atrevida e acolhedora às cidades mais trendy do mundo.
Em Lisboa, a unidade instalou-se no coração da cidade para absorver ao máximo o espírito e a cultura da capital portuguesa. Com o objetivo de ser um espaço de referência tanto para locais como para turistas, o Mama Shelter Lisboa tornou-se um centro de vida urbana, de dia e de noite, para dormir, dançar e comer bem – fazendo jus ao já célebre epítome de “restaurante com quartos por cima”.
A resposta da cidade foi extremamente positiva – e os resultados não poderiam ter sido mais entusiasmantes, refere em nota de imprensa. No primeiro ano de vida do Mama Shelter Lisboa, as receitas de alojamento rondaram os 3,5 milhões de euros. Já as receitas de F&B ultrapassaram os quatro milhões de euros, um sinal do lugar importante que esta vertente ocupa na vida e no conceito da marca. No mesmo comunicado, refere ainda que a quota média da componente de F&B nas unidades Mama Shelter ronda os 56%.
Num ano ainda marcado por algumas restrições, a ocupação média anual do Mama Shelter Lisboa foi de 72%, com uma average daily rate (ADR) de 115 euros. A ocupação média do mês de agosto foi de 91%, superada apenas pela ocupação média de 95% verificada em setembro.
A oferta diversificada da unidade procurou trazer uma abordagem fresca. Os quartos são um orgulho para o grupo Mama Shelter – projetados tanto para receber como entreter, contam com uma oferta fortíssima de amenities, roupa de cama e outras comodidades de elevada qualidade. Mas uma parte igualmente importante de qualquer Mama Shelter – e Portugal confirma a regra – reside na oferta de F&B. No Mama Shelter Lisboa, o restaurante é o coração da festa, complementado, em abril de 2022, com a inauguração do rooftop. Ao longo do ano, ambos os espaços fizeram as noites dos lisboetas e de turistas com atuações diárias de DJs, atuações surpresa ao vivo e animação até tarde.
“O Mama Shelter encontrou em Lisboa um espelho dos valores da marca: mais do que vender um produto material, como um quarto ou uma área de restauração para um pequeno-almoço, procuramos oferecer aos clientes uma experiência. Quando entram num Mama, os hóspedes entram num universo alternativo, mesmo que seja apenas para um jantar, caracterizado pela abertura, pelo atrevimento, pela sensualidade, pela diversão, pelo espírito único da marca. Tudo isto está presente no design, nos eventos, na oferta de F&B, mas também na equipa excecional do Mama Shelter Lisboa que em cada sorriso, em cada pé de dança nas divertidas noites do restaurante, fazem de tudo para receber quem nos visita da melhor forma possível”, refere Cristina Cavaco, General Manager.
12 anos depois da fundação, o grupo Mama Shelter conta com 15 unidades, 2161 quartos, 16 restaurantes e uma equipa com mais de 1250 profissionais. Desde 2021, a Accor tornou-se proprietário do grupo Mama Shelter, ajudando a consolidar o lugar da marca na indústria dos hotéis de lifestyle. No dia 1 de outubro de 2021, a marca passou a integrar a Ennismore, o maior grupo de hospitalidade lifestyle – uma joint venture com a Accor.