A Ambitur.pt está a pedir aos profissionais do setor do turismo que partilhem connosco uma mensagem ao setor. Esta é a mensagem de Luís Tonicha, business development director para Portugal da Jumbo Tours.
“Como todos sabem, estamos a viver um dos períodos mais complexos da história da indústria do turismo.
Ninguém, nem as pessoas mais experientes no nosso setor, se lembram de tal situação tão difícil e que nos afetou de maneira tão severa.
Este cenário extraordinário exige medidas extraordinárias, que passam pela responsabilidade de assumir os fatos e agir proporcionalmente à seriedade da situação e, tudo para um propósito maior, a estabilidade das empresas e dos seus trabalhadores garantindo sua sobrevivência.
Em consequência do “tsunami” que nos atingiu, a Jumbo Tours tomou medidas imediatas logo no início de março, enviando para trabalho em casa todas as unidades que podia nas diferentes delegações dos diferentes países, e desde o CEO a quase toda a esmagadora maioria dos funcionários ficou a trabalhar desde casa.
A delegação de Portugal não foi excepção e todos os colaboradores estão em regime de teletrabalho, até porque a tecnologia que existe hoje em dia nos permite estar em permanente contacto.
Ontem mesmo (à data deste comentário, dia 25/3) para fazer ponto de situação e tomada de medidas, tivemos uma videocall com todo o comité executivo da empresa todos em suas casas e nos diferentes países.(25 pessoas).
Na Jumbo Tours trabalham 500 pessoas, ninguém foi dispensado,ninguém ficou para trás, mas acionaram-se as medidas disponibilizadas pelos governos para garantir que todos terão os seus empregos após o fim desta pandemia.
Neste período em que o negócio praticamente parou é período para reorganizar, pensar em novas estratégias, rever todos os projetos, organizar o trabalho e as equipas, analisar e selecionar os parceiros de negócio, bem como afinar produto, melhorar sistemas , trabalhar estreitamente com clientes e fornecedores e, sobretudo, manter um permanente contacto com a indústria.
A Jumbo Tours tem a sorte de estar num Grupo sólido e solvente, como é o Grupo Alpitour, e com acionistas que, desde o início desta crise, não deixaram de transferir sua confiança e apoio ao projeto.
Este mesmo sentimento enviamos para os Operadores e Agências de Viagem, clientes dos nossos Receptivos internacionais e para os nossos Fornecedores porque nos vamos manter na primeira linha de apoio e prestação de serviços de qualidade que nos caracterizam.
Reforçamos ainda a importância da necessidade da rápida tomada de medidas para travar o encerramento das empresas deste e dos outros setores.
É hora de nos contrairmos para chegada a hora certa nos expandirmos.
Terminando deixando uma palavra de encorajamento e desejando que todos os colegas do setor e suas famílias se encontrem bem”.