Natureza no Centro de Portugal

Natureza no Centro de Portugal

O Centro de Portugal reserva inúmeras surpresas aos amantes da natureza. Serras, espaços protegidos, fauna e flora únicas no mundo, praias e paisagens de cortar a respiração.

Embarcar numa viagem no Centro de Portugal é sinónimo de uma viagem inesquecível pelo melhor da natureza.

Centro de Portugal? Deslumbramento natural

Grutas de Mira de Aire

A Serra da Estrela, o mais alto maciço de Portugal continental, apesar de ser mais visitada durante os meses de inverno, merece ser admirada e percorrida independentemente da estação do ano. Chegar à maior cadeia de montanhas de Portugal é sentir uma sensação de pequenez incomparável e sentida em poucos sítios do país. As grutas naturais do centro de Portugal, como as Grutas de Mira de Aire – as maiores e uma das sete maravilhas naturais do país -, são outras das pérolas perante as quais é impossível não ficar maravilhado.

Parques naturais e áreas protegidas
Considerada como Reserva Mundial da Biosfera, a Reserva Natural do Paul do Boquilobo é reconhecida pela sua importância como zona húmida natural e como abrigo para um imenso número de aves. Destaca-se também nesta região a Reserva Natural da Serra de Malcata, conhecida sobretudo pela presença do lince ibérico e por mais de duzentas outras espécies. Já o Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros constitui o mais importante repositório das formações calcárias existente em Portugal. Se é fã de construções impressionantes integradas de forma harmoniosa na natureza, pode visitar no Centro de Portugal diversas barragens. Um exemplo é a Barragem de Castelo de Bode, no Rio Zêzere.

Reserva Natural do Paul do Boquilobo

Se quiser praticar pedestrianismo, são vários os percursos pedestres no Centro de Portugal à sua espera, para o levar numa aventura à descoberta do melhor que a natureza tem para oferecer.

Um Paraíso Verde
Para os verdadeiros amantes da natureza, nada melhor que sentir a serenidade das paisagens verdejantes do Centro de Portugal na companhia das mais raras e emblemáticas espécies de aves da Península Ibérica. A Ria de Aveiro, com a sua abundância de aves aquáticas, é um verdadeiro paraíso para amantes de birdwatching.

Calce as botas e coloque a mochila às costas: há muito por descobrir no Centro de Portugal!

Este artigo foi publicado na edição 316 da Ambitur.