6° Encontro dos Profissionais do Turismo com Cristina Lira em Lisboa será dia 27 de fevereiro
Um encontro de Networking e troca de ideias entre profissionais da área de Turismo e Negócios, assim foi a ideia desta colaboradora quando criou há 10 anos em Natal, capital do Rio Grande, Brasil inicialmente o Encontro das Belas do Turismo com Cristina Lira, formado só por mulheres com palestrantes do sexo masculino e após seis meses o evento foi alterado para Encontro dos Profissionais do Turismo com Cristina Lira. Era realizado uma vez por mês no SERHS Natal Grand hotel & Resort de grupo catalão em formato palestra jantar, sempre foi cada um pagando o seu. Depois foi realizado em 10 cidades do Brasil e desde 2017 em Portugal, em Lisboa e Porto, em 2018 em Roma, na Itália em parceria com a Bonjour Itálie e apoio da Embratur. O evento de adesão, cada um paga o seu.
Desde 2017 acontece no Vila Galé Opera.
Convido a todos, autoridades, agentes de viagens, presidentes de entidades, professores , gestores, profissionais autónomos, que fazem parte da cadeia produtiva do Turismo para participarem.
Será dia 27 de fevereiro às 19hs no Vila Galé Opera em Lisboa. Serão palestrantes: O presidente do Natal Convention, Leandro Martins, o CEO da Clever Hospitality Analytics, Luis Brites, a mentora de hospitalidade e secretária geral da Associação dos Directores de Hotéis de Portugal – ADHP, Liliana Conde. Um quarto palestrante está para ser confirmado.
O Encontro em Lisboa tem apoio do grupo Vila Galé, ADHP, Apecate, SERHS Natal Grand hotel & Resort, Datashow Brasil e El Corte Inglés.
Valor por pessoa:30 € com jantar e bebida incluída.
*Terá estacionamento gratuito na garagem do hotel desde que tenha disponibilidade.
Inscrições até o dia 18 de fevereiro com Cristina Lira pelo email [email protected] ou pelo telemóvel + 351 910510672 ou pelo whatsapp + 5584 994316084
Palestrantes:
Luis Brites
Licenciado e MBA pelo ISEG (Instituto Superior de Economia e Gestão). Iniciou a sua carreira profissional no BPI, banca de investimento. Mais tarde ingressou no Interbanco (hoje em dia Banco Santander Consumer) onde liderou como Chefe de Departamento, uma equipa de serviço ao cliente e telemarketing.Transitou para a área de telecomunicações aquando da liberalização do mercado como colaborador-fundador e Subdiretor na SONAE.com, empresa de telecomunicações da SONAE. Mais tarde assumiria a Direcção Comercial de um dos maiores players mundiais de seguros de crédito e “réassurance”, a GEFI (GE Financial Insurance).
Entrando no mundo do turismo e hotelaria de forma inesperada, mais concretamente na liderança de empresas tecnológicas que desenvolvem soluções de software para o sector, os últimos 13 anos têm sido um intenso desafio nas vertentes da inovação, transformação digital das empresas hoteleiras e mais recentemente na vertente da sustentabilidade e criação de ferramentas que monitorizem o impacto na redução da pegada de carbono, nomeadamente os “sustainalytics” como CEO da CLEVER Hospitality Analytics e Board Member Não Executivo HHS.
Leandro Di Martins, presidente executivo do Natal Convention Bureau
Leandro Di Martins é o atual presidente executivo do Natal Convention & Visitors Bureau, uma associação sem fins lucrativos formada por empresas integrantes da cadeia produtiva do turismo de Natal, a capital do Rio Grande do Norte, no fomento a atração de eventos técnico-científicos para o destino. Eleito em 2021 para o biênio 2022-2023, Leandro está em sua primeira gestão à frente do NCVB. Dentre as suas realizações destacam-se a inauguração da sede própria, do fortalecimento do quadro de associados e das captações de grandes eventos nacionais e internacionais, além da atração de novos sócios para o NCVB. Leandro Di Martins também é diretor da empresa de áudiovisual DataShow, referência na área de tecnologia e serviços para eventos no Brasil.
Liliana Conde Mentora para a Hospitalidade e Happiness nas organizações
Uma vida a viver a Hotelaria e o Serviço
Atualmente a Liliana Conde é secretária-Geral da Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal e consultora nas áreas da Hospitalidade, Felicidade Organizacional e Serviço de Excelência.
Profissional de Turismo e Hotelaria com 16 anos de Direção de Hotel e 35 anos ligada ao Turismo e Hotelaria na capital Lisboeta mas também na região Algarvia em Faro e Portimão.
Neste percurso contam-se Hotéis de Cadeia Internacional e independentes, de cidade, boutique hotéis e de praia.
A destacar as seguintes distinções: finalista no Concurso Xénios para melhor diretor de hotel (ano de 2021 e 2018) e melhor diretor de Hotel da zona Sul enquanto Cadeia Multinacional (ano 2012 e 2013).
É licenciada em Turismo pela Universidade Lusófona, possuí um MBA em Gestão Organizacional da Felicidade pelo ISEC e Happiness Business school e conta com várias formações nas áreas do Luxo, do Change Management e uma Certificação Internacional em Coaching.
Embratur anuncia novos gerentes de eventos internacionais e inteligência de dados
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, anunciou nesta segunda-feira (30) novos profissionais que vão ocupar cargos estratégicos na condução da empresa. Mariana Aldrigui assumirá a Gerência de Pesquisas e Inteligência de Dados. E Bruno Reis estará à frente da Gerência de Mercados, Feiras e Eventos Internacionais. Ambos trabalharão diretamente com a diretora de Marketing, Inteligência e Comunicação, Jaqueline Gil.
“Estamos trazendo profissionais qualificados, reconhecidos pelo mercado e com ampla experiência dentro e fora do Brasil. Nosso foco será profissionalizar a Embratur, por meio de uma gestão comprometida com a eficiência, transparência e diálogo com todo o trade. É assim que vamos promover o Brasil lá fora e trazer mais turistas estrangeiros, gerando emprego, renda e desenvolvimento aqui em nosso país”, afirmou Freixo.
Aldrigui é professora pesquisadora na área de Turismo na Universidade de São Paulo (USP) e doutora em Geografia Humana. Ela é presidente do Conselho de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo. Aldrigui também é coordenadora da ONG Global Travel & Tourism Partnership no Brasil no projeto de expansão da instituição para a América Latina.
“Sinto-me muito feliz e honrada com o convite para integrar a nova equipe da Embratur. Este convite materializa o sonho acalentado por muitos pesquisadores, que é transformar números, dados e fatos em informações práticas e estratégicas para o melhor desenvolvimento do turismo brasileiro. Saber que estarei entre profissionais competentes, apaixonados pelo Brasil e comprometidos com bons resultados me deixa ainda mais entusiasmada”, comemorou Aldrigui.
Bruno Reis deixou nesta segunda a presidência da Empresa Potiguar de Promoção Turística (EMPROTUR) para integrar a Embratur. Ele é vice-presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (FORNATUR). Reis também atuou como executivo do Aeroporto Internacional Tom Jobim (RIOgaleão). Ele foi eleito um dos 100 mais poderosos profissionais do turismo em 2020, 2021 e 2022 pelo PANROTAS/ELO, e recebeu o 1º lugar do prêmio nacional do turismo na categoria Marketing em 2018.
“Estou muito feliz e realizado por poder colaborar nesse momento único com o reposicionamento da imagem do Brasil no exterior, e mais ainda por contribuir na renovação das lideranças que o turismo brasileiro tanto precisa”, disse Reis.
Jaqueline Gil saudou a chegada dos novos colaboradores e reforçou o compromisso assumido pelo presidente com uma gestão técnica e profissional da Embratur. Ela falou sobre os principais desafios das gerências lideradas por Mariana Aldrigui e Bruno Reis.
“Mariana assume a missão de reconstruir a área de pesquisas e de inteligência de dados da Embratur, recuperando e modernizando séries históricas, incorporando estudos de tendências, futuros e novas tecnologias. Faremos parcerias com universidades, centros de pesquisas e empresas, inclusive as detentoras de big data, no Brasil e no exterior. Embratur será uma fonte de informação de excelência para o setor de turismo internacional”, explicou Gil.
A diretora afirmou que a Gerência de Mercados, Feiras e Eventos Internacionais será unificada e que Reis adotará estratégia individualizada por país prioritário e por segmento ou nicho de atuação, para que as ações sejam mais eficazes.
“Bruno começará reorganizando nossa participação na BLT (Lisboa) e na ITB (Berlim) e, logo em seguida, revisando os critérios de participação nas feiras internacionais. Também iniciaremos a reconstrução de pontes com players nos mercados prioritários. Todas nossas ações serão reconstruídas com diálogos e em parceria com o mercado”, pontuou.
Perfil dos novos gerentes
Mariana Aldrigui é professora doutora e pesquisadora na área de Turismo na Universidade de São Paulo (USP), desde 2006. É Bacharel em Turismo (1998), Mestre em Ciências da Comunicação (2003) e Doutora em Geografia Humana (2011), todos títulos pela USP. Preside, desde Dezembro de 2017, o Conselho de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo. Também, coordena as ações da ONG Global Travel & Tourism Partnership no Brasil e nas ações de expansão para a América Latina.
Bruno Reis é Diretor Presidente da Empresa Potiguar de Promoção Turística (EMPROTUR-RN) e vice-presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (FORNATUR). Atuou como executivo do Aeroporto Internacional Tom Jobim — RIOgaleão, focado na experiência dos passageiros e captação de voos para o Rio de Janeiro e Brasil, e, anteriormente na Embratur, foi responsável por gerir os antigos Escritórios Brasileiros de Turismo (EBTs) no exterior. Foi eleito como um dos 100 mais poderosos do turismo em 2020, 2021 e 2022 pelo PANROTAS/ELO, e recebeu o 1º lugar do prêmio nacional do turismo na categoria Marketing em 2018. É Bacharel em Turismo com especialização em administração e marketing na Austrália.
Vegan, vegetarianas, diet, Halal e kosher, sem glúten ou lactose. Novas refeições da TAP já estão a bordo
Tendo em conta a mudança atual nos hábitos de consumo e o crescimento da oferta de produtos de dietas especiais no mercado, a TAP lançou novas refeições especiais para os seus passageiros.
Neste início de 2023, nos voos que partem de Lisboa, os Passageiros – na Classe Económica em voos com mais de cinco horas de duração e na Classe Executiva na maioria dos voos com mais de 90 minutos de duração, que tenham serviço de refeição e excetuando voos next day – poderão escolher as suas refeições antecipadamente.
As novas opções das refeições especiais da TAP foram adaptadas de forma que tenham mais sabor e rigor nutricional, mantendo a qualidade da oferta, respondendo a necessidades de clientes relativas a opções ou restrições alimentares e especificidades culturais e religiosas.
A bordo, há agora refeições vegan e vegetarianas (incluindo vegetariana Hindu), sem glúten, sem lactose, com baixo teor de sal ou teor calórico, Halal e Kosher, cumprindo as diretrizes da alimentação muçulmana e judaica.
Tendo em consideração os valores de 2022, as refeições vegetarianas e vegan deverão ser as opções mais solicitadas e, por isso, vão ter dois ciclos, para oferecer uma maior variedade. No total, prevê-se que, durante 2023, sejam servidas mais de 90 mil refeições especiais a bordo.
A TAP está, assim atenta às necessidades do mercado e oferece uma resposta à procura cada vez maior de alternativas alimentares. A marcar este lançamento, a Companhia convidou três influencers ligados à alimentação saudável e vegan que visitaram a Cateringpor, para conhecer os processos de produção de refeições e de distribuição logística e experimentaram algumas das novas opções.
Os instagramers Vânia Ribeiro (@madebychoices), Nuno Mota (@alhofrances) e Mafalda Sena (@senasaudaveis) almoçaram na cabina da Classe Executiva do A330neo CS-TUE, batizado com o nome de “Santa Cruz”, no Hangar 6. No menu, estava um caril de legumes, hummus com palitos vegetais, creme vegetal e mousse de manga, algumas das opções já disponíveis, a par de outros exemplos, como almôndegas vegan e salada de queijo vegan.
As refeições especiais da TAP têm de ser reservadas com antecedência. O pedido pode ser feito desde que se tenha uma reserva de voo e com uma antecedência mínima de 24 horas antes da partida. A requisição deste serviço pode ser efetuada online (no campo Gerir Reserva), junto do Contact Center, através de um balcão TAP ou do agente de viagens. Para os Clientes TAP Miles&Go, a reserva pode ainda ser feita no Centro de Assistência TAP Miles&Go. Toda a informação, incluindo exceções, sobre as refeições especiais está disponível no FlyTAP.