Este é um dos pilares fundamentais da Agência Regional da Promoção Turística do Alentejo para a abordagem a um novo modelo de promoção externa para o país. No seguimento dos Prémios do Turismo do Alentejo 2013, Vítor Silva, presidente da Agência Regional de Promoção Turística no Alentejo (ARPTA), vincou qual a posição da Agência sobre o novo modelo de promoção turística externa para o país, assim como qual deve ser o posicionamento do Turismo de Portugal no processo.Para Vítor Silva, “a Agência não é uma entidade que trabalha em roda livre, nós trabalhamos com um contrato que temos com o Turismo de Portugal e defendemos intransigentemente que devemos continuar a ter esse contrato com o Turismo de Portugal. Mesmo na altura em que o Turismo de Portugal achava que as Agências podiam ter mais autonomia, e podiam se calhar fazer coisas que não deviam, a Agência do Alentejo sempre defendeu, e continua a defender, e continuará a defender, uma estreitíssima ligação ao Turismo de Portugal. Nós entendemos que todas as acções, todas as invenções que a Agência deve ter, devem de ser validadas pelo Turismo de Portugal”. O responsável indica que esta posição é assim “mesmo que aconteça hoje uma situação bastante curiosa e bastante benéfica, que praticamente só 20% do nosso orçamento é que vem do Turismo de Portugal, a grande maior do nosso orçamento ou vem dos empresários, vem também da Entidade Regional de Turismo, e vem da CCDR”.Por fim, Vítor Silva indica que “é assim que eu vejo o Turismo de Portugal, e numa altura em que alguns tentam desvalorizar o papel do Turismo de Portugal, menorizando aquilo que foi o seu trabalho ao longo dos anos, e querendo até retirá-los& da primeira linha, das decisões da promoção, nomeadamente da promoção externa, o Alentejo, não só a Agência mas a Entidade Regional, dizem muito claramente, o Turismo de Portugal deve estar no coração da implementação da promoção turística deste país, é assim que nós vemos as coisas. Alguns não gostaram de ouvir isto, mas eu di-lo-ei sempre”.Por Pedro Chenrim