OLX: Restauração, hotelaria e turismo lideram procura de emprego no primeiro trimestre

OLX: Restauração, hotelaria e turismo lideram procura de emprego no primeiro trimestre

O OLX, portal de anúncios classificados em Portugal, acaba de divulgar um estudo, baseado em dados disponíveis na sua plataforma, em que apresenta alguns indicadores relevantes sobre a evolução do emprego no território nacional durante o 1º trimestre de 2019. Neste documento é também feita uma comparação de alguns dos itens analisados com os números registados durante o mesmo período do ano passado.

Algumas das principais conclusões do estudo revelam que a média de novos anúncios passou de 5.509 no 1º trimestre de 2018 para 7.600 no mesmo período em 2019 (crescimento de 28%). Já a procura por estes anúncios de emprego (contactos feitos) passou de 330.000 para 544.522 no período já referido (crescimento de 39%).

Lisboa, Porto, Setúbal, Faro e Braga (por esta ordem) são as regiões em que se verificam mais novos anúncios e maior procura dos mesmos no 1º trimestre de 2019.

Restauração / Hotelaria / Turismo; Domésticas / Limpezas; Construção Civil; Comercial; e Assistente de Loja / Caixa (por esta ordem) são os empregos com maior procura durante o 1º trimestre deste ano. No entanto, os empregos com mais novos anúncios colocados na plataforma durante os primeiros três meses deste ano são Comercial; Restauração / Hotelaria / Turismo; Construção Civil; Saúde / Beleza; e Domésticos / Limpezas (por esta ordem);

Relativamente ao indicador da procura, registou-se um total de 907,204 contactos feitos em Lisboa, 353,445 no Porto e 160.814 em Setúbal. É também possível perceber-se que, à exceção do Porto e Braga, março foi o mês que mais contribuiu para estes valores durante o 1º trimestre.

“É com agrado que registamos este crescimento dos números, tanto de procura como de novos anúncios, em relação ao ano passado. É sinónimo que o OLX é uma plataforma cada vez mais útil em diferentes momentos da vida das pessoas e este é um excelente exemplo disso mesmo. Aliás, esta é uma das principais bandeiras do reposicionamento que lançámos recentemente”, afirma Andreia Pacheco, Brand Manager do OLX em Portugal.
Em relação aos novos anúncios na plataforma, 43% do total são colocados na região de Lisboa, 22% no Porto e 13% em Setúbal. Da totalidade dos anúncios, 22% são para Comercial, 19% para Restauração / Hotelaria / Turismo e 10% para Construção Civil.

“Mas mais do que um indicador importante para nós, é também um indicador relevante para o mercado e diz-nos que, em termos da evolução do emprego em Portugal, o momento atual continua a ser favorável. Esperamos que os nossos estudos possam servir de barómetro para diferentes áreas de atividade e que continuemos a dar boas noticias no futuro”, conclui Andreia Pacheco.

Foto: Reuters