Por João Carvalho, Head of SAP Concur | Southern Europe
É um facto, e já muito se falou sobre o tema, que as viagens regressaram, em grande medida, aos níveis anteriores à crise. No entanto, muitos viajantes já foram ou são retidos por greves e/ou falta de pessoal nos aeroportos. Para prever crises como as do verão de 2022, a Eurocontrol, Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea, desenvolveu medidas preventivas para limitar os atrasos dos voos e as suas consequências, como sejam a perda de bagagem e filas intermináveis.
O tempo de espera pode ser positivo – ferramentas práticas e atenção plena
Mesmo os viajantes corporativos, cujas viagens de negócios são atualmente, e na sua maioria, planeadas de forma eficiente e meticulosa, nem sempre conseguem evitar as filas nos aeroportos ou atrasos. Como os encara? De mau humor ou vê-os como tempo livre e usa-os de forma sensata? Até certo ponto cada um de nós pode controlar a forma como viaja. Algumas dicas para viagens corporativas com maior qualidade de vida (nos tempos de espera):
#1 Trabalho móvel: Atualmente, podemos não estar sempre a trabalhar, mas fazemo-lo em todo o lado. As pequenas tarefas – verificação de e-mails, chamadas telefónicas, coordenação de equipas ou pesquisa na Internet – podem ser feitas em “movimento” e para permitir que os viajantes de negócios utilizem os tempos de viagem e de espera de uma forma mais produtiva, cada vez mais espaços como os Hub Travels oferecem locais práticos para este tipo de trabalho. Mesmo em viagens de comboio, Lisboa-Porto, o modo de trabalho pode ser ativado.
#2 Respire fundo e foque-se: Vamos ser honestos, voos cancelados ou atrasados não são boas notícias – são fatores que fazem subir num ápice a tensão arterial. Mas se o tempo de espera for mais longo do que o esperado, os viajantes corporativos podem tomar algumas medidas para que a sua pulsação em repouso baixe com atitudes simples, como sejam o respirar fundo ou ouvir a sua playlist preferida música.
#3 Termine os relatórios de despesas “on the go”: Ao dia de hoje, em muitas empresas, os recibos do café no aeroporto, do jantar de negócios ou da viagem de táxi já podem ser rapidamente fotografados e registados digitalmente através de um smartphone, utilizando uma aplicação de despesas de viagem que ajuda, por exemplo, a criar não só relatórios de despesas como calcula automaticamente as ajudas de custo para refeições. Não é necessário guardar e separar os recibos após a viagem, pois desta forma o relatório de despesas de viagem já é feito durante a mesma e as despesas, pagas antecipadamente pelos colaboradores, são reembolsadas mais rapidamente.
#4 Cultivar relações: Conversar com a pessoa que está sentada ao seu lado e juntar-se a outras pessoas que também estão no mesmo mood torna as viagens e os tempos de espera mais suportáveis e expande o seu raio de ação cosmopolita. A família, pais ou avós, também ficará contente por receber um telefonema seu. Também pode trocar ideias com novos e antigos contactos profissionais em redes online como o LinkedIn.
#5 Não fazer nada para fazer muito mais a longo prazo: Se quiser ser o mais produtivo possível, deve conscientemente fazer uma pausa de vez em quando – aquele estado de sonhar acordado e aparentemente “não fazer nada”. O cérebro, que naturalmente está ainda muito ativo, fica-lhe grato. Isto torná-lo-á mais resistente e forte de forma sustentável. A desintoxicação digital é uma parte essencial do “dolce far niente” – a doce arte da ociosidade. Por isso, ponha o seu smartphone de lado e desligue o seu portátil.
A tecnologia torna o nosso quotidiano mais fácil. Com ferramentas práticas e inovadoras, os viajantes de negócios podem facilmente registar recibos em movimento e reclamar as suas despesas junto dos seus empregadores de forma atempada e direta. Aqueles que, no seu dia-a-dia, realizam tarefas mais burocráticas sabem maximizar os seus tempos de espera, pois ao controlarem as pausas involuntárias (em situações de viagem), tornam-se mais felizes o que só por si reduz os níveis de stress.