Os aeroportos com melhor wi-fi do mundo

Os aeroportos com melhor wi-fi do mundo

Se viaja frequentemente de avião e se é um “frequentador” assíduo de aeroportos, então esta informação talvez lhe interesse. A Jetcost fez um estudo de opinião e selecionou os aeroportos mundiais com melhor wi-fi, apresentando-lhe aqui os aeroportos nos quais o tempo de espera é mais cómodo, permitindo aos passageiros o uso dos portáteis, tablets e smartphones.

Segundo este estudo, os aeroportos europeus estão mais inclinados para uma política de “freemium” (serviços básicos grátis compensados pelo pagamento mais alto de outros) – onde os viajantes podem ter acesso à Internet gratuitamente por um determinado período de tempo, passado o qual devem registar-se e o serviço passa a ser pago. No entanto, nos Estados Unidos isso deixou de acontecer, depois dos utilizadores terem apresentado queixas em relação a essas práticas. Atualmente, 79% dos aeroportos nos Estados Unidos oferece Wi-Fi grátis ilimitado ao contrário dos 26% na Europa.

Aeroportos do mundo com melhor Wi-Fi:

 

Dallas-Fort Worth, Texas, EUA

Dallas-Fort Worth, Texas, EUA

1. Dallas-Fort Worth, Texas, EUA
Este aeroporto proporciona acesso à Internet nos seus cinco terminais, desde 2012. No entanto, desde há dois anos que o faz grátis e com tempo ilimitado, o que resultou num aumento de ligações diárias entre 2 a 55 mil. A velocidade média de ligação é de 8 Megabits/segundo (Mbps).

 

 

 

Aeroporto Changi

Aeroporto Changi

2. Aeroporto Changi, Singapura
Proporciona Wi-Fi grátis e ilimitado aos seus clientes. Mais de 37 mil viajantes utilizam a sua rede todos os dias, chegando a alcançar velocidades de até 4 Mbps. Em cada porta de embarque de voos internacionais, há disponíveis computadores com Wi-Fi grátis. No total há mais de 500 terminais repartidos por todo o aeroporto. Changi foi premiado como o melhor aeroporto do mundo em 2013 nos World Airports Awards, com base na opinião de 12 milhões de passageiros.

 

Aeroporto de Helsínquia

Aeroporto de Helsínquia

3. Aeroporto de Helsínquia, Finlândia
Considerado o melhor aeroporto da Europa no que diz respeito a acesso Wi-Fi. Depois de ter atualizado o seu serviço em 2011, “o número de acessos aumentou desde esse ano”, segundo um porta-voz do aeroporto. O acesso Wi-Fi é grátis e necessita só de um clique para se poder aceder. Uma das suas características mais originais é o rastreio dos passageiros que tenham ativado o acesso Wi-Fi no seu telemóvel, para que assim possam, não só receber informação de serviços e produtos disponíveis no aeroporto a partir do momento em que chegam ao estacionamento, como também informação sobre o voo que vá apanhar e possíveis voos posteriores. No caso de o utilizador ter descarregada a aplicação da companhia aérea em que vai viajar, chega-lhe automaticamente a informação do tempo que lhe falta para fazer o check-in, a porta de embarque ou até o tempo de espera no controle de segurança.

 

Aeroporto Internacional de Incheon

Aeroporto Internacional de Incheon

4. Aeroporto Internacional de Incheon, Seul, Coreia do Sul
O aeroporto Internacional de Incheon foi inaugurado em 2001 e graças às suas instalações de segurança e equipamentos de vigilância médica, é considerado o mais avançado tecnologicamente da Ásia. Dispõe de acesso Wi-Fi em praticamente todo o aeroporto.

 

 

 

 

Aeroporto de Schiphol

Aeroporto de Schiphol

5.Aeroporto de Schiphol, Amsterdão, Holanda
O aeroporto de Schiphol foi o primeiro aeroporto na Europa a disponibilizar acesso Wi-Fi grátis e na atualidade é de uma hora em todo o aeroporto e serviços de acesso “Premium” pago, quer por Wi-Fi quer nos centros de internet abertos durante as 24 horas.

 

 

 

Portugal, à cabeça da Europa
Portugal é um caso à parte, estando à cabeça da Europa no acesso grátis e ilimitado aos seus utilizadores. O acesso público por Wi-Fi a Internet está disponível nos aeroportos de Lisboa, Porto, Beja e Faro, no continente e nas Ilhas da Madeira e Porto Santo, assim como também nas ilhas dos Açores, nos aeroportos de Ponta Delgada, Horta, Santa Maria e Flores. A forma de aceder em todos os aeroportos gratuitamente é muito simples e devem-se seguir estes 4 passos:

1. Ativar a opção de Wi-Fi no seu portátil, tablet ou smartphone.
2. Selecionar a rede “VINCI Airports wifi” e aceder ao seu navegador de internet.
3. No caso de ser a sua primeira ligação, necessita de criar uma conta. Caso já a tenha, será redirecionado ao portal Wi-Fi.
4. Depois de ver um anúncio num vídeo, estará ligado e pode aceder ao seu correio eletrónico e às suas páginas Webs favoritas.