Pedro Costa Ferreira: “O aeroporto de Lisboa é um problema e falaremos sobre ele até que esteja resolvido”

Pedro Costa Ferreira: “O aeroporto de Lisboa é um problema e falaremos sobre ele até que esteja resolvido”

O 44.º Congresso da Associação Portuguesa de Viagens e Turismo (APAVT), que terminou este domingo, dia 25 de novembro, decorreu nos Açores e contou com vários profissionais do turismo. Na sessão de encerramento, Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT, mostrou uma grande satisfação com a realização do congresso e pelo facto dos Açores ser o local de eleição. No entanto, o presidente da APAVT deixou bem claro que “o crescimento antigo não garante o crescimento futuro”.

Durante cinco dias, muitos defenderam a ideia de que “estamos num fim de ciclo” outros que “estamos num início de ciclo” ou ainda que “estamos num ciclo permanente”. Já para o líder da APAVT, apenas “existem problemas concretos” e “não vale a pena colocar a espuma do lado da onda”.

Neste sentido, o dirigente sublinha que o aeroporto de Lisboa “é um problema e falaremos sobre ele até que esteja resolvido”. Quanto ao da Madeira o responsável vai mais longe e diz: “Sim, o aeroporto da Madeira enfrenta uma situação anacrónica” em que “a tecnologia que hoje existe nas aeronaves está limitada por uma legislação de 1964”. Para o líder da APAVT “o medo da atuação política pode justificar a existência de uma ação”.

Pedro Costa Ferreira defende ainda que o “acompanhamento da receita” é um critério para “continuar a crescer” e obter “melhores estatísticas”. Também a formação foi mencionada pelo responsável que acredita que é o “único passo” para apresentar um serviço de qualidade. Assim como “introduzir as empresas na tecnologia digital”, deixando o repto de que no próximo congresso “a utilização da tecnologia” poderá ser o tema de debate.

Em jeito de conclusão, Pedro Costa Ferreira, sublinha que a “qualidade do nosso setor dependerá do nosso futuro”.

Cristiana Macedo