Porto de Lisboa: Desfrutar da excelência do estuário do Tejo

Porto de Lisboa: Desfrutar da excelência do estuário do Tejo

O Porto de Lisboa beneficia de uma localização privilegiada, situado num dos maiores e mais ricos estuários da Europa, com características únicas de beleza, riqueza natural e segurança, que o tornam um destino extremamente apetecível para o desenvolvimento de atividades náuticas e de Turismo.

A Administração do Porto de Lisboa (APL), responsável pela Marina de Lisboa, que engloba quatro docas de recreio – Bom Sucesso, Belém, Santo Amaro e Alcântara – dispõe de uma oferta que consubstancia a atividade náutica como um importante foco de desenvolvimento e atração turística para o futuro. A localização privilegiada das suas docas permite aos seus visitantes usufruir de todos os benefícios que advêm da proximidade e centralidade de uma cidade cosmopolita e histórica.

Lisboa e Estuário do Tejo são atualmente palcos de excelência para a atividade marítimo-turística, que proporciona uma diversificada oferta de passeios de lazer a bordo de embarcações, que possibilitam desfrutar da beleza estuarina do Tejo em toda a sua frente ribeirinha. O desenvolvimento de sinergias entre os agentes e stakeholders envolvidos, com o apoio constante da APL, permitiu que esta atividade registasse uma evolução assinalável, tornando-se uma referência de qualidade e diversidade, assumindo-se como a principal oferta de Turismo Náutico da região.

As potencialidades do Estuário do Tejo para este tipo de atividades são enormes, sendo decisivo encarar esta perspetiva de forma integrada, em conjunto com as entidades responsáveis pela gestão das frentes ribeirinhas. Neste âmbito, salientam-se as embarcações tradicionais – Canoas, Varinos ou Catraios – verdadeiro património marítimo-fluvial que representa uma riqueza incomparável na tradição e vertente histórica das zonas ribeirinhas, e que se encontrava quase esquecida, tendo obtido uma grande dinamização e revitalização nos últimos anos, sobretudo graças ao envolvimento de entidades como a APL, os diversos municípios ribeirinhos, associações de defesa deste património e diversos particulares que por boa vontade e salvaguarda da história fluvial, se dedicaram a este desiderato.

Lisboa é, atualmente, um destino de referência no panorama turístico mundial com um crescimento exponencial nos últimos anos, tornando-se fundamental que a evolução sentida seja acompanhada por uma oferta diversificada e qualificada, que permita, ao porto, aos municípios, à população e a todos os visitantes o real usufruto da excelência do estuário do Tejo e de toda a zona ribeirinha.