A ITB Berlin, uma das principais feiras de turismo europeias, regressa este ano ao modelo presencial, algo que já não acontecia desde 2019, já a partir de amanhã, dia 7 de março, e até dia 9. E, segundo Deborah Rothe, a nova diretora da feira, em declarações à Ambitur.pt, as expectativas são muito animadoras. Começando pela presença portuguesa na ITB, e reconhecendo que se trata de “um mercado muito importante para nós”, a responsável adianta que, até à data da entrevista, estavam confirmadas já mais de 100 empresas expositoras na feira alemã, uma participação semelhante à de 2019, o último ano em que a feira se realizou devido à pandemia de Covid-19. E explica que mais de 90 expositores estarão representados só pelo VisitPortugal. E Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal e da European Travel Comission (ETC), estará na conferência de imprensa desta organização hoje ainda.
Deborah Rothe adianta que, em termos gerais, o recinto está quase totalmente ocupado – mais de 90% do espaço está confirmado – e verifica-se uma forte participação internacional, pelo que a organização estima já um elevado número de participantes. A gestora da feira garante que a venda de bilhetes para profissionais está “em pleno vapor” e o perfil geral dos visitantes do trade é “elevado”. O ITB Buyers Circle, por exemplo, yuma área para buyers nos segmentos do corporate, lazer, viagens corporativas ou MICE, já tem mais de 1000 membros “criteriosamente selecionados” em 2023, que são analisados e aprovados com baxse em critérios pré-determinados. “Do que conhecemos, podemos dizer que muitos visitantes profissionais decidem estar presentes à última hora”, frisa a responsável.
A ITB Berlin continuará a apostar também no formato digital, através da plataforma ITBxplore, disponibilizando várias sessões e opções de networking entre participantes, quer estejam fisicamente presentes na feira quer apenas estejam disponíveis online.
Este ano, pela primeira vez, estarão disponíveis dois novos espaços: Business+ Lounge e Business Satellites. Os participantes poderão reservar mesas para reuniões online. A Home of Luxury by ITB, o segmento de viagens de luxo para buyers e suplliers de luxo, abrirá portas pela primeira vez no Marshall Haus. Outra novidade será o ITB Lighthouse Stage, com várias apresentações, mesas de debate e eventos de networking sobre viagens de aventura, turismo responsável e carreiras.
Para Deborah Rothe, esta é uma oportunidade de os profissionais voltarem a encontrar-se cara a cara e aprofundarem relações de negócio. A diretora da feira recorda que “a nossa indústria vai continuar a mudar drasticamente em 2023”, lembrando que nos encontramos numa fase de desafios profundos que vão muito além da pandemia ou da escassez de recursos humanos.
Por isso mesmo, a ITB Berlin procurará alargar o leque de atividades este ano e estabelecer-se como um “formador de tendências” global ao longo do ano, frisando que a feira não está exclusivamente limitada aos três dias por ano em que se realiza como evento. “A ITB Berlin estará disponível como uma plataforma da indústria durante todo o ano e já estamos a trabalhar nesse sentido com toda a força, no âmbito de um quadro de parcerias e eventos laterais”, refere Deborah Rothe.
Por Inês Gromicho