Prémio de Excelência Bensaude Turismo é entregue a aluna da Universidade dos Açores

Prémio de Excelência Bensaude Turismo é entregue a aluna da Universidade dos Açores

Categoria Alojamento, Business

No passado dia 29 de outubro, decorreu na Universidade dos Açores a cerimónia pública da entrega do prémio de Excelência Bensaude Turismo, pelo quarto ano consecutivo, ao melhor aluno da licenciatura de Turismo 2019 daquela universidade. O prémio, atribuído agora à aluna Natacha Pinto, tem por objetivo “promover a excelência na formação no ensino superior na área de Turismo, com base numa relação de parceria com a Faculdade de Economia e Gestão”, pode ler-se numa nota enviada à imprensa.

No âmbito da entrega do prémio, e sob a organização da Bensaude Turismo, realizou-se uma palestra intitulada “Açores: no rumo da sustentabilidade”, com a intervenção da secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo, Marta Guerreiro. A governante mencionou que estes prémios mostram que os empresários “estão atentos aos desafios atuais da atividade turística, valorizando aqueles que serão os futuros profissionais do sector”. Salientou ainda que “um dos nossos principais desafios da atualidade tem que ver com a qualificação do destino, quer seja dos serviços e das infraestruturas, mas, principalmente, com os recursos humanos”, onde se torna “indispensável a formação contínua e a atualização de competências, para além da aposta na formação inicial”.

Também a administradora executiva da Bensaude Turismo, Marta Bensaude Sousa Pires, sublinhou um dos desafios estratégicos da Bensaude Turismo “são as pessoas”, nomeadamente “os nossos recursos humanos, que são o nosso maior e mais importante recurso na empresa, porque turismo são as pessoas e cada uma das pessoas que trabalha connosco é que faz a diferença. São eles, que influenciam a satisfação do nosso cliente e são eles que vendem. O
sorriso e uma atenção, no turismo ao cliente, faz toda diferença. “Atrair e reter talento” tornase, portanto, “uma das prioridades e desafios estratégicos da Bensaude Turismo”.

Outro desafio estratégico mencionado pela administradora executiva é a sustentabilidade, que coincide com o tema da palestra, mas que “sempre foi base e a ´DNA´ da Bensaude Turismo”. Na ocasião, a secretária regional deu especial destaque ao processo de certificação dos Açores como destino sustentável, que vem reforçar o posicionamento estratégico internacional e a notoriedade do destino turístico Açores. Com um anfiteatro lotado de convidados, Marta Bensaude Sousa Pires, destacou “ser um dia especial por se comemorar o talento e a paixão pelo turismo”.