A easyJet prevê um desempenho do primeiro semestre de operação em linha com as previsões anunciadas no passado dia 22 de janeiro de 2019 para o primeiro trimestre, com perdas antes de impostos na ordem dos 275 milhões de libras.
Johan Lundgren, CEO da easyJet, revela que: “A easyJet alcançou um desempenho alinhado com as expectativas no primeiro semestre. Já transportámos cerca de 42 milhões de clientes, tendo sido registada uma significativa diminuição do número de cancelamentos e altos níveis de satisfação do cliente. Estamos operacionalmente bem preparados para o Brexit. Agora que o Parlamento da UE aprovou a legislação relativa à conetividade aérea, juntamente com a confirmação do Reino Unido de que irá retribuir, aconteça o que acontecer, estaremos a operar todas as nossas rotas como habitualmente. Congratulo-me com o facto de termos também alcançado progressos na nossa posição de propriedade europeia, que está agora acima de 49%.”
“No segundo semestre, estamos a prever algum abrandamento, tanto no Reino Unido quanto na Europa, o que acreditamos ser consequência da incerteza macroeconómica e de muitas questões não respondidas relacionadas com o Brexit, que estão a impulsionar a diminuição da procura dos nossos clientes. Estamos a lançar mais iniciativas para apoias as nossas negociações e estamos a fazer progressos significativos no nosso Programa de Resiliência Operacional, concebido para tornar a experiência de voo da easyJet ainda melhor para os nossos passageiros durante o verão. Como uma companhia aérea altamente lucrativa, e com um dos balanços mais fortes da aviação, a easyJet está bem posicionada para conectar a Europa com a mais calorosa recepção no céu”, acrescenta.
Receita
A easyJet prevê alcançar um crescimento total da receita na ordem dos 7.3%, para 2,340 milhões de libras), impulsionado por um aumento esperado na capacidade por assento em cerca de 14.5% (46.2 milhões). À medida que a easyJet continua a reforçar a sua posição em mercados chave, está também a consolidar a sua operação no Aeroporto de Tegel (Berlim).
A companhia aérea estima a receita total por assento, em moeda constante, deverá descer 7,4% em linha com as previsões, passando de valores de um dígito para metade. Espera-se que a receita acessória seja positiva, compensada pelo impacto do IFRS 15, a mudança da Páscoa para o segundo semestre, bem como o impacto dilutivo das operações em Berlim Tegel e os impactos do ano anterior da administração da Monarch e cancelamentos da Ryanair.
Custo
O custo total por assento, no primeiro semestre, deverá aumentar cerca de 18,8%, devido ao aumento de capacidade, custos unitários de combustível mais altos e um pequeno aumento no custo por assento, excluindo combustível.
Combustível
Espera-se que a fatura unitária de combustível da easyJet até 31 de Março de 2019, ronde os 37 milhões de euros adversos, enquanto que as flutuações na taxa de câmbio terão um efeito negativo de cerca de 8 milhões de libras.
Brexit
A easyJet continua a progredir nos seus requisitos propriedade europeia (excluindo os acionistas do Reino Unido) e atingiu agora 49,92%.
O Parlamento da UE aprovou a legislação relativa às ligações aéreas, que, juntamente com a confirmação do Reino Unido de que irá retribuir as iniciativas operacionais da easyJet bem planeadas e executadas, significa que aconteça o que acontecer, a easyJet estará apta a voar todas as suas rotas, como habitualmente.
Perspetiva
Embora a easyJet preveja que os resultados do primeiro semestre estejam alinhados com as expectativas, a incerteza macroeconómica e muitas questões não respondidas relacionadas com o Brexit estão a contribuir para um abrandamento da procura no Reino Unido e em toda a Europa. Dada esta incerteza, as perspetivas da companhia para o segundo semestre são agora mais cautelosas. Ainda assim, a easyJet calcula que a receita do segundo semestre por assento, em moeda constante, aumente ligeiramente, refletindo o enfraquecimento da procura no terceiro trimestre e um aumento esperado no quarto trimestre, impulsionado por um programa de iniciativas de crescimento e um cenário mais estável em relação ao Brexit.
Espera-se que o custo total por assento do ano inteiro, excluindo o combustível em moeda constante, não sofra variações (assumindo níveis normais de interrupção). Orientações sobre combustível e câmbio serão atualizadas no dia em que serão divulgados os resultados semestrais.
A easyJet facultará mais detalhes sobre o seu desempenho nos primeiros seis meses de operação, terminados a 31 de março de 2019, e orientações prospetivas sobre os seus resultados semestrais no dia 17 de maio de 2019.