• Últimas edições
  • Ambiente Magazine
22/09/2023
Ambitur
Sem resultado
Ver todos os resultados
  
  • Business
    • Todos
    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot's Av's
    • Restauração
    • Transportes
    Explora Journeys encomenda dois novos navios movidos a hidrogénio

    Explora Journeys encomenda dois novos navios movidos a hidrogénio

    PHC Hotels tem novo diretor geral de Operações

    Convent Square Hotel vai fechar primeiro mês de atividade com ocupação acima dos 70%

    “GEA vai ter consigo” arranca no dia 9 de outubro de norte a sul do país

    “GEA vai ter consigo” arranca no dia 9 de outubro de norte a sul do país

    airBaltic anuncia 11 novas rotas para verão de 2024

    AirBaltic com duas novas rotas para o verão de 2022

    Brasil tem interesse “em ajudar” TAP pois é estratégica para o país e América do Sul

    Abreu Events organiza Conferência Internacional ABC 7

    Abreu Events organiza Conferência Internacional ABC 7

    Grupo LATAM moderniza frota após acordo para compra de aviões A320neo

    LATAM distinguida como companhia aérea 5 estrelas pela APEX

    Eurostars Hotel Company sobe quatro posições no ranking de redes hoteleiras pela Hotels Magazine

    Eurostars Hotel Company sobe quatro posições no ranking de redes hoteleiras pela Hotels Magazine

    push4tourism: procuram-se start-ups para resolver desafios do turismo nacional

    push4tourism: procuram-se start-ups para resolver desafios do turismo nacional

    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot’s Av’s
    • Restauração
    • Transportes
  • Advisor
    • Todos
    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
    Uma carreira na Hotelaria… Miguel Pinheiro

    Uma carreira na Hotelaria… Miguel Pinheiro

    APAVT anuncia que Dia Nacional do Agente de Viagens está perto de ser oficializado

    APAVT anuncia que Dia Nacional do Agente de Viagens está perto de ser oficializado

    China e Estados Unidos lideram o Mercado Global de Viagens

    China vai tornar-se a maior economia turística mundial até 2026

    Opinião: “Os Desafios da Hotelaria e Golfe no Algarve e Uma breve reflexão sobre potenciais soluções”

    Hospitality Insights por Glória Peixe: “Potenciar a Experiência de Lazer e Golfe: A Importância do Upselling na Hotelaria”

    INE: Mercado norte-americano com mais crescimento nas dormidas face a 2019

    GlobalData: atividade de negócios de Viagens e Turismo caiu 36,2% nos primeiros oito meses de 2023

    Notícias do Brasil… por Cristina Lira

    Notícias do Brasil… por Cristina Lira

    Volta Int.: “EUA lideram inaugurações de hotéis à medida que construções diminuem”

    ForwardKeys: As principais tendências e rankings de destinos este verão

    Dormidas reservadas em plataformas online crescem 25% no quarto trimestre de 2022

    Turismo Internacional em recuperação: chegadas atingiram 84% dos níveis pré-pandemia

    Escolas do Turismo de Portugal lançam Summer School para Lusodescendentes

    76% dos alunos das Escolas do Turismo de Portugal conseguem entrar logo no mercado de trabalho

    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
  • Inside
    • Todos
    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Quem é Quem
    • Volta à Imprensa

    Volta Nacional: “Privatização da TAP arranca para a semana”

    Uma carreira na distribuição com Pedro Barbosa

    Pedro Barbosa é novo diretor Comercial & Expansão da Viagens El Corte Inglés

    Quem é… Joana Santos?

    Quem é… Joana Santos?

    Accor nomeia nova diretora comercial para a Europa e Norte de África

    Accor nomeia nova diretora comercial para a Europa e Norte de África

    Arrow Global Portugal tem novo Chief Operations Officer de Hotelaria

    Arrow Global Portugal tem novo Chief Operations Officer de Hotelaria

    Lufthansa cancela mais de 800 voos

    Volta Int.: “CEO da Lufthansa alerta que quotas europeias de SAF são inviáveis”

    Be Our Guest regressa em setembro com “Memórias do Altar Turístico de Portugal”

    Be Our Guest regressa em setembro com “Memórias do Altar Turístico de Portugal”

    Duarte Ferreira é novo diretor geral da Buzz DMC em Espanha

    Duarte Ferreira é novo diretor geral da Buzz DMC em Espanha

    Volta Nacional: “1.030 novos hotéis seriam necessários para substituir todo o alojamento local”

    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Quem é Quem
  • Explore
    • Todos
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
    Na Rota Vicentina com Anne Rasquin da Stress Free Zone

    Na Rota Vicentina com Anne Rasquin da Stress Free Zone

    História e Cultura de mãos dadas no Hotel Coimbra Aeminium affiliated by Meliá

    História e Cultura de mãos dadas no Hotel Coimbra Aeminium affiliated by Meliá

    Braga entre as 10 melhores cidades europeias para visitar neste outono

    Braga entre as 10 melhores cidades europeias para visitar neste outono

    Conheça aqui os vencedores dos Hospitality Education Awards

    Conheça aqui os vencedores dos Hospitality Education Awards

    easyJet antecipa venda de viagens para o verão de 2022

    easyJet oferece 20% de desconto em mais de 150 mil lugares

    Tiqets anuncia os nomeados portugueses para os Remarkable Venue Awards

    Conheça aqui os vencedores portugueses dos Remarkable Venue Awards

    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
  • LifeStyle
    • Todos
    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de...
    • Escapadas
    • Tendências
    Le Monumental Palace com programas especiais para uma reentrée na cidade do Porto

    Le Monumental Palace com programas especiais para uma reentrée na cidade do Porto

    Ainda não foi de férias? MSC Cruzeiros tem partidas para setembro e outubro com tudo incluído

    Ainda não foi de férias? MSC Cruzeiros tem partidas para setembro e outubro com tudo incluído

    W Algarve encerra o verão em festa neste fim de semana

    W Algarve encerra o verão em festa neste fim de semana

    4 sugestões para participar nas vindimas no Alentejo e no Douro

    4 sugestões para participar nas vindimas no Alentejo e no Douro

    Vila Vita Parc promove noite de sabores japoneses no Mizu Teppanyaki

    Vila Vita Parc promove noite de sabores japoneses no Mizu Teppanyaki

    Sheratoon by Playbus e Family Brunch estão de regresso ao hotel de Lisboa

    Sheratoon by Playbus e Family Brunch estão de regresso ao hotel de Lisboa

    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de…
    • Escapadas
Ambitur
  • Business
    • Todos
    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot's Av's
    • Restauração
    • Transportes
    Explora Journeys encomenda dois novos navios movidos a hidrogénio

    Explora Journeys encomenda dois novos navios movidos a hidrogénio

    PHC Hotels tem novo diretor geral de Operações

    Convent Square Hotel vai fechar primeiro mês de atividade com ocupação acima dos 70%

    “GEA vai ter consigo” arranca no dia 9 de outubro de norte a sul do país

    “GEA vai ter consigo” arranca no dia 9 de outubro de norte a sul do país

    airBaltic anuncia 11 novas rotas para verão de 2024

    AirBaltic com duas novas rotas para o verão de 2022

    Brasil tem interesse “em ajudar” TAP pois é estratégica para o país e América do Sul

    Abreu Events organiza Conferência Internacional ABC 7

    Abreu Events organiza Conferência Internacional ABC 7

    Grupo LATAM moderniza frota após acordo para compra de aviões A320neo

    LATAM distinguida como companhia aérea 5 estrelas pela APEX

    Eurostars Hotel Company sobe quatro posições no ranking de redes hoteleiras pela Hotels Magazine

    Eurostars Hotel Company sobe quatro posições no ranking de redes hoteleiras pela Hotels Magazine

    push4tourism: procuram-se start-ups para resolver desafios do turismo nacional

    push4tourism: procuram-se start-ups para resolver desafios do turismo nacional

    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot’s Av’s
    • Restauração
    • Transportes
  • Advisor
    • Todos
    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
    Uma carreira na Hotelaria… Miguel Pinheiro

    Uma carreira na Hotelaria… Miguel Pinheiro

    APAVT anuncia que Dia Nacional do Agente de Viagens está perto de ser oficializado

    APAVT anuncia que Dia Nacional do Agente de Viagens está perto de ser oficializado

    China e Estados Unidos lideram o Mercado Global de Viagens

    China vai tornar-se a maior economia turística mundial até 2026

    Opinião: “Os Desafios da Hotelaria e Golfe no Algarve e Uma breve reflexão sobre potenciais soluções”

    Hospitality Insights por Glória Peixe: “Potenciar a Experiência de Lazer e Golfe: A Importância do Upselling na Hotelaria”

    INE: Mercado norte-americano com mais crescimento nas dormidas face a 2019

    GlobalData: atividade de negócios de Viagens e Turismo caiu 36,2% nos primeiros oito meses de 2023

    Notícias do Brasil… por Cristina Lira

    Notícias do Brasil… por Cristina Lira

    Volta Int.: “EUA lideram inaugurações de hotéis à medida que construções diminuem”

    ForwardKeys: As principais tendências e rankings de destinos este verão

    Dormidas reservadas em plataformas online crescem 25% no quarto trimestre de 2022

    Turismo Internacional em recuperação: chegadas atingiram 84% dos níveis pré-pandemia

    Escolas do Turismo de Portugal lançam Summer School para Lusodescendentes

    76% dos alunos das Escolas do Turismo de Portugal conseguem entrar logo no mercado de trabalho

    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
  • Inside
    • Todos
    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Quem é Quem
    • Volta à Imprensa

    Volta Nacional: “Privatização da TAP arranca para a semana”

    Uma carreira na distribuição com Pedro Barbosa

    Pedro Barbosa é novo diretor Comercial & Expansão da Viagens El Corte Inglés

    Quem é… Joana Santos?

    Quem é… Joana Santos?

    Accor nomeia nova diretora comercial para a Europa e Norte de África

    Accor nomeia nova diretora comercial para a Europa e Norte de África

    Arrow Global Portugal tem novo Chief Operations Officer de Hotelaria

    Arrow Global Portugal tem novo Chief Operations Officer de Hotelaria

    Lufthansa cancela mais de 800 voos

    Volta Int.: “CEO da Lufthansa alerta que quotas europeias de SAF são inviáveis”

    Be Our Guest regressa em setembro com “Memórias do Altar Turístico de Portugal”

    Be Our Guest regressa em setembro com “Memórias do Altar Turístico de Portugal”

    Duarte Ferreira é novo diretor geral da Buzz DMC em Espanha

    Duarte Ferreira é novo diretor geral da Buzz DMC em Espanha

    Volta Nacional: “1.030 novos hotéis seriam necessários para substituir todo o alojamento local”

    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Quem é Quem
  • Explore
    • Todos
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
    Na Rota Vicentina com Anne Rasquin da Stress Free Zone

    Na Rota Vicentina com Anne Rasquin da Stress Free Zone

    História e Cultura de mãos dadas no Hotel Coimbra Aeminium affiliated by Meliá

    História e Cultura de mãos dadas no Hotel Coimbra Aeminium affiliated by Meliá

    Braga entre as 10 melhores cidades europeias para visitar neste outono

    Braga entre as 10 melhores cidades europeias para visitar neste outono

    Conheça aqui os vencedores dos Hospitality Education Awards

    Conheça aqui os vencedores dos Hospitality Education Awards

    easyJet antecipa venda de viagens para o verão de 2022

    easyJet oferece 20% de desconto em mais de 150 mil lugares

    Tiqets anuncia os nomeados portugueses para os Remarkable Venue Awards

    Conheça aqui os vencedores portugueses dos Remarkable Venue Awards

    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
  • LifeStyle
    • Todos
    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de...
    • Escapadas
    • Tendências
    Le Monumental Palace com programas especiais para uma reentrée na cidade do Porto

    Le Monumental Palace com programas especiais para uma reentrée na cidade do Porto

    Ainda não foi de férias? MSC Cruzeiros tem partidas para setembro e outubro com tudo incluído

    Ainda não foi de férias? MSC Cruzeiros tem partidas para setembro e outubro com tudo incluído

    W Algarve encerra o verão em festa neste fim de semana

    W Algarve encerra o verão em festa neste fim de semana

    4 sugestões para participar nas vindimas no Alentejo e no Douro

    4 sugestões para participar nas vindimas no Alentejo e no Douro

    Vila Vita Parc promove noite de sabores japoneses no Mizu Teppanyaki

    Vila Vita Parc promove noite de sabores japoneses no Mizu Teppanyaki

    Sheratoon by Playbus e Family Brunch estão de regresso ao hotel de Lisboa

    Sheratoon by Playbus e Family Brunch estão de regresso ao hotel de Lisboa

    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de…
    • Escapadas
Sem resultado
Ver todos os resultados
Ambitur
Sem resultado
Ver todos os resultados

#Reaberturadehotéis: Como assegurar a reconquista dos hóspedes?

20/05/2020
em Alojamento, Business
Tempo de leitura: 9 minutos
Home Business Alojamento
0
PARTILHAS
22
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on TwitterLinkedinWhatsapp
Guardar PDFImprimir

Segurança e Higiene são hoje dois elementos ainda mais preponderantes na escolha de um hotel. Numa altura em que as unidades se preparam para a reabertura, são vários os cuidados a ter e as medidas a implementar: transmitir confiança ao hóspede poderá ser a palavra-chave para o sucesso de um alojamento turístico. Com o intuito de perceber melhor a reação de algumas unidades hoteleiras face a este “novo mundo” que a hotelaria tem pela frente, a Ambitur.pt está a falar com alguns destes empresários e unidades para perceber quais as prioridades em cima da mesa.

A localização, as instalações ou os serviços foram sempre fatores determinantes na escolha de um hotel. É certo que essa escolha está igualmente condicionada pelo fator segurança, no sentido de perceber se o destino permite ao viajante conhecê-lo sem receios.

Luciano Pereira

É precisamente no fator segurança que Luciano Pereira, diretor do Hotel Fátima, se fundamenta para afirmar que o setor terá que o reforçar ainda mais: “Nesta fase em que vivemos, a segurança e a higiene poderão ser elementos preponderantes na escolha de um hotel”. Outro fator que parece ser fundamental é a mensagem transmitida naquele que será o primeiro contacto com o hóspede: “Ao check-in, deve-se informar que todo o pessoal está instruído e recomendado para as boas práticas de higiene e segurança”. Também deve ser relembrado o “contacto dos nossos serviços” para um eventual apoio e, se for necessário, “encaminhar o hóspede para serviços de saúde nacional ou local”, afirma o responsável. Além disso, deve ser privilegiado “desejar uma boa-estadia”, informando sobre aquilo que “pode fazer na cidade e na região”, advertindo sobre as “regras elementares” de forma a impedir o contágio da Covid-19.

Laura Santinhos

Também no Zmar Eco Experience a segurança e a higiene são fatores que estarão no centro das atenções. E porque o distanciamento social é algo que está implementado nas medidas de combate ao vírus, Laura Santinhos, diretora de marketing do Zmar, acredita que os 81 hectares do Eco Resort serão uma “mais-valia” em relação a outro tipo de alojamento. Para a responsável, departamentos como “housekeeping e F&B” serão aqueles que maior “intervenção vão ter a nível de alteração de procedimentos”, no sentido de “garantir ao hóspede segurança na higiene, quer no alojamento, quer na confeção ou venda de alimentação”. Já no acompanhamento que deve ser dado ao cliente, Laura Santinhos afirma que a disponibilização de “informação clara” sobre os “procedimentos implementados” e o “papel do hóspede no hotel” será fulcral. “Será fundamental o cliente saber logo no momento da reserva o que o hotel está a fazer para que sinta segurança para viajar”. No hotel, os hóspedes têm de ter acesso a todo o tipo de recomendações da Direção Geral da Saúde (DGS), no sentido de que seja “reforçada a mensagem da importância da lavagem das mãos e do distanciamento social”, acrescenta. A mensagem inicial de que o empreendimento dispõe de um posto médico, assim como a implementação de um “controlo de temperaturas”, quer ao hóspede, quer ao staff, é algo que também é muito importante informar. A formação de como atuar em caso de situação de risco é algo que estará também assegurado por parte de toda a equipa.

Francisco Moser

Quem partilha da mesma visão é Francisco Moser, managing director do Discovery Hotel Management (DHM), ao afirmar que a “comunicação com o hóspede terá um papel fundamental”, referindo que será disponibilizada informação em todas as unidades e em diversas plataformas. Além disso, em cada unidade, estará uma “equipa específica que monitoriza o cumprimento do programa”, estando preparada para “lidar com possíveis situações de clientes ou colaboradores infetados”. O reforço da periodicidade dos procedimentos de limpeza, incluindo formação específica ao staff, a disponibilização de máscaras, luvas e gel, medir a temperatura aos clientes e colaboradores, garantir o cumprimento das regras de distanciamento nos diversos espaços e o cumprimento das normas HACCP são algumas das medidas que devem ser tidas em conta no sentido de assegurar a segurança e a higienes nas unidades.

Paulo Limão

No Grupo Azoris Hotels & Leisure, a “segurança” e a “higiene” não ficam de lado. Segundo o diretor das unidades Azoris Royal Garden e Azoris Angra Garden, Paulo Limão, “já há um conjunto sólido e consistente de boas práticas” que minimizam “os riscos de contágio e propagação do vírus” que assentam num objetivo claro: “a total segurança de hóspedes, colaboradores e fornecedores”. A visão deste responsável é de que o “sucesso futuro na contenção (do vírus) passa, antes de mais, por uma adoção, a todo o momento, de comportamentos responsáveis que permitam minimizar o risco para todos”.

O mesmo acontece no Hotel do Caracol, em Angra do Heroísmo, que tem promovido, juntamente com o grupo ECS Hotéis, do qual faz parte, sessões de videoconferência, no sentido de partilhar as “Best Practices” nos vários hotéis do grupo.

As novas medidas… 

Todos os dias, são esperadas novas medidas ou alterações às que já existem. Sobre as mais recentes anunciadas pelo Governo, Luciano Pereira refere que as regras higiénicas e de segurança na hotelaria não são novidade: “Já existem há muitos anos”. Para o diretor-geral do Hotel Fátima, “não basta obter uma certificação, seja ao nível da segurança alimentar, da gestão de saúde ou outra, só para afixação do certificado em lugar visível”, sendo necessário que “os procedimentos sejam adotados pela organização, que as normas sejam cumpridas e mantidas em prática diariamente”. Luciano Pereira acredita que aquelas unidades que já cumprem as regras, quer de higiene alimentar, quer de segurança e higiene previstas na legislação em vigor, “ terão uma menor dificuldade na implementação das medidas exigíveis para o combate à transmissão do vírus”, requisitos esses que passam essencialmente pela “higienização, quer de instalações como de equipamentos e utensílios; controlo de pragas; gestão de resíduos; seleção e avaliação de fornecedores; receção, armazenamento e transporte; saúde e higiene pessoal e tratamento e controlo no abastecimento de águas”, indica. Além disso, devem ser privilegiados “alguns ajustamentos”, com “incidência na formação, na automonitorização diária para avaliação da febre, na utilização de equipamentos de proteção individual, no seguimento à remoção ou, ainda, na lavagem das roupas”, acrescenta.

Zmar Eco Resort

Antes do encerramento, o Zmar Eco Resort já tinha implementado várias medidas de segurança e higiene, pelo que a adaptação das mesmas será “relativamente rápida”, afirma Laura Santinhos, reiterando que a “monitorização” ou a “atualização” poderá ser mais frequente, uma vez que poderão surgir “novas necessidades” no decorrer dos próximos meses.

Por seu turno, Francisco Moser considera que as regras são um “bom suporte” para reabertura dos hotéis, permitindo que os mesmos “operem com níveis de segurança adequados”. No entanto, atenta que outros aspetos relacionados com a limpeza, contacto com o hóspede e higiene alimentar devem ser “aprofundados” em nome da “segurança máxima de todos os envolvidos na operação hoteleira”. As rápidas mudanças impostas pelo mercado ou por novas legislações levam o responsável da DHM a destacar que os hoteleiros já estão habituados: “Neste caso, não será diferente, pelo que diria que nos adaptaremos com relativa facilidade”.

Já Paulo Limão considera que o contexto da pandemia se caracteriza por incertezas, fazendo com que haja “algumas dúvidas” sobre os procedimentos a adotar. Para o responsável, “há alterações que têm a ver com procedimentos técnicos, infraestruturas e equipamentos e outras que são comportamentais”. Embora as primeiras tenham um “impacto significativo na forma como trabalhamos”, Paulo Limão acredita que “serão de implementação mais fácil e rápida”. Já as comportamentais trazem um desafio maior: “Será necessário adaptar comportamentos, não apenas no local de trabalho, mas também socialmente ou em família”. No entanto, as iniciativas promovidas pelas entidades ligadas ao turismo são muito relevantes: “Ajudam as empresas dos vários setores a estarem preparadas para o ´novo normal` em que “viveremos quando retomarmos a atividade”.

Joaquim de Sousa

Para além das medidas serem suficientemente “claras”, Joaquim de Sousa, diretor do Hotel do Caracol, refere que “há vários documentos à disposição” para “reforçar as regulamentações em vigor”. O facto de o hotel ser composto por quatro pisos “amplos” e “arejados” são motivo de confiança: “Vamos ter, na abertura, todos os requisitos necessários para trabalhar com segurança e rigor”. Além disso, o “espaço amplo” do restaurante no piso da receção permite “reduzir a capacidade de seating” dentro das regras de utilização, acrescenta o responsável.

 

A importância do “Clean & Safe” …

O “Clean & Safe” é o mais recente selo anunciado pelo Turismo de Portugal para a retoma do setor. As previsões indicam que as unidades hoteleiras podem começar a reabrir a partir de junho e muitas já adquiriram o selo, como é o caso da DHM: “É uma mensagem clara de confiança ao mercado que a hotelaria nacional terá de transmitir”. Tão importante como obter o selo é que  se “cumpram rigorosamente as suas instruções”, diz Francisco Moser.

Com a reabertura prevista para o dia 28 de maio, também o Zmar Eco Resort já adquiriu o selo e a expectativa é “voltar ao trabalho e fazer o que mais gostamos”: “receber famílias”, afirma Laura Santinhos. Daqui para a frente o lema do Zmar Eco Resort será: “Fique em casa no Zmar”.

Hotel de Fátima

Embora o “Clean & Safe” seja uma probabilidade grande para o Hotel Fátima, Luciano Pereira considera que não será suficiente: “Não nos parece que seja isso que ponha as pessoas a viajar como no passado, sem medos, sem fronteiras, sem objeções, com todas as infraestruturas, quer públicas como privadas, em pleno funcionamento”. Para o responsável, o selo “vai apenas sujeitar as entidades a maior rigor higiénico, nalguns casos com custos elevados”. Luciano Pereira é da opinião de que um empreendimento turístico “só deverá abrir portas quando, reunidas todas as condições, a procura justifique no mínimo a subsistência dessa unidade”. Neste momento, “não se verifica por todas as condições em que vivemos, mas muito essencialmente pelo medo que foi incutido às pessoas”, refere.

Azoris Angra Garden

Ainda sem uma certeza sobre quando será a reabertura, o Grupo Azoris Hotels & Leisure garante que, “assim que o contexto de acessibilidade o permitir, também nós estaremos preparados para começar a receber novamente os nossos hóspedes”. Além disso, Paulo Limão refere que há toda uma equipa multidisciplinar a planear a reabertura das unidades: “Queremos garantir que há consistência em todas as ações e procedimentos que implementarmos”. Mas a preparação passa igualmente pela aquisição do “Clean & Safe”: “Consideramos que, além de confiança, (a certificação) transmite alinhamento num setor tão importante para a economia do nosso país”. Para uma reabertura em pleno, Paulo Limão, acredita que é “fundamental que não exista qualquer dúvida para quem nos quiser visitar acerca do esforço e compromisso que mantemos em sermos um destino seguro”.

Hotel do Caracol

No Hotel do Caracol, as previsões de reabertura são também de incerteza: “Assim que nos for possível ter hóspedes a chegar à Ilha Terceira”, diz Joaquim Sousa. Até lá, assegurar a reconquista dos hóspedes é fulcral. A aquisição do “Clean & Safe” do Turismo de Portugal é um bom exemplo disso: “Permite-nos comunicar, de forma percetível, com o mercado, seja ele nacional ou internacional, e ainda pelos diversos canais digitais e não digitais”. Para o responsável, o selo deve ser protegido, no sentido de, ao ser “conhecido no mercado, não defraude o valor de confiança”, ou seja, que sejam sempre implementadas as “normas que nele estão subjacentes”.

Custos operacionais podem aumentar … 

As novas adaptações podem acarretar outros custos para as operações nas unidades hoteleiras. No Hotel Fátima, este eventual aumento de despesa é algo que já está implementado: “São residuais”, diz Luciano Pereira, referindo que “haverá sempre um esforço ao nível dos recursos humanos”, quer na “transmissão”, como no “empenho”, de forma a colocarem em “prática o rigor da aplicação das tarefas implementadas”.

No caso do Zmar Eco Resort, os custos serão mais evidentes: “Terão de ser suportados devido à aquisição de materiais de proteção individuais bem como outros necessários para reforçar a higienização”, diz Laura Santinhos.

Monchique Resort & Spa

Para além de novos equipamentos ou materiais, Francisco Moser refere que os custos operacionais podem ser acrescidos, nomeadamente, no “reforço de mão-de-obra” em tarefas de higiene e limpeza.

Avaliados como “investimentos necessários”, o diretor das unidades Azoris Royal Garden e Azoris Angra Garden, Paulo Limão acredita que os custos adicionais serão determinantes no sentido de “devolver a confiança das pessoas”, permitindo-lhes “viajar e ficar num hotel com total segurança”.

É um facto que todas as medidas significam “aumento de custos”, até porque as “limitações de capacidade de seating, a necessidade de ter um controlo mais apertado sobre as movimentações, sejam da operação seja dos hóspedes”, vão exigir “mais staff e menos faturação”, diz Joaquim de Sousa, acrescentando que tudo isto “cria mais gastos em material de higienização e de segurança” e “reduz a faturação porque ficamos com menos capacidade instalada de lugares”. No entanto, a prioridade da unidade é “garantir que estamos a fazer bem” e a “proteger os nossos colaboradores e hóspedes”. Este é o momento de “garantir” a todos os hóspedes que confiam no hotel há vários anos que “continuem a acreditar que nós temos o que é necessário para passar esta fase”, remata

Tags: “Clean & Safe”Discovery Hotel ManagementGrupo Azoris Hotels & LeisurehotéisHotel de FátimaHotel do CaracolreaberturaZmar Eco Experience
Artigo anterior

Conheça o roteiro da IATA para retomar os voos comerciais

Próximo artigo

Veja o vídeo do primeiro Webinar Ambitur “Lisboa no Horizonte”

Artigos Relacionados

Explora Journeys encomenda dois novos navios movidos a hidrogénio
Transportes

Explora Journeys encomenda dois novos navios movidos a hidrogénio

22 de Setembro, 2023
25
PHC Hotels tem novo diretor geral de Operações
Alojamento

Convent Square Hotel vai fechar primeiro mês de atividade com ocupação acima dos 70%

22 de Setembro, 2023
101
“GEA vai ter consigo” arranca no dia 9 de outubro de norte a sul do país
Ot's Av's

“GEA vai ter consigo” arranca no dia 9 de outubro de norte a sul do país

22 de Setembro, 2023
35
airBaltic anuncia 11 novas rotas para verão de 2024
Transportes

AirBaltic com duas novas rotas para o verão de 2022

22 de Setembro, 2023
39
Próximo artigo
Veja o vídeo do primeiro Webinar Ambitur “Lisboa no Horizonte”

Veja o vídeo do primeiro Webinar Ambitur "Lisboa no Horizonte"

Subscrever a nossa newsletter

Enviámos-lhe um e-mail! Veja na sua caixa de correio ou na pasta de spam como confirmar a sua subscrição.

Notícias Populares

  • Quem é… Joana Santos?

    Quem é… Joana Santos?

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • Arrow Global Portugal tem novo Chief Operations Officer de Hotelaria

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • Uma carreira na Hotelaria… Miguel Pinheiro

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • Pedro Barbosa é novo diretor Comercial & Expansão da Viagens El Corte Inglés

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0

Notícias by Ambiente Magazine

Greenfest: “É cada vez mais um MOVIMENTO que “rola” antes, durante e depois dos festivais”
22 Setembro 2023
Greenfest: “É cada vez mais um MOVIMENTO que “rola” antes, durante e depois dos festivais”
Setor do vidro de embalagem quer produção neutra em carbono até 2050
22 Setembro 2023
Setor do vidro de embalagem quer produção neutra em carbono até 2050
Plataforma de Smart Cities do C-Tech mede eficiência energética dos edifícios
22 Setembro 2023
Plataforma de Smart Cities do C-Tech mede eficiência energética dos edifícios

Últimas Edições

Ambitur

© 2015 - 2023 Ambitur | Todos os direitos reservados. Powered by DCC

 

  • Publicidade
  • Estatuto editorial
  • RGPD
  • Contactos

Siga-nos

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Business
    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot’s Av’s
    • Restauração
    • Transportes
  • Advisor
    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
  • Inside
    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Quem é Quem
  • Explore
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
  • LifeStyle
    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de…
    • Escapadas

© 2015 - 2023 Ambitur | Todos os direitos reservados. Powered by DCC

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Usamos cookies para lhe oferecer uma experiência mais relevante, lembrando as suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar “Aceito”, consente a utilização de todos os Cookies. Pode, no entanto, visitar "Preferências de Cookies" para um consentimento mais controlado.
Preferências de CookiesAceitar todos

Preferências de Cookies

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. Os cookies, categorizados conforme necessário, são armazenados no seu browser pois são essenciais para a utilização das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como usa / navega no nosso site. Esses cookies serão armazenados no seu navegador apenas com o seu consentimento. Tem também a opção de desativar esses cookies. Mas a desactivação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Necessárias
Sempre activado
Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o bom funcionamento do site. Esses cookies garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site, anonimamente.
Funcionais
Os cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site nas redes sociais, receber feedbacks e outros recursos de terceiros.
Desempenho
Os cookies de desempenho são usados ​​para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência aos visitantes.
CookieDuraçãoDescrição
_gat1 minuteCookie instalado pelo Google Universal Analytics para restringir a taxa de solicitação e, assim, limitar a coleta de dados em sites de alto tráfego.
Analíticos
Os cookies analíticos são usados ​​para entender como os visitantes interagem com o site. Teste cookies ajudam a fornecer informações sobre o número de visitantes, taxa de rejeição, origem de tráfego, etc.
CookieDuraçãoDescrição
_ga2 yearsO cookie _ga, instalado pelo Google Analytics, calcula os dados do visitante, da sessão e das campanhas. Também acompanha o uso do site para o relatórios de análises. O cookie armazena informações anonimamente e atribui um número gerado aleatoriamente para reconhecer visitantes únicos.
_gid1 dayInstalado pelo Google Analytics, o cookie _gid armazena informações sobre como os visitantes usam o site. Cria um relatório de análise do desempenho do site. Alguns dos dados coletados incluem o número de visitantes, a sua fonte e as páginas que eles visitam anonimamente.
Youtube2 yearsO YouTube define este cookie para registo dados estatísticos de videos incorporados de forma anónima.
Publicidade
Os cookies de publicidade são usados ​​para fornecer aos visitantes anúncios e campanhas de marketing relevantes. Esses cookies rastreiam os visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
CookieDuraçãoDescrição
VISITOR_INFO1_LIVE5 months 27 daysUm cookie definido pelo YouTube para medir a largura de banda que determina se o utilizador obtém a interface do player nova ou antiga.
YSCsessionO cookie YSC é definido pelo Youtube e é usado para rastrear as visualizações de vídeos incorporados nas páginas.
yt-remote-connected-devicesneverO YouTube define este cookie para armazenar as preferências do utilizado para vídeos incorporado do YouTube.
yt-remote-device-idneverO YouTube define este cookie para armazenar as preferências de vídeo do utilizado, usando o vídeo incorporado do YouTube.
Outros
Outros cookies não categorizados são aqueles que estão sendo analisados ​​e ainda não foram classificados em uma categoria.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-necessarias1 yearSem descrição. Associado a Cookie law info
elementorneverEste cookie é usado pelo site e permite que o proprietário do site implemente ou altere o conteúdo em tempo real.
jnews_view_counter_visits[0]pastCookie que permite efectuar a contagem de visitas a uma determinada notícia sem efectuar duplicações.
GUARDAR E ACEITAR
Powered by CookieYes Logo

Add New Playlist