“Somos mais do que uma rent-a-car, somos uma empresa que assenta na mobilidade”

Esta é a estratégia da Europcar para o futuro, que já é evidente no presente. Quem o afirma é Fernando Fagulha, diretor de Vendas e Marketing da Europcar, que apresentou hoje, em Lisboa, no Altis Belém Hotel, a estratégia da empresa para a mobilidade 360º.

Nesta estratégia a proximidade ao cliente é um dos pilares, e para que a Europcar esteja cada vez mais próxima dos seus clientes, a empresa tem vindo a ampliar a sua rede de balcões, apostando mais recentemente na abertura de estações nos parques de estacionamento da Empark, como é o caso da Avenida de Berna, Alameda D. Afonso Henriques, Campo Grande, Avenida Marechal Craveiro Lopes e, na semana passada, em Vila Nova de Gaia, na Rua General Torres. Atualmente são já mais de 80 as estações da marca em Portugal, contando ainda com a estação da Avenida António Augusto Aguiar, em Lisboa, aberta 24 horas por dia que, segundo Fernando Fagulha, tem sido “um sucesso”. Nesta relação com o cliente outra aposta tem sido a melhoria do tempo de atendimento, no sentido de reduzir o tempo de espera para levantar o automóvel alugado.

Mas a Europcar não está parada a nível de outros serviços, e acaba de lançar, no início de maio, o novo “Chauffeur Service”, já disponível a partir de Lisboa e com uma equipa de motoristas qualificados e de automóveis topo de gama, tais como o Mercedes-Benz Classe E, Classe S e carrinhas de 7, 8 e 9 lugares. Este serviço faz ainda transferes e passeios.

Por outro lado, a gama Prestige desapareceu e deu lugar à Selection: Luxury & Fun Cars, onde se incluem veículos de luxo, desportios e descapotáveis, como o BMW X6, BMW 640 Cabrio, BMW i8, Mercedes AMG, Fiat 500 cabrio, BMW i3 e Alfa Romeo 4C cabrio. Além de todas as funcionalidades da antiga gama Prestige, como a existência de um balcão prioritário para os clientes, o acompanhamento à viatura, a água dentro do automóvel, a Selection oferece ainda a garantia de que o cliente tem o modelo de carro que alugou.

A acompanhar as práticas “amigas do ambiente”, a Europcar iniciou em julho do ano passado, o serviço de Scooters & Bikes, que conta já com 50 scooters e 250 bicicletas. Neste momento, está disponível em estações identificadas nos grandes centros urbanos, como Lisboa e Porto, e no Algarve, região onde se tem verificado um maior sucesso, esclarece Fernando Fagulha. É aqui aliás que a Europcar montou, na praia da Rocha, uma estação unicamente para este produto.

Inês Gromicho