Turismo Centro de Portugal: Passear pelas ecopistas acessíveis do Centro de Portugal

Turismo Centro de Portugal: Passear pelas ecopistas acessíveis do Centro de Portugal

O Centro de Portugal está recheado de ecopistas que atravessam bosques, campos, praias, antigos túneis ferroviários, pontes centenárias e até fortalezas históricas. A pé ou a pedalar, porque não percorrê-las sob a magia das cores do Outono?

Ecopista do Vouga (Aveiro)
Em Sernada do Vouga, Águeda, há uma ecopista que atravessa cinco antigos túneis ferroviários e a centenária Ponte do Poço de Santiago. Está erguida por 11 arcos de pedra, 28 metros acima das águas tranquilas do Rio Vouga. Durante 10 Km, a ecopista segue o percurso da antiga linha férrea que ligava Sernada do Vouga a Viseu. Pelo meio, é possível refrescar e renovar energias na antiga estação de Paradela, hoje convertida numa simpática cafetaria.

Ecopista de Mira (Coimbra)
Diversidade talvez seja a palavra que melhor define esta ecopista. Ao longo dos seus 25 Km percorrem-se bosques, caniçais, lagoas, ribeiros, palhais e praias. Esta ciclovia é constituída por três rotas. A mais extensa é a Rota da Gandaresa (10 km), que liga a Praia de Mira ao Areão. A segunda rota, denominada Rota das Lagoas (8 km), também parte da Praia de Mira e estende-se até à Lagoa de Mira. Já na Lagoa de Mira, pode partir para a Rota dos Moinhos (6 km) que se prolonga até ao Parque Ambiental da Calvela.

Ecopista do Dão (Viseu)
Há 30 anos passava por aqui o comboio que ligava Santa Comba Dão a Viseu. Agora, a linha está transformada numa das maiores ciclovias do país, com 48 Km que serpenteiam entre vinhas, campos cultivados, túneis, pontes e aldeias. Em 2013, a Ecopista do Dão foi distinguida na categoria “Excelência” pela Associação Europeia de Vias Verdes.

Ecopista da Estrada Atlântica (Leiria/Oeste)

Foto cedida Turismo Centro de Portugal

A Ecopista da Estrada Atlântica é uma extensa rota de 62 Km que se prolonga desde a Praia do Osso da Baleia, em Pombal, até à Foz do Arelho, nas Caldas da Rainha. É um trajeto de acentuada beleza paisagística. Após enveredar pelo pinhal de Leiria, a rota estende-se pelo litoral em direção ao Sul, na companhia das praias da Marinha Grande, Alcobaça e Nazaré. O último troço (8 km), acompanha a costa da Foz do Arelho, onde a Lagoa de Óbidos se reúne com o mar e culmina na praia de Salir do Porto, onde encontrará aquela que dizem ser a duna mais alta de Portugal, que se ergue a 50 metros de altura numa das extremidades da idílica Baía de São Martinho do Porto.

Ecopista de Almeida (Beiras e Serra da Estrela)
A famosa muralha em forma hexagonal da aldeia histórica de Almeida tem um percurso com cerca de três Km que envolve o perímetro da fortaleza. A pé ou de bicicleta é possível percorrer esta via e visitar o exterior da muralha da antiga praça-forte desta povoação que desempenhou um importante papel estratégico nas invasões francesas do início do Século XIX.

Este artigo foi publicado na edição 324 da Ambitur. Fotos cedidas pelo Turismo Centro de Portugal