Um olhar sobre a sustentabilidade by Catarina Grilo

Um olhar sobre a sustentabilidade by Catarina Grilo

Categoria Advisor, Opinião

Sendo a sustentabilidade apontada com um dos pilares fundamentais do futuro da atividade turística, em parceria com a publicação Ambiente Magazine, estamos a publicar comentários de profissionais e entidades do setor ambiental sobre esta temática.

Leia a opinião de Catarina Grilo, diretora de Conservação e Políticas na ANP/WWF.

1. É preciso reconhecimento político da importância da sustentabilidade, e que destruir a natureza e interferir com o clima põem em causa o nosso bem-estar. Um(a) Vice-Primeiro(a) Ministro(a) para a Transição Ecológica é fulcral, assim como tornar a sustentabilidade ambiental central nos modelos de negócio.

2. Os custos ambientais da produção e consumo devem ser internalizados, e os processos de decisão orientados por indicadores melhores que o crescimento económico. A fusão dos Ministérios da Economia e do Ambiente é essencial, tal como as empresas reportarem indicadores ambientais estandardizados.

3. Só com uma reforma fiscal verde poderá a sociedade distribuir de forma equitativa os custos e benefícios da sustentabilidade, onerando mais as atividades económicas de maior impacto ambiental em detrimento dos rendimentos do trabalho.