Universidades Lusíada: Lisboa e Norte (Porto e Vila Nova de Famalicão)

Universidades Lusíada: Lisboa e Norte (Porto e Vila Nova de Famalicão)

Categoria Advisor, Formação

Porto

A Universidade Lusíada, fundada em 1986, é uma das mais antigas universidades privadas portuguesas e constitui uma referência histórica no movimento que impulsionou, consolidou e valorizou o ensino privado no sistema universitário português. Desde muito cedo ganhou dimensão nacional e internacional, tendo em funcionamento centros universitários nas duas principais cidades portuguesas (Lisboa e Porto) e, ainda, na cidade nortenha de Vila Nova de Famalicão, onde instalou um pólo universitário essencialmente tecnológico.

Presentemente, as Universidades Lusíada são frequentadas por cerca de 6000 estudantes nos três ciclos de estudos e contam com um corpo significativo de mais de 500 professores altamente qualificados.

Todos os cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento foram objecto de rigorosos e exigentes processos de avaliação pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), encontrando-se devidamente acreditados.

Vila Nova de Famalicão

A Universidade Lusíada é membro da European University Association (EUA), organização que reúne as principais universidades, públicas e privadas, dos países da União Europeia.

A dimensão da investigação científica vem sendo valorizada de modo crescente nos últimos anos, pelo que funcionam e estão acreditados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) as seguintes unidades de investigação: Centro de Estudos Jurídicos, Económicos e Ambientais (CEJEA), Centro de Investigação em Organizações, Mercados e Gestão Industrial (COMEGI), Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento (CIPD), Centro de Investigação em Território, Arquitetura e Design (CITAD), Centro Lusíada de Investigação em Política Internacional e Segurança (CLIPIS) e Centro Lusíada de Investigação em Serviço Social e Intervenção Social (CLISSIS).

Este artigo foi publicado na edição 319 da Ambitur.