A eDreams realizou um estudo no sentido de compreender de que forma a escolha da companhia para viajar é diferente após a situação de pandemia vivida nos últimos meses.
De acordo com o estudo partilhado agora à imprensa, aproximadamente 52% dos portugueses inquiridos afirma que a pandemia não afetou a sua opção de companhia para viajar, enquanto cerca de 25% diz que a situação atípica “afetou ligeiramente” a sua escolha, e os restantes 23% dizem ter sido “muito afetados”.
A combinação destes dois últimos números (48%) revela que, entre todos os inquiridos a nível europeu, os portugueses foram quem se sentiu mais afetado pela pandemia no que toca à sua escolha atual de companhia para viajar.
Entre os portugueses que se sentiram afetados, destaca-se que a opção de “viajar sozinho é agora cada vez mais popular, tendo crescido 6% em relação às intenções que apresentavam antes da pandemia”.
Segundo a eDreams, “todas as restantes opções, que envolviam viajar acompanhado, decresceram estatisticamente, sobretudo em relação às viagens com amigos, parâmetro que apresentou a maior descida (10%), seguindo-se as viagens com parceiro/a (5%), com os pais (3%) e mesmo com os filhos (2%)”.
A realidade europeia
Este estudo foi também realizado pela eDreams noutros mercados europeus: Alemanha, Espanha, França, Itália e Reino Unido.
Tal como os portugueses, também a maioria dos europeus (69%) considera que a pandemia não afetou a sua escolha da companhia para viajar. Corroborando também os resultados portugueses, a “opção de viajar sozinho foi a única a crescer entre os europeus (11%) e as viagens com amigos as que apresentam uma maior quebra (menos 7%)”, indicam os dados.
No entanto, o estudo permite ainda verificar que, entre aqueles que se sentiram afetados pela pandemia, as opções com mais diferenças em relação ao “pré-pandemia” são as viagens com amigos e com os pais.
Solo travelling em números
Tendo compreendido que a tendência de viajar sozinho chegou para ficar, a eDreams procurou ainda recolher alguns dados que permitissem compreender melhor os hábitos dos portugueses.
Segundo o estudo, os portugueses gastam, em média, “257 euros na compra das suas viagens a sós – a média europeia é de 283€, com os solo travelers do Reino Unido na frente dos gastos (336€) e os Italianos no sentido contrário (220€)”.
Por outro lado, a maior parte dos portugueses que viajam sozinhos faz férias com duração entre 7 e 13 dias (27%). Seguem-se as estadias entre 3-4 dias (21%) e depois com mais de 21 dias (18%).
Estes dados parecem indicar que os viajantes a solo preferem realizar viagens mais longas, o que é corroborado pelos dados a nível europeu: “também a duração de 7-13 dias é a preferida (29%), seguindo-se as viagens com mais de 21 dias (19%) e depois as de 3-4 dias (18%)”, realça o estudo da eDreams.
Finalmente, a agência de viagens online descobriu ainda os destinos preferidos dos solo travellers Portugueses: Paris, Luxemburgo, Funchal, Zurique e Londres.